Conheça 5 benefícios de trabalhar e fazer faculdade

trabalhar e fazer faculdade
6 minutos para ler

Com a rotina de estudos tão puxada durante a graduação, muitos estudantes têm dúvidas sobre se vale a pena trabalhar e fazer faculdade ao mesmo tempo. Afinal, além das aulas, ainda há a necessidade de estudar as matérias e realizar as atividades solicitadas pelos professores, por exemplo.

O que muitos deixam de considerar é que o trabalho, nesse momento da formação, pode ser excelente para desenvolver as habilidades do graduando, assim como colocar em prática todo o conhecimento aprendido em sala de aula. Além disso, muitos cursos têm o estágio obrigatório como requisito para a conclusão da graduação.

Para ajudar você a entender melhor se vale ou não a pena começar a trabalhar durante a faculdade, neste post, vamos mostrar o que é preciso considerar antes de tomar essa decisão e quais são as vantagens que essa jornada dupla pode trazer. Continue a leitura e acompanhe!

Entenda o que é preciso considerar ao optar por trabalhar e fazer faculdade ao mesmo tempo

A maioria das profissões sofre com um mercado de trabalho muito concorrido. Por conta disso, ter um diploma de graduação passou a ser uma obrigação entre os candidatos a uma vaga, não sendo mais o suficiente para destacá-los da multidão de concorrentes. Assim, é importante começar a adquirir experiência prática o quanto antes, como em um estágio ou assumindo uma posição de trainee, por exemplo.

Apesar da importância, é preciso entender que, ao embarcar na jornada dupla de faculdade e trabalho, muita coisa vai mudar em sua vida e sua rotina. Por isso, a seguir, veja alguns pontos que precisam ser considerados antes de tomar essa decisão.

Desgaste físico

Talvez o principal problema enfrentado por quem resolve encarar a jornada de trabalho e faculdade é o desgaste físico. Afinal, a rotina do estudante fica muito mais corrida, com pouco tempo de descanso. É preciso ficar atento a alguns sinais de alerta, como problemas para dormir, sonolência durante o dia ou, até mesmo, uma exaustão frequente.

Qualidade de vida

Você começa a trabalhar e, depois de um mês, cai o primeiro salário na conta — que alegria! Porém, essa felicidade de nada adianta se você não estiver tendo tempo para cuidar de si mesmo. Apesar de ser necessário se preocupar com o planejamento financeiro, lembre-se de que a sua saúde é o mais importante. Portanto, mantenha-se hidratado, alimente-se bem, descanse e consulte-se com um médico regularmente.

Organização

Como dissemos, a rotina do estudante que decide começar a trabalhar durante a graduação fica bem corrida. Por isso, é fundamental adotar algum método de organização para poder dar conta tanto das atividades da faculdade, como das obrigações do trabalho. Nessa hora, vale qualquer coisa: aplicativo no celular, agenda de papel ou, até mesmo, cadernos de anotações, entre outros.

Tempo para estudar

Como já deu para perceber, é muito importante que você consiga conciliar a parte profissional da sua vida com a acadêmica. Afinal, essa é a única forma de conseguir ter êxito em ambas.

Lembre-se de que, apesar de ser importante começar a ter essa experiência de trabalho o quanto antes, a sua prioridade está na graduação. Portanto, certifique-se de que ela não está sendo prejudicada ou deixada de lado — nesse momento, desenvolver técnicas de estudo pode ser uma boa ideia.

Responsabilidade

Ter responsabilidade, assim como ser organizado, é fundamental para que você consiga se destacar positivamente não apenas na faculdade e no trabalho, como também com as pessoas com quem você se relacionará nessas jornadas. Afinal, ao trabalhar em grupo, tanto profissional como academicamente, você precisará se mostrar responsável em relação ao compromisso firmado com os seus colegas.

Planilha de gastosPowered by Rock Convert

Veja quais são as 5 vantagens de trabalhar durante a graduação

Até aqui, vimos que aliar os estudos ao trabalho gera alguns desafios para o estudante. Porém, sabemos que é necessário enfrentar essas adversidades para ter uma carreira de destaque no futuro. Por isso, a seguir, vamos mostrar a você as 5 principais vantagens de trabalhar durante a graduação para dar aquela injeção de ânimo de que você precisa. Confira!

1. Funciona como uma ajuda financeira

Além de ter que pagar a faculdade, ainda há gastos com materiais, livros, alimentação, transporte e moradia, entre outros.

Portanto, ao decidir trabalhar durante a faculdade, o salário que você receberá poderá dar uma aliviada no orçamento, facilitando bastante as coisas para a sua família.

2. Desenvolve o currículo

Um dos papéis da graduação é fazer com que o aluno aprimore as habilidades — tanto profissionais como pessoais (as famosas soft skills) — de que ele precisa para se desenvolver em sua carreira.

Porém, algumas experiências só podem ser aperfeiçoadas no ambiente de trabalho, e essas são as que mais atraem os empregadores. Portanto, iniciar um estágio ou conseguir uma posição de trainee é fundamental para desenvolver-se de acordo com o que o mercado espera de seus futuros talentos.

3. Cria uma rede contatos

A junção da graduação com o trabalho forma o cenário ideal para criar e cultivar a sua rede de contatos. Afinal, você estará sempre em contato com pessoas diferentes e, até mesmo, com profissionais de outras áreas. No futuro, esses contatos poderão indicar você para entrevistas de emprego. Portanto, aposte nas redes sociais, como o LinkedIn, para cultivar essas relações!

4. Ajuda no desenvolvimento de novas amizades

Além dos contatos profissionais, esse cenário também poderá proporcionar ótimas amizades. Isso porque você passará boa parte do seu dia junto de seus colegas de trabalho e faculdade, e, assim, com certeza, descobrirá alguns gostos em comum entre vocês!

Apesar das amizades serem importantes para a vida como um todo, lembre-se de saber separar o profissional do pessoal para que essas relações não atrapalhem o seu rendimento, ok?

5. Ensina a estabelecer prioridades

Uma coisa que o ambiente de trabalho ensinará logo a você é que, diferentemente da faculdade — onde as atividades tendem a ter o mesmo grau de importância —, as suas responsabilidades profissionais têm prioridades diferentes. Por isso, é fundamental que você entenda as regras desse jogo o quanto antes para não deixar nenhum colega — ou a própria empresa — na mão!

Como vimos, apesar da graduação sozinha já ser bem cansativa, trabalhar e fazer faculdade ao mesmo tempo é uma ótima forma de desenvolver aquelas habilidades tão importantes para o mercado de trabalho. Portanto, avalie os prós e contras, organize-se e embarque nessa jornada dupla assim que você estiver pronto!

Aproveite para compartilhar este post em suas redes sociais. Assim, seus amigos também poderão solucionar dúvidas sobre esse passo tão importante para a carreira profissional deles!

Baixe nosso material sobre faculdade a distância agora mesmo!Powered by Rock Convert
Você também pode gostar