SISU | Saiba tudo sobre o programa e o novo calendário

5 minutos para ler

Tanto tempo esperando por esse momento e, logo na sua vez, vem quarentena, isolamento e bagunça tudo, não é verdade? Mas, calma, fique tranquilo, que vai dar tudo certo. É só ficar ligado nas novas datas que foram marcadas.

E uma novidade este ano é que, pela primeira vez, será possível fazer inscrições para cursos de educação a distância.

O MEC (Ministério de Educação) alterou todo o cronograma dos principias programas de acesso ao ensino superior e com o SISU não foi diferente. Veja aqui o período de inscrição para a seleção e todo o calendário do segundo semestre:

  • Abertura das inscrições: 7 de julho
  • Encerramento das inscrições: 10 de julho (até 23h59)
  • Divulgação dos resultados: 14 de julho
  • Abertura das matrículas: 16 de julho
  • Encerramento das matrículas: 21 de julho
  • Período de manifestação para lista de espera: de 14 a 21 de julho (até 23h59)

Quem pode participar?

A inscrição será feita no site do Sistema de Seleção Unificada (SISU) e o candidato poderá se inscrever, na edição do segundo semestre de 2020, de acordo com os critérios abaixo:

  • Quem participou do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2019;
  • Quem obteve nota na redação diferente de zero;
  • Quem não tenha participado do Enem na condição de “treineiro” (alunos que se inscrevem para “testar” a prova, mesmo sem concluir o ensino médio).

Você já sabe o que é o SISU?O SISU é um sistema informatizado do MEC, pelo qual as universidades públicas oferecem vagas para os candidatos com as melhores classificações do Enem

Como se inscrever no SISU 2020.2?

O candidato deverá acessar o site do MEC, na página do SISU, clicar em Fazer Inscrição e inserir o número de inscrição e senha mais atual, cadastrados no Enem 2019. Feito isso, ele deve especificar: 

  1. Em ordem de preferência, as suas opções de vaga em instituição de educação superior participante, local de oferta, curso e turno. Importante: é possível alterar suas opções durante as inscrições; 

    2. A modalidade de concorrência, podendo optar por concorrer:

  • Às vagas reservadas em decorrência do disposto na Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012, observada a regulamentação em vigor;
  • Às vagas destinadas às demais políticas de ações afirmativas, eventualmente adotadas pela instituição no Termo de Adesão ao SISU;
  • Às vagas destinadas à ampla concorrência.

Classificação

Veja abaixo os critérios para a classificação de candidatos no SISU, conforme edital:

1. Maior nota na redação;

2. Maior nota na prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias;

3. Maior nota na prova de Matemática e suas Tecnologias;

4. Maior nota na prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias;

Vestibular-onlinePowered by Rock Convert

5. Maior nota na prova de Ciências Humanas e suas tecnologias.

Critérios para alguns cursos

  1. Pesos diferentes

Exemplos: 

– Um curso de física pode dar mais peso à nota de Ciências da Natureza.

– Um curso de medicina pode exigir média mínima igual ou maior que 560 pontos e nota mínima em Ciências da Natureza igual ou maior a 400 pontos.

    2. Nota de corte

É a menor nota para ficar entre os selecionados na modalidade escolhida de um determinado curso, com base no número de vagas e no total de candidatos inscritos.

A nota de corte é apenas uma referência para auxiliar o candidato no monitoramento de sua inscrição.

Diariamente, a partir do segundo dia, o SISU calcula e divulga a nota de corte para cada curso.

Os candidatos são selecionados de acordo com a nota do Enem, dentro do número de vagas em cada curso, por modalidade e concorrência.

Candidato selecionado em 1ª ou 2ª opção

O candidato selecionado em sua 1ª ou 2ª opção só terá esta oportunidade de fazer sua matrícula. Assim, fique atento aos prazos. Se for selecionado em uma dessas opções, independentemente de efetuar sua matrícula, não poderá manifestar interesse em participar da lista de espera.

Lista de Espera

Para participar da lista de espera, o candidato que não foi selecionado em uma das duas opções, em primeira chamada, deverá manifestar seu interesse por meio da página do SISU na internet, no endereço eletrônico: http://sisu.mec.gov.br.

Ele deverá acompanhar as convocações efetuadas pelas instituições para preenchimento das vagas em lista de espera, observando prazos, procedimentos e documentos exigidos para matrícula ou para registro acadêmico, estabelecidos em edital próprio da instituição, inclusive horários e locais de atendimento por ela definidos.

Gostou de saber tudo sobre o SISU? Conheça outras formas de como garantir uma boa nota na redação do ENEM.

Baixe nosso material sobre faculdade a distância agora mesmo!Powered by Rock Convert
Você também pode gostar