Licenciatura em Educação Física: entenda sobre o assunto

Licenciatura em Educação Física
6 minutos para ler

Ser professor é um sonho que permeia os pensamentos de inúmeros jovens. Agora, imagine unir essa conquista ao desejo de incentivar as práticas esportivas. É o que acontece com quem faz licenciatura em Educação Física, um curso que atrai cada vez mais jovens.

De olho em uma formação de qualidade, vamos apresentar neste post vários detalhes sobre o curso de Educação Física, seja presencial ou semipresencial. Vem com a gente!

Diferença entre licenciatura e bacharelado em Educação Física

Assim como outros cursos de graduação, Educação Física possibilita a escolha entre bacharelado ou licenciatura. São modalidades diferentes de formação, que podem influenciar o futuro do profissional.

Quem opta pela licenciatura em Educação Física terá uma formação voltada ao magistério, seja no nível fundamental ou médio, podendo atuar em escolas públicas ou privadas.

Além disso, há particularidades na grade curricular, com disciplinas focadas no ensino, como Pedagogia, Didática e Educação. Dessa forma, a licenciatura forma exclusivamente professores e exige estágio em instituições escolares.

Já quem faz bacharelado em Educação Física tem um leque mais amplo de atuação no mercado de trabalho, incluindo práticas em academias, personal trainer, empresas por meio da ginástica laboral, atividades para terceira idade, entre outros.

Ao longo dessa formação, os alunos estudam no dia a dia disciplinas que não são abordadas na licenciatura, como Saúde, Fisiologia, Anatomia e Nutrição. Em relação aos estágios, eles podem acontecer não somente nas escolas, mas também em academias, por meio de atendimentos individuais, empresas de treinamentos específicos e inúmeras outras oportunidades.

O papel do professor de Educação Física na escola e na sociedade

A sociedade mudou em vários aspectos, mas nunca deixou de lado a busca pela qualidade de vida. Cuidar do corpo e da mente é uma atitude que permeia as gerações e está nitidamente sintonizada com a importância do professor de Educação Física.

Nesse contexto, o educador físico geralmente é o responsável pelos primeiros contatos de uma criança com o universo dos esportes e atividades físicas, sem falar nas brincadeiras e métodos lúdicos.

São ensinamentos essenciais na formação do ser humano, mostrando caminhos saudáveis alinhados ao bem-estar. Afinal, todas as pessoas precisam de saúde para funcionar na sociedade, independentemente de qual for a profissão.

Sendo assim, o professor de Educação Física contribui para a formação de cidadãos alicerçados nos valores éticos, sendo uma inspiração para que as futuras gerações se valorizem, tendo autocuidado e amor-próprio.

Quando uma criança recebe uma formação estruturada nesse sentido, dificilmente se envolverá em atividades que representem risco à própria vida ou à sociedade, ficando distante do mundo do crime ou das drogas.

Habilidades desenvolvidas ao longo do curso

Diante da grande importância do educador físico na sociedade, principalmente para auxiliar na constante prática da qualidade de vida, os alunos que embarcam na licenciatura em Educação Física recebem uma formação bem alicerçada.

Entre as habilidades desenvolvidas, destacam-se as soft skills, ou seja, os comportamentos do profissional em relação aos alunos, com ênfase nos aspectos emocionais. Isso ocorre porque um professor de Educação Física geralmente se torna um exemplo para crianças e adultos, sendo fundamental no auxílio da formação do aluno.

Dentro desse contexto, o curso de Educação Física trabalha justamente essas características, tais como:

  • flexibilidade;
  • empatia;
  • criatividade;
  • paciência;
  • resiliência;
  • amor pelos esportes;
  • comunicação assertiva;
  • respeito;
  • transparência;
  • ética;
  • responsabilidade;
  • didática;
  • trabalho em equipe;
  • inteligência emocional.

Como você percebeu, são habilidades sintonizadas com a capacidade de liderança. Portanto, quem faz licenciatura em Educação Física se torna referência não só na escola, mas também na sociedade.

Campos de atuação para licenciados em Educação Física

Diferentemente de quem faz bacharelado, os estudantes que se formam em Educação Física atuam exclusivamente no universo da educação. Entretanto, há várias oportunidades no mercado, principalmente para quem é ligado à formação de crianças e adolescentes.

É possível atuar em escolas públicas, inclusive com aulas em várias unidades ao longo de uma semana, conciliando a agenda para aumentar a rentabilidade. Há oportunidades para concursados, substitutos ou por períodos provisórios.

O mesmo acontece nos colégios particulares. Todas as unidades precisam de um educador físico, até mesmo para projetos extracurriculares, como escolinhas de futebol, skate, voleibol, aulas de tênis de mesa, badminton, basquete etc.

Além disso, ao fazer licenciatura em Educação Física, é possível atuar também em Organizações Não Governamentais (ONGs), em projetos sociais, comunidades e associações.

Outro caminho muito promissor é em projetos pedagógicos, como de estímulo à atividade física, combate ao sedentarismo ou bem-estar, permitindo que o profissional seja direcionado para escolas públicas e privadas.

Como a Estácio prepara profissionais para essa carreira

Ao longo do curso, os estudantes recebem uma formação alicerçada na educação, com conceitos focados no conhecimento teórico e prático. Por isso, todas as aulas têm espaço para os alunos interagirem, com um material didático atualizado, focado nas tendências da licenciatura em Educação Física.

Nas aulas, os professores priorizam os conceitos éticos, cidadãos, sempre com um olhar humano em cada disciplina. Toda a grade curricular tem a aprovação do Ministério da Educação, fazendo com que os futuros professores conquistem a excelência.

Todos os aspectos da formação repassados ao graduando contribuem para formar um professor com atuação ética, capaz de atender às necessidades dos seus futuros alunos e identificar meios para superar os desafios dessa área de atuação.

Sendo assim, quem faz licenciatura em Educação Física na Estácio se torna um profissional almejado pelo mercado de trabalho. Com essa formação, torna-se mais fácil atuar em escolas alinhadas ao bem-estar dos alunos e construir uma carreira promissora.

Caso você esteja em busca de uma faculdade nessa área, faça a melhor escolha! Quer conhecer mais sobre esse curso? Então aproveite e saiba mais clicando aqui!

Você também pode gostar