Conheça os 6 principais tipos de trabalho acadêmico

trabalho acadêmico
6 minutos para ler

Desde os anos de escola, todo estudante deve realizar produções escritas, sejam individuais ou em grupo. Na universidade, não é diferente: há trabalhos acadêmicos que precisam ser entregues durante a graduação e a pós-graduação, e há aqueles que marcam o fim de um ciclo, como o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Além da importância na formação do estudante e no desenvolvimento de sua análise crítica, os trabalhos acadêmicos servem também para registrar pesquisas e disseminar o conhecimento produzido. Por isso, existem diferentes modelos de atividades, cada um com o seu formato e objetivo específicos.

Para ajudar você a desenvolver os melhores textos durante a universidade, neste post, vamos explicar melhor qual é a importância do trabalho acadêmico, quais são os principais tipos e como entregar produções de qualidade aos seus professores. Continue a leitura e acompanhe!

Entenda a importância do trabalho acadêmico

A universidade oferece aos estudantes diversas possibilidades de aprendizado, entre aulas práticas e teóricas, além de pesquisas. Como complemento, os trabalhos acadêmicos fazem parte da rotina de todo graduando, atuando como uma técnica de estudo e auxiliando na transmissão do conhecimento e na lapidação do senso crítico.

Por meio deles, o aluno aprenderá a apresentar e, até mesmo, a contestar percepções. Terá a sua originalidade motivada, assim como o seu conhecimento e a sua capacidade de produção sobre determinado tema.

O trabalho acadêmico também é uma ótima forma de enriquecer o seu portfólio. Assim, quando começar a procurar por um emprego — ou, até mesmo, caso decida seguir carreira acadêmica —, você terá como mostrar ao possível empregador a sua linha de pesquisa, sua capacidade de escrita, seu senso crítico e suas demais habilidades desenvolvidas durante os anos na universidade.

Por isso, não importa se o trabalho acadêmico servirá como método de avaliação em determinada matéria, como conclusão de curso ou como portfólio: procure sempre fazer o seu melhor, entregando um conteúdo completo, textual e visualmente correto. Afinal, você assinará essa produção, certo?

Conheça 6 tipos de trabalho acadêmico

Como vimos, os trabalhos acadêmicos disseminam informações e ideias de forma sistemática e padronizada. Os princípios gerais para a sua elaboração são estipulados pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), na NBR 14724.

Antes de começar o seu texto, é importante conhecer e saber diferenciar os trabalhos acadêmicos para escrevê-lo de forma adequada à solicitação do seu professor. Pensando nisso, a seguir, vamos explicar para você o que caracteriza os principais tipos de produções. Confira!

1. Resumo

O resumo nada mais é do que uma síntese das ideias de um determinado material. Ele pode ser dividido em quatro categorias:

  • resumo simples — sintetiza um texto;
  • resumo indicativo — foca nos principais temas da obra;
  • resumo informativo — explica a metodologia do trabalho ou a conclusão obtida;
  • resumo crítico — apresenta a opinião do autor sobre a obra.

2. Relatório

O relatório é um trabalho exclusivamente descritivo. Ele explica o andamento de uma pesquisa ou projeto, sem apresentar a opinião, a análise ou as reflexões do autor.

Planilha de gastosPowered by Rock Convert

Essa produção costuma ser realizada após pesquisas científicas e aulas em campo, por exemplo. Quem faz iniciação científica, normalmente, apresenta relatórios como forma de pedir à universidade um financiamento para o projeto.

3. Fichamento

Além de ser cobrado como trabalho acadêmico, o fichamento também é muito útil para a produção dos demais textos. Seu objetivo é fazer com que o estudante separe, de forma dinâmica, os principais pontos de uma obra e escreva-os em tópicos.

Assim como os resumos, ele também pode ser dividido em categorias:

  • fichamento de conteúdo — destaca a ideia do autor e sua visão sobre o tema;
  • fichamento bibliográfico — apresenta uma síntese e análise do texto;
  • fichamento de citações — transcreve citações do original, entre aspas.

4. Artigo científico

O artigo científico apresenta e discute, de forma sintética, ideias, métodos e resultados em diferentes áreas, sobre problemas específicos. Assim, é uma forma rápida de publicar uma pesquisa realizada, com seu referencial, sua metodologia e seus resultados.

Principal forma de publicação em revistas e periódicos da área, o artigo científico só é validado após ser aprovado por uma banca examinadora.

5. Resenha

Muita gente confunde a resenha com o resumo crítico, uma vez que, nas duas produções, é preciso sintetizar uma obra e opinar sobre ela. Porém, a resenha tem o objetivo de ser publicada e, por isso, deve seguir as normas da ABNT. Assim, é preciso:

  • identificar os dados da obra;
  • descrever o texto, com rápida síntese dos capítulos;
  • fazer uma crítica clara e direta.

6. Monografia ou TCC

Em alguns cursos, a monografia entregue como Trabalho de Conclusão de Curso é obrigatória para a formação em uma graduação ou pós-graduação. Por isso, há regras de formatação mais rígidas.

É importante que o TCC apresente uma fundamentação teórica, quer seja uma produção de caráter experimental ou uma análise comparativa mais aprofundada. Ele deve demonstrar a consolidação dos conhecimentos adquiridos pelo estudante naquela área.

Por conta de sua importância, os cursos costumam reservar uma matéria para a sua elaboração no último ano da graduação. Após concluída, a monografia deverá ser apresentada a uma banca avaliadora, mesmo se a defesa verbal não for necessária.

Saiba como entregar um trabalho acadêmico de qualidade

Agora que você já sabe como diferenciar os tipos de trabalhos acadêmicos, é preciso se organizar para entregar sempre as melhores produções. Veja algumas dicas:

  • faça um planejamento do seu trabalho, com a definição do tema, a pesquisa e a sistematização de todo o material coletado;
  • lembre-se de seguir as normas da ABNT e demais exigências feitas pela universidade, caso elas existam — se tiver dúvidas sobre isso, converse com o seu professor;
  • mantenha um equilíbrio entre o tamanho dos parágrafos, para tornar a leitura mais agradável;
  • lembre-se de citar as obras consultadas e creditar os autores;
  • tenha em mente que o texto precisa de introdução, desenvolvimento e conclusão bem definidos;
  • não se esqueça de revisar o seu trabalho.

Como vimos, há uma grande variedade de trabalhos acadêmicos, cada um deles com os seus objetivos e as suas peculiaridades. Por isso, é importante sempre ficar atento à solicitação do professor e às normas da ABNT para entregar textos cada vez melhores!

Agora que você já sabe mais sobre cada tipo de produção, compartilhe conosco nos comentários as suas dicas para arrasar nos trabalhos acadêmicos!

Baixe nosso material sobre faculdade a distância agora mesmo!Powered by Rock Convert
Você também pode gostar