Em breve você vai poder usar seu FGTS para educação!

2 minutos para ler

Quem está pensando investir no ensino superior recebeu uma ótima notícia: O uso do FGTS para financiar educação superior. Ou seja, seu sonho de ter um curso superior pode ser facilitado com o dinheiro parado no FGTS! Confira o post e entenda as etapas dessa novidade.

Para quem não sabe, o FGTS é um fundo no qual uma parte do seu salário é depositada pela empresa durante seu tempo de serviço. Ele foi criado como forma de auxiliar o trabalhador em caso de demissão.

O valor geralmente era resgatado para financiar ou quitar imóveis, porém, recentemente para movimentar a economia, os governos liberaram saques de parte do FGTS como forma de incentivar o consumo.

Essas medidas aqueceram a discussão do uso e retensão desse valor nos cofres públicos, o que levou a notícia liberada pelo Senado.

O Projeto de Lei (PL) 1.540/2019, está aguardando aprovação pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS) no Senado com objetivo de ampliar as possibilidades de saque e uso do FGTS. O foco desse PL está na liberação para financiamento de curso superior ou cirurgia pelo SUS.

A justificativa para esse projeto foi a redução de recursos destinados ao Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) e do Programa Universidade para Todos (ProUni).

Esses cortes de recursos impactaram na diminuição de matriculas nas instituições privadas de ensino superior, causando preocupação tando das Universidades quanto do Governo.

A decisão de quando será liberado o saque do FGTS para aplicação na educação ainda não foi definida, existe um caminho de aprovação dentro do Governo até definirem uma data. Porém, existe um otimismo sobre a liberação desse recurso o mais rápido possível.

A única forma sustentável de um país ter prosperidade econômica é com ganho de produtividade que vem através do aumento do conhecimento das pessoas.

A educação é um agente fundamental nesse processo porque é ela quem fornece as ferramentas necessárias para que as pessoas adquiram mais formas de se especializar.

Portanto, se você quer terminar seus estudos, reabrir sua matricula ou adiantar as mensalidades, essa é uma oportunidade única para você.

Aproveite e assine nossa newsletter e receba mais novidades em primeira mão!

Você também pode gostar