7 técnicas de memorização para você mandar bem no Enem!

Tem dificuldade para memorizar conteúdos que caem na prova? Acha que isso pode diminuir sua nota no Enem? Viemos te ajudar!

A seguir, vamos indicar 7 técnicas de memorização.

1. Ensinar a um amigo

Se você vai prestar um concurso, por exemplo, pode ensinar o conteúdo a um amigo que se interessa pela mesma área. Isso o ajudará a praticar essas informações e fortalecer a memorização.

2. Ler mais de uma vez

Um dos “segredos” mais antigos para a memorização é ler, reler e revisar. Na primeira leitura, são absorvidas as informações essenciais, o “grosso” dos conteúdos. Nas demais, você passa a notar e a registrar detalhes, ou seja, informações periféricas.

3. Gravar e escutar a gravação

Outro dos princípios fundamentais da memorização é a repetição, logo, gravar o conteúdo e escutá-lo diversas vezes pode ajudar bastante.

4. Assistir a filmes e vídeos didáticos

Esse método facilita a assimilação do conteúdo e ainda é super dinâmico. Assistir a conteúdos sobre o tema a ser memorizado entretém e informa simultaneamente. Atualmente, há muita oferta de vídeos didáticos, podcasts, filmes e séries. 

5. Fazer associações fáceis de serem lembradas

Associações estimulam o cérebro e consistem em uma maneira de você memorizar dados com mais precisão. Elas podem ser entre informações novas e velhas, ou por meio de acrônimos, acrósticos e encadeamentos.

6. Transformar conceitos abstratos em histórias

Conceitos como lucro e consumo, por exemplo, apesar de fazerem parte de nosso dia a dia, são abstratos. Isso porque há várias vertentes teóricas para contextualizá-los. Para facilitar o entendimento, você pode criar narrativas.

7. Construir um "palácio da memória”

Essa técnica consiste em utilizar a memória espacial para gravar fatos, nomes e listas. Para tanto, é necessário projetar um lugar imaginário no cérebro, observar os “móveis” nos ambientes do local e associar uma memória a cada um.