Bateu a fome? 4 receitas rápidas para universitários ocupados

receitas rápidas
4 minutos para ler

Não são poucos os estudantes que têm uma rotina corrida, muitas vezes até mesmo dividindo o dia entre faculdade e trabalho. Diante disso, otimizar o tempo se torna fundamental.

Sendo assim, muitos procuram receitas rápidas para fazer no cotidiano para garantir uma alimentação adequada — e, de quebra, economizar gastos com delivery e refeições fora de casa.

Com isso em mente, trouxemos sugestões para lá de saborosas para você incrementar sua dieta. Acompanhe e tome nota!

1. Receitas de sanduíches e wraps

Se você gosta de sanduíches com pães tradicionais ou wraps (feitos com tortilha), pode investir nos recheios para ter lanches diversos ao longo da semana. Por exemplo, azeitonas, queijos (muçarela, prato, brie, cottage e outros), maionese temperada, frango desfiado, patê de atum, cream cheese, carne do sol desfiada e por aí vai.

2. Pratos de uma panela

Mesmo no almoço e no jantar é possível investir em receitas rápidas. Um bom exemplo são pratos com macarrão que ficam prontos em alguns minutos e só precisam de uma panela para o preparo. O melhor de tudo é que você utiliza diferentes molhos para variar as refeições.

Por exemplo, molho branco, de tomate, parmegiana, quatro queijos e outros. Para complementar, você pode incluir queijo parmesão ralado ou mesmo usar proteínas prontas enlatadas (como atum e sardinha) que são ricas em vitaminas, ferro e magnésio.

3. Lanches saudáveis

A terceira dica envolve lanches saudáveis feitos com frutas ou vegetais para que você possa incluir mais nutrientes na sua dieta. Eles são ótimas alternativas quando você está sem tempo e quer comer algo que gere saciedade entre as refeições principais. Algo comum, por exemplo, na época de provas. Confira:

  • smoothies — basta bater no liquidificador leite e frutas congeladas (banana, morango, cereja e framboesa). Para incrementar a bebida, você pode inserir uma colher de sopa de aveia e de chia;
  • mix de nuts — reserve alguns depósitos pequenos e misture nozes com sementes e frutas secas, como castanhas, amendoins, pistaches, uvas passas, damasco etc. Assim, você pode transportá-los com você no seu dia a dia;
  • frutas com iogurte — corte algumas frutas de sua preferência em pedaços (como maçã, pera, mirtilo etc.) e acrescente-os em um copo de iogurte natural;
  • snacks de vegetais com hummus — corte vegetais (como cenoura, pimentão, rabanete) em formato de palitos, temperando-os com sal e pimenta, e deixe-os fritar na air fryer por 10 minutos. Depois, é só mergulhá-los em geleias ou pastas de hummus e saborear.

4. Omeletes e ovos

Que ovos são versáteis, disso não há dúvida. Você pode cozinhá-los e fritá-los, além de utilizá-los para fazer omeletes. Não à toa são opções acessíveis e de ótimo custo-benefício para aumentar a ingestão de proteína na rotina. Veja algumas sugestões para diversificar o consumo deles:

  • ovo mexido — frite dois ovos e acrescente meio pedaço de tomate e meio pedaço de cebola picados. Depois rale uma fatia de queijo muçarela na mistura, coloque 50 ml de extrato de tomate e finalize temperando com orégano;
  • omelete com frango desfiado — prepare um omelete tradicional. Na hora de recheá-lo, utilize frango desfiado (cozido ou frito). Você pode incluir outros recheios, como requeijão, queijo e milho.

Como mostrado, há muitas receitas rápidas que você pode adotar para diversificar e equilibrar a sua alimentação. Afinal, comer bem é importante para manter o corpo e a mente saudáveis, o que beneficia diretamente a sua disposição diária e qualidade dos estudos. Por isso, aproveite as dicas e não deixe de se exercitar e praticar esportes!

Já que estamos falando sobre comida, não deixe de conhecer o curso de Cozinha Contemporânea!

Você também pode gostar