Vida offline: 5 benefícios que se desconectar traz para os estudos
A tecnologia está tão presente no nosso dia a dia que muitos acabam se esquecendo de viver a vida offline. Mas é muito importante encontrar um equilíbrio saudável entre o digital e o físico, principalmente no contexto dos estudos.
Afinal, dar um tempo do universo online pode trazer uma série de benefícios, e nós listamos 5 deles neste post. Continue lendo e veja as vantagens que você pode alcançar nos estudos ao se afastar um pouco do digital.
1. Maior foco e concentração
Você já deve ter reparado que basta o celular enviar uma notificação que a maioria das pessoas interrompe o que está fazendo para ver do que se trata. Essa é uma distração que pode comprometer muito a sua concentração nos estudos.
Ao se desconectar e focar a vida offline, você consegue eliminar essas intercorrências e se concentrar com mais facilidade nas tarefas acadêmicas. Assim, alcança mais produtividade e eficiência nos estudos.
2. Redução do estresse e da ansiedade
As redes sociais podem acabar elevando os níveis de estresse e ansiedade. Isso acontece, por exemplo, porque mesmo de forma inconsciente ficamos conectados a elas e desejando saber o que está acontecendo, o que as pessoas estão debatendo, se alguém curtiu aquela foto ou postagem, e assim por diante.
Se você se desconectar um pouco, vai perceber que o estresse diminui, em especial se ocupar o seu tempo com atividades fora da internet. Isso ajuda a promover um ambiente mais calmo e propício para o aprendizado, podendo até reduzir a ansiedade pré-Enem.
3. Melhoria da qualidade do sono
A tela de dispositivos eletrônicos, como computador e celular, emite a chamada luz azul. Quando permanecemos expostos a ela por muito tempo, isso interfere no ciclo do sono porque o cérebro não entende quando é a hora de descansar.
Por isso, o ideal é focar a vida offline antes de dormir para manter o equilíbrio do funcionamento do seu organismo. Você vai conseguir dormir melhor e, por consequência, dará tempo para o seu cérebro assimilar as informações. Além disso, sua capacidade cognitiva ao longo do dia seguinte será melhor.
4. Aumento da criatividade e da capacidade de pensamento crítico
Embora a internet coloque o mundo em nossas mãos, o modo como essa rede costuma ser utilizada inibe a criatividade. Mas quando nos desconectamos e olhamos para a vida offline, ampliamos as possibilidades e temos a oportunidade de explorar ideias de uma forma mais livre e profunda.
A presença constante da tecnologia impõe algumas limitações e acaba não deixando espaço para a manifestação do pensamento crítico e criativo. Um exemplo muito simples é a comparação entre ver um vídeo e ler um livro.
A leitura estimula a imaginação, já que o cérebro precisa montar os cenários, o que favorece a criatividade. Ao mesmo tempo, exercitamos a reflexão e a crítica ao pensar nas informações contidas nas páginas. Já o vídeo entrega tudo pronto.
5. Promoção de relacionamentos sociais e atividades offline
É verdade que o mundo digital nos conecta com uma grande quantidade de pessoas, mas ele também limita a interação. Assim, é a vida offline que contribui para conexões mais intensas, criando laços com amigos, familiares e colegas.
Desconectar-se permite vivenciar experiências e atividades offline, assim como a interação face a face. Muitas situações só podem ser vivenciadas fora do digital, e elas são importantes para promovermos o equilíbrio saudável entre a vida acadêmica e a social.
Além disso, as experiências fora da internet contribuem para o aprendizado. Ele vem do contato com pessoas, crenças, tradições, ideias e pensamentos, o que ajuda a ampliar a nossa bagagem cultural.
Experimentar a vida offline é positivo para a saúde mental e uma vida social saudável. Então, reserve um tempo para se desconectar e aproveitar esses benefícios, a fim de ter mais qualidade de vida e um melhor desempenho acadêmico.
Já que estamos falando sobre cuidados pessoais, aproveite para conferir 8 dicas para alcançar mais saúde mental e manter o bem-estar em alta.