Arraste para o lado e saiba mais >>
Descubra o que é Medicina Regenerativa, seus benefícios e como iniciar sua carreira nessa área inovadora e promissora.
Surgida em 1997, essa área busca regenerar tecidos e órgãos danificados. Usa técnicas modernas como terapia celular e engenharia de tecidos para recuperar funções perdidas devido a doenças ou traumas.
A Medicina Regenerativa proporciona esperança e qualidade de vida, oferecendo tratamentos que regeneram tecidos danificados. Pode reduzir a necessidade de transplantes e ajudar em lesões esportivas e paralisias.
Principais áreas incluem terapias celulares, engenharia de tecidos e biomateriais, órgãos artificiais e dispositivos médicos, e regeneração de tecidos, especialmente musculares.
Utiliza células-tronco, que têm potencial para se transformar em diversos tipos de células. Elas são coletadas do próprio paciente e usadas para regenerar tecidos danificados, promovendo a recuperação.
Combina Medicina e Engenharia para criar materiais compatíveis com o corpo humano. Usa dispositivos que ajudam células a migrar para áreas lesadas, promovendo a regeneração de tecidos e órgãos.
Desenvolve órgãos artificiais que substituem os danificados, evitando longas filas de transplantes. Pacientes podem ter uma vida normal sem depender de doadores.
Segue protocolos bioéticos, respeitando direitos do paciente e leis locais. Uso de células-tronco embrionárias é polêmico, exigindo aprovação ética e consentimento do paciente.