Rotina de estudos: por que é fundamental na graduação?

rotina de estudos
6 minutos para ler

Por fazer parte do nosso cotidiano, muitas vezes não percebemos o quanto a aprendizagem é um processo complexo e desafiador. Além das dificuldades em relação às matérias específicas, existe o desafio de preparar uma boa rotina de estudos. Afinal, a organização é tudo na vida de um estudante.

Estudar de maneira desorganizada pode gerar vários desafios. Por exemplo, a perda de prazos em trabalhos acadêmicos, a falta de tempo para estudar antes das provas e até mesmo o esquecimento de alguma matéria que precisava ser revisada. Sem dúvida, ter um planejamento é o melhor caminho.

Então, que tal entender um pouco mais sobre a relevância da rotina e conferir dicas para montar seu plano da melhor forma? Continue a leitura e confira!

Por que a rotina de estudos é importante?

São muitos os motivos que justificam a importância da rotina de estudos para um estudante de graduação. Em primeiro lugar, ela é uma ótima estratégia para organizar as demandas da faculdade e manter seu rendimento, entregando os trabalhos em dia e obtendo boas notas nas avaliações.

A organização também permite que você otimize seus esforços e aumente o foco. Afinal, é mais fácil manter a concentração quando se cria o hábito de estudar em horários e dias específicos. Além de aumentar sua produtividade nos estudos, ter uma rotina promove até mesmo um maior aproveitamento dos momentos de descanso.

Há, ainda, outra razão central para ter uma rotina de estudos: o investimento na sua carreira desde a faculdade. É preciso lembrar que a sua vida profissional está acontecendo agora mesmo, neste momento. A graduação é um período de ouro para construir o sucesso.

Vale a pena se esforçar para obter destaque nos estudos e construir um bom networking com colegas e professores. Afinal, as pessoas só podem convidar você para um projeto ou indicar para uma vaga de estágio e emprego se confiarem no seu trabalho, certo?

Em resumo, a rotina de estudos pode impulsionar muito sua vida pessoal e profissional. Ela atua no desenvolvimento de diversas habilidades — como organização, responsabilidade e compromisso. Percebe como planejar bem a sua forma de estudar é importante?

Como montar uma rotina de estudos?

Agora que falamos sobre como é importante ter uma rotina de estudos na qual se basear, chegou a hora de compartilhar algumas dicas para fazer isso na prática. Afinal, existem alguns passos que devem ser realizados para que você não fique perdido e confuso no meio de tantos materiais da faculdade.

Quer aproveitar melhor o tempo para aprender? Para evitar problemas e conseguir obter bons resultados com o seu planejamento, siga as dicas que separamos sobre o assunto a seguir.

Estabeleça prioridades

O objetivo de uma rotina de estudos é funcionar como um mapa para orientar você ao longo do semestre e da graduação como um todo. Sabemos que a experiência na faculdade muitas vezes coloca os estudantes diante de muitas demandas e pode ser difícil se organizar entre elas. Assim, uma etapa fundamental do planejamento é estabelecer prioridades.

As prioridades na sua rotina de estudos podem ser pensadas a partir de elementos diferentes. Por exemplo, um muito importante é o tempo. Trabalhos e provas que estejam mais próximos precisam de prioridade — mas esse não deve ser o único aspecto considerado na hora de montar uma agenda.

Também existem as prioridades por outros motivos. É o caso de matérias com as quais você tem mais dificuldade ou cujo professor é mais exigente. Além disso, quando surge uma oportunidade de atividade extraclasse, geralmente é preciso dedicar tempo para estudar ou até mesmo participar de processos seletivos.

Tenha um cronograma

Assim que você tiver elencado suas prioridades, já está com meio caminho andado para ter sucesso no planejamento. A próxima etapa é montar um cronograma para estabelecer, de fato, sua rotina de estudos. O objetivo é se organizar com as necessidades em relação ao tempo.

O cronograma é um recurso que especifica as tarefas a serem realizadas a cada dia, semana ou mês. Ele é muito útil para evitar que o estudante esqueça alguma data importante. Além disso, organizar-se com uma agenda ou calendário ajuda a modificar suas prioridades sempre que for necessário.

Outro ponto importante diz respeito aos horários de estudo. Adicione uma tabela com esse intuito no seu cronograma. Registre todos os horários do dia e comece organizando suas atividades rotineiras — como acordar, trabalhar etc. Depois, defina os momentos de estudo a cada dia.

Acompanhe as demandas de cada matéria

Uma rotina de estudos é muito útil para se organizar em relação ao seu tempo e conseguir dedicar atenção para todas as exigências da faculdade. Mas, para garantir a eficácia da sua rotina, é fundamental ter uma forma de controlar as demandas que recebe de cada professor durante o semestre.

Desorganizar-se nesse ponto pode fazer com que você perca prazos ou comprometa seus resultados. Então não deixe de anotar frequentemente todos os trabalhos, provas e outras demandas — com as suas respectivas datas de entrega. Alimente seu cronograma com esse controle e coordene seus estudos a partir dele.

Empregue hacks de produtividade

Algo essencial quando pensamos em uma rotina de estudos é o autoconhecimento. Vale a pena tirar um tempo para entender como você se organiza melhor e quais são as melhores metodologias e ferramentas para cumprir o cronograma. Lembre-se de que os planos só conseguem ser eficientes quando são bem utilizados.

Nesse sentido, alguns hacks de produtividade são de grande ajuda. Por exemplo, identifique o horário em que você é mais produtivo e se dedique às atividades mais difíceis. Outra dica é organizar seu ambiente de estudos para deixar tudo à mão e mais prático — assim, não é preciso perder tempo ou sair do foco para pegar algo.

A estratégia de dividir o tempo de estudo em períodos menores, intercalados por pequenos intervalos, é outro hack interessante para manter a concentração. A técnica Pomodoro é bastante conhecida como facilitadora da gestão do tempo — você pode se guiar com timers com aplicativos específicos.

Neste post, mostramos a importância da rotina de estudos para o seu crescimento pessoal e profissional. Também compartilhamos dicas de como se planejar de maneira eficaz para se destacar na faculdade. Coloque as orientações em prática e consiga ótimos resultados na graduação!

Ajudamos a melhorar a sua organização na faculdade? Então, que tal compartilhar este post nas redes sociais e auxiliar seus amigos com essas nossas dicas?

Você também pode gostar

Deixe um comentário