Como fazer trabalho em grupo? 6 dicas para ajudar você

6 minutos para ler

O trabalho em grupo é uma atividade recorrente na vida de qualquer pessoa, mas que se torna mais desafiadora à medida que o tempo passa. As primeiras experiências acontecem muito cedo, ainda na escola, quando os alunos normalmente preferem dividir as tarefas com os colegas.

Na faculdade, por outro lado, é comum encontrar estudantes que escolhem fazer tudo por conta própria, só para não ter que lidar com os conflitos que surgem no caminho. O ideal, no entanto, é enfrentar as dificuldades e aprender a trabalhar em equipe, pois essa é uma habilidade indispensável tanto na vida acadêmica, quanto na profissional.

Para mostrar a você que fazer trabalho em grupo não precisa ser motivo de tanta dor de cabeça, listamos 6 dicas que vão facilitar a sua vida da próxima vez que for dividir as responsabilidades com seus colegas. Acompanhe!

1. Escolha os membros do grupo

Se você tiver a oportunidade de escolher com quem vai fazer o trabalho em grupo, selecione colegas que pareçam responsáveis e dedicados. Afinal, o resultado depende da contribuição de todos e você não quer ter que realizar tarefas que deveriam ser feitas por outras pessoas, não é?

Nesse sentido, é crucial não fazer escolhas baseadas em amizade. Talvez você tenha um amigo que não leva os compromissos tão a sério e que pode causar dificuldades nesse tipo de trabalho. Saiba reconhecer essas pessoas e evitar situações nas quais você possa sair prejudicado pela falta de responsabilidade de terceiros.

Assim, não se junte a um grupo por impulso. Seja seletivo e forme uma equipe que realmente esteja disposta a se dedicar ao trabalho. Para atividades importantes como essa, cerque-se de pessoas com quem você tenha interesses acadêmicos e profissionais em comum.

2. Tenha iniciativa

Um dos principais problemas do trabalho em grupo é a falta de proatividade das pessoas envolvidas. Não raramente, elas ficam esperando umas pelas outras, enquanto o prazo começa a acabar e quase nada é feito.

Por isso, tenha a iniciativa de organizar as coisas. Se ninguém mais vai fazer isso, aceite a incumbência de dividir as tarefas — e o faça de forma justa, de modo que um não fique mais sobrecarregado do que o outro.

Não tenha receio de assumir a liderança da equipe, caso isso se mostre necessário. Lembre-se de que o foco é chegar a um resultado satisfatório e é para atingir esse objetivo que vocês estão trabalhando juntos. Encare a experiência como uma maneira de desenvolver sua capacidade de liderar, uma característica que é muito útil na vida profissional.

3. Saiba ouvir o outro

Independentemente de você assumir ou não a liderança do grupo, tenha o cuidado de jamais usar um tom autoritário para falar com as outras pessoas, ainda que alguém não esteja sendo tão produtivo quanto deveria. Não faça julgamentos sem saber o real motivo pelo qual seu colega não está contribuindo com o grupo.

Procure sempre se comunicar de forma empática, dando espaço para as pessoas compartilharem suas ideias e até mesmo suas dificuldades. A cada obstáculo que surgir, todos têm de trabalhar juntos para contornar o problema sem que isso cause prejuízos à equipe.

Além disso, não se esqueça de que o trabalho em grupo deve ser feito, como o próprio nome indica, em conjunto — desde sua concepção até a conclusão. Logo, não descarte ideias diferentes da sua como se não fossem boas o bastante. Pense no que é melhor para todos e não hesite em admitir que outra estratégia pode ser mais eficiente do que a que você traçou inicialmente.

4. Defina um meio de comunicação para o grupo

Para que a comunicação realmente funcione, também é fundamental que todos tenham acesso às mesmas informações. Assim, não haverá o risco de que dados importantes deixem de ser transmitidos a algum membro do grupo.

Desse modo, a equipe deve escolher o meio de comunicação mais adequado para todos — pode ser um grupo em rede social, um aplicativo de mensagens ou mesmo o tradicional e-mail. Isso quer dizer que talvez você não tenha o hábito de se comunicar dessa forma, mas precisa aderir a ela pelo menos enquanto o trabalho estiver em andamento.

Assim que o meio de comunicação for escolhido, certifique-se de que todos estejam cientes de que têm a obrigação de participar das conversas. Se for necessário, não tenha receio de cobrar essa participação, pois o grupo inteiro deve cooperar nas tomadas de decisão.

5. Faça um planejamento

Uma etapa essencial para que dê tudo certo com o trabalho em grupo é o planejamento. Especialmente em uma situação em que a execução das tarefas não depende apenas de você, é importante ter certeza de que tudo está sendo feito dentro do prazo.

Para não ter surpresas desagradáveis às vésperas da entrega do trabalho, elabore um cronograma com a data prevista para a conclusão de cada tarefa. Ao longo do processo, verifique se tudo está correndo como o previsto e interfira quando isso não estiver acontecendo.

Se for preciso cobrar resultados dos seus colegas, faça isso sem culpa. Seja transparente quanto às necessidades do trabalho e às responsabilidades que cada um assumiu. Mas faça isso com a mesma educação e respeito com que você gostaria de ser tratado.

6. Administre os conflitos

É quase inevitável haver conflitos em trabalhos em grupo. São muitos pontos de vista, diferentes valores e referências culturais, de forma que, em algum momento, provavelmente haverá um embate de ideias.

Nessa hora, você deve manter o equilíbrio e tentar mediar a discussão, buscando uma solução para o problema. Faça com que todos os lados sejam ouvidos e que o grupo decida democraticamente o que é melhor para a equipe.

Diante de uma situação como essa, saiba que nem tudo sai como planejado, mas sempre é possível resolver os problemas com o diálogo. Por isso, não perca o otimismo e continue se dedicando para alcançar seus objetivos.

O trabalho em grupo é uma competência indispensável na vida profissional, de modo que a prática adquirida no ambiente acadêmico ajuda a desenvolver essa habilidade. Muitas empresas, inclusive, avaliam isso já no processo de recrutamento e seleção, com a aplicação de dinâmicas em grupos. Portanto, aproveite cada oportunidade de trabalhar em equipe, pois isso vai contribuir para que você evolua na carreira.

Gostou das nossas dicas? Siga as nossas páginas nas redes sociais — você pode nos encontrar no Facebook, Instagram, LinkedIn e YouTube!

Você também pode gostar