Profissões de tecnologia: 8 carreiras imperdíveis na área

Profissões de tecnologia: 8 carreiras imperdíveis na área
12 minutos para ler

Em virtude da transformação digital que incide em todos os setores que buscam inovação e adequação ao avanço da sociedade, as profissões de tecnologia vêm ganhando cada vez mais espaço no mercado, gerando alta demanda, oportunidades de crescimento e demais benefícios importantes para quem busca sucesso profissional.

Pensando nisso, elaboramos este artigo para apresentar algumas opções de carreira que podem ser seguidas por quem se interessa pelo ramo tecnológico e, assim, auxiliar na escolha da melhor decisão. Acompanhe!

1. Tecnologia da Informação (TI)

É um dos ramos mais promissores atualmente. Isso porque, com a rápida evolução das tecnologias e a sua importância nas mais variadas áreas, a demanda por profissionais de TI só tende a crescer.

Nesse caso, é responsável por lidar com o uso de tecnologias de informação para o gerenciamento, manuseio, armazenamento e transmissão de informações e dados. Essas práticas englobam uma séria de técnicas e conhecimentos específicos, que vão desde o desenvolvimento de software até a gestão de redes e sistemas. Assim, é um setor dinâmico e com tendências aparecendo a toda hora.

É essencial para o funcionamento de empresas e órgão públicos, afinal, além de propiciar soluções tecnológicas para aprimorar processos, aumenta a produtividade e a eficiência das atividades, o que leva à redução de custos.

As atividades também estão ligadas com a criação de novos serviços e produtos, por exemplo, inteligências artificiais (IA) e aplicativos, que são usados todos os dias pelos indivíduos. Trata-se de um segmento amplo e que envolve muitas especializações, por exemplo:

  • administração de redes — time que cuida da infraestrutura de redes de computadores, mantendo a eficiência e segurança;
  • desenvolvimento de software — profissional que desenvolve programas, sistemas e aplicativos conforme as demandas dos usuários e empresas;
  • análise de dados — atua com dados e informações para disponibilizar insights relevantes para que as empresas consigam tomar decisões mais acertadas;
  • suporte técnico — especialista presta suporte e apresenta soluções para problemas técnicos ligados aos sistemas de TI e equipamentos;
  • segurança da informação — profissional responsável por proteger os dados e informações da empresa, assegurando sua confidencialidade e integridade.

2. Desenvolvimento Full Stack

Outro profissional que está ganhando espaço no mercado é o desenvolvedor full stack, já que consegue executar tanto a parte visual quanto a interação do usuário em aplicativos e sites, bem como o armazenamento e processamento de dados no servidor. Ou seja, tem aptidão para gerenciar toda a parte técnica do desenvolvimento de um projeto.

Sendo assim, assume várias responsabilidades e, por isso, precisa ser fluente no desenvolvimento de sites com uma arquitetura interna robusta e disponibilizar uma interface intuitiva e interativa para os clientes. Também precisa ter conhecimento em CSS, HTML, JavaScript e saber atuar com estruturas de banco de dados e tecnologia de back-end. Entre as principais tarefas de uma rotina de trabalho estão:

  • codificação para funcionalidade em diversas plataformas e linguagens;
  • gerenciamento de bancos de dados e servidores;
  • atualização com a tecnologia emergente e as que estão ligadas às necessidades do negócio;
  • comunicação com desenvolvedores especializados e time de design gráfico para a entrega de um projeto de qualidade, entre outras.

3. Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Os analistas de sistemas são profissionais cada dia mais requisitados por empresas dos mais diversos ramos, tendo em vista que os meios de produção e interações sociais estão cada dia mais associadas à tecnologia, o que leva a uma alta procura por especialistas na área.

Entre as principais funções estão a de projetar, documentar, testar e aplicar sistemas da tecnologia da informação nas organizações, gerir a manutenção de softwares e sistemas, criar projetos operacionais, desenvolver softwares e pesquisar por inovações tecnológicas.

Apesar de ser um mercado promissor, ainda há pouca oferta de profissionais qualificados, então, para se destacar e alcançar uma boa posição, é interessante manter-se atualizado sobre as mudanças que acontecem a todo o momento. Entre as principais áreas de atuação podemos destacar:

  • análise de sistemas, atuando nos seus desenvolvimentos;
  • prestação de serviços em empresas ou de forma autônoma;
  • analista de suporte, com a manutenção de dispositivos, sistemas operacionais e redes;
  • desenvolvimento de sistema para a web, criando sistemas computacionais por meio da linguagem de programação.

Entre os campos de atuação estão:

  • empresas de tecnologia;
  • empresas de planejamento, desenvolvimentos de projetos, consultoria e assistência técnica;
  • institutos e centros de pesquisa;
  • organizações ligadas à indústria, ao comércio e aos serviços;
  • instituições de ensino;
  • órgãos públicos.

4. Ciências da Computação

O profissional formado na área atua, basicamente, no desenvolvimento de softwares, programas complexos de gerenciamento de produção e processamento de informações, de acordo com as necessidades do cliente. Além disso, pode trabalhar no setor de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) de uma empresa. Entre as principais oportunidades de trabalho podemos apontar:

  • arquiteto de software — é responsável por modelar os sistemas e a infraestrutura que o software necessita para funcionar;
  • analista de sistemas — elabora documentos e certos formatos que especificam os requisitos para o desenvolvimento de um programa;
  • gerente de TI — administra os projetos de software, coordena equipes e planeja o desenvolvimento de sistemas;
  • pesquisa ou docência — realiza pesquisas tecnológicas ou atua como professor em instituições de ensino.

Os profissionais da área estão inseridos em um mercado de trabalho muito amplo no país. Atualmente, qualquer empresa usa algum tipo de tecnologia para realizar as suas atividades. Mesmo uma companhia de pequeno porte precisa da ajuda de dispositivos para otimizar o seu negócio e não ficar estagnada no tempo.

Dessa forma, é possível destacar que o profissional formado em Ciência da Computação pode trabalhar em qualquer organização que usa uma rede de computadores. Por exemplo, o setor da indústria costuma recrutar uma parte significativa de candidatos formados na área.

No entanto, também há aqueles que optam por atuar como autônomos, prestando serviços particulares ou para empresas de maneira terceirizada.

5. DevOps

Esse ramo trata-se da junção de desenvolvimento (Dev) e de operações (Ops) e age na automação de atividades de infraestrutura e na contribuição entre os times, com o objetivo de aprimorar a qualidade do software e minimizar o tempo gasto para colocá-lo em produção.

Isso pode ser feito devido à utilização de ferramentas de automação de processos, gestão de configuração e acompanhamento de infraestrutura. Nesse caso, o profissional de DevOps tem a função de aplicar e gerir as ferramentas, práticas e processos que possibilitam a integração contínua e automação da infraestrutura em uma organização.

A finalidade é simplificar as ações de desenvolvimento, teste, implementação e manutenção de sistema, bem como assegurar escalabilidade, estabilidade e segurança dos softwares. Entre as atividades executadas estão:

  • colaborar com os times de desenvolvimento e operações para detectar e solucionar problemas em tempo real;
  • automatizar processos e pontos de falhas na etapa de desenvolvimento e aplicar as melhores práticas para resolvê-los;
  • configurar e gerir ferramentas de automação, como integração contínua, gerenciamento de configuração e monitoramento de infraestrutura;
  • criar e manter políticas de segurança e privacidade, bem como garantir a conformidade com as normas aplicáveis;
  • identificar erros no processo de desenvolvimento e propor soluções para solucioná-los;
  • aprimorar processos para conquistar eficiência e diminuir falhas humanas;
  • promover a cultura DevOps na instituição e incentivar a comunicação, colaboração e o trabalho em equipe;
  • gerenciar e acompanhar o desempenho da infraestrutura, bem como identificar e corrigir problemas de desempenho;
  • oferecer suporte técnico para os times de desenvolvimento e operações em relação a pontos de integração de sistemas e infraestrutura.

Com tudo isso, é possível salientar que se trata de um profissional especialista em tecnologia com habilidade em criação, operações e gerenciamento de projetos, que atua para elaborar um ambiente de trabalho seguro e eficiente.

O salário de quem atua na área pode sofrer grande variação, dependendo de fatores como região onde trabalha, experiência, setor de atuação, tamanho da empresa e demais aspectos. No entanto, a maioria é considerada atraente e o mercado competitivo, assim como todo o ramo de TI.

6. Engenharia da Computação

A Engenharia da Computação é um dos segmentos mais dinâmicos e em crescimento no mercado de trabalho atual. Isso porque, com a evolução da demanda por inovação e tecnologia, os engenheiros da computação são considerados profissionais fundamentais nos mais variados ramos da economia.

O interessante é que se trata de uma área interdisciplinar que associa o conhecimento de ciência da computação e a engenharia elétrica para criar e desenvolver sistemas computacionais complexos e robustos. Dessa forma, o profissional pode realizar várias tarefas, por exemplo:

  • desenvolver softwares;
  • planejar, fabricar e testar itens eletrônicos e computadores, inclusive memória, processadores, placa-mãe, dispositivo de entrada e saída, unidades de armazenamento, entre outros;
  • projetar, desenvolver e realizar teste de softwares para muitas funcionalidades, como aplicativos de negócio, aplicativos móveis, sistemas operacionais, jogos e mais;
  • criar aplicativos;
  • fabricar hardware;
  • projetar e gerir redes;
  • desenvolver aplicativos da web, aplicativos móveis e outros sistemas de interface do cliente para vários sistemas operacionais, como iOS, Android e Windows;
  • elaborar sistemas automatizados de controle e acompanhamento para processos industriais e sistemas robóticos, incluindo controladores, sensores e atuadores;
  • realizar o planejamento, configurar e gerar computadores, bem como redes de data center e LANs, WANs, para assegurar o fluxo correto de informações;
  • atuar na automação industrial e robótica;
  • criar e aplicar sistemas de inteligência artificial, inclusive algoritmos de aprendizado de máquina, redes neurais e sistemas especialistas;
  • analisar e interpretar um vasto conjunto de informações e insights, incluindo aprendizado de máquina, mineração de dados e análise estatística;
  • organizar computadores;
  • implementar sistemas de controle de automação, controle de processos industriais, sistemas de robótica e automação de edifícios;
  • produzir algoritmos e sistemas para processamento de imagens, detectar bordas, reconhecer padrões e processos de imagens médicas e demais.

7. Jogos Digitais

O profissional que atua no ramo de Jogos Digitais tem disponível várias opções de especialização, mas de forma geral atua de maneira autônoma, pois é contratado de forma pontual ou integra a equipe de empresas em diferentes segmentos, como agências de desenvolvimento de games, empresas de publicidade e produtoras de filmes.

Entre as funções mais comuns está a de desenvolver jogos com a finalidade de educação, entretenimento, simulações médicas, corporativos e outros. Nesse caso, é possível se especializar em uma única área ou administrar todos os projetos. Entre os principais segmentos podemos apontar:

  • animador;
  • programador;
  • character designer;
  • roteirista;
  • game designer;
  • engenheiro de som;
  • artista 2D/3D;
  • testador de games (Quality Assurance – QA);
  • gerente de projetos;
  • entre outras atividades.

Cada segmento exige habilidades, objetivos e responsabilidades específicas, o que pode variar a remuneração, já que isso vai depender não apenas da formação e experiência, mas também do local de trabalho.

8. Sistemas de Informação

O profissional que trabalha com Sistemas de Informação é responsável por desenvolver sistemas e aplicações, estabelecendo critérios ergonômicos de navegação, interface gráfica, codificação, montagem da estrutura de banco de dados, testes de aplicativos e programas, entre outros. Entre as principais funções:

  • definir recursos de desenvolvimento de softwares e aplicações, fazendo parte da seleção de métodos de desenvolvimento de sistemas, de linguagem de programação e de ferramentas de desenvolvimento;
  • realizar projetos, implementar e fazer manutenção de aplicações e sistemas;
  • fazer o planejamento de etapas e ações de trabalho.

Outro ponto interessante é que o campo de trabalho para o profissional não se limita às empresas de tecnologia, já que ele também pode atuar no ramo da tecnologia de diferentes instituições privadas ou públicas, por exemplo, universidades, organizações financeiras, empresas do segmento de saúde e outras. Ele pode atuar nas seguintes funções:

  • administrador de banco de dados, em que ele desenvolve e monitora os bancos de dados;
  • análise e desenvolvimento de software, que projeta e desenvolve softwares;
  • redes, segurança e infraestrutura, sendo que o profissional fica responsável por projetar, instalar e configurar a infraestrutura de redes da empresa;
  • suporte técnico, ficando responsável pela manutenção de sistemas, bancos de dados e redes;
  • gerência de projetos, atuando na integração da gestão empresarial ao setor de tecnologia;
  • marketing e vendas, gerenciando o comércio de softwares e equipamentos;
  • ensino, em que pode ministrar aulas no Ensino Médio, Técnico e Superior.

Agora que você conhece as profissões de tecnologia mais promissoras da atualidade, veja qual mais combina com você e procure uma instituição de ensino de qualidade, que vai contribuir para que você adquira todo o conhecimento necessário para conquistar as melhores vagas e ter uma carreira de sucesso!

Quer saber como podemos ser seu parceiro nessa trajetória rumo ao sucesso profissional? Então, acesse nossa página e conheça os cursos disponíveis!

Você também pode gostar