Autocuidado para estudantes: 6 dicas para cuidar do físico e da mente
Autocuidado é importante para todos os momentos da vida, especialmente quando se é estudante. É comum lidar com situações de estresse e ansiedade devido ao acúmulo de atividades, à pressão para conseguir o primeiro emprego na área e também pelas tantas novidades que surgem ao longo da graduação.
Por essa razão, é prudente adotar medidas práticas para ser uma pessoa mais saudável, ter mais controle sobre as atividades e rotinas e também para que todas as obrigações possam ser cumpridas com mais leveza. Temos algumas dicas para que você consiga lidar melhor com as transformações desse período e possa cuidar melhor do físico e da mente. Continue a leitura e saiba mais!
1. Priorize uma boa rotina de sono
Autocuidado também significa ter noites de sono bem dormidas. O ideal é que você consiga dormir entre 7 e 9 horas por noite. Para isso, algumas práticas podem ser adotadas em seu dia a dia que contribuam para dormir melhor.
Evitar telas e luzes na parte da noite, principalmente algumas horas antes de se deitar, é uma das principais. É a chance de você mostrar para o seu corpo que aquela é a hora de descansar, e as luzes emitem sinal de alerta para o nosso organismo. Prefira, por exemplo, ler algum livro pelo menos uma hora antes do seu horário habitual.
Além disso, tenha um ambiente que seja exclusivo para o seu descanso. Se possível, é bom que a mesa de estudos esteja em outro espaço, e o quarto seja próprio apenas para você passar momentos de relaxamento. Antes de dormir, sempre prefira comidas mais leves e evite também muita ingestão de líquido. Este último vai fazer com que vá mais vezes ao banheiro à noite, o que poderia ser prejudicial para a qualidade do sono.
2. Tenha uma alimentação balanceada
Outra dica que pode ser levada em consideração para o seu autocuidado está relacionada à alimentação. Também existem mudanças de hábito que podem contribuir nesse sentido. Evite, por exemplo, a ingestão de gorduras saturadas, que estão presentes em carnes gordas, queijos amarelados e em embutidos.
Também é indicado que reduza a ingestão de açúcares, por se tratar de substância que aumenta o peso e faz com que algumas reações fiquem fora de controle, sendo uma causa inclusive para desenvolver doenças crônicas, como diabetes.
Uma recomendação sempre útil é inserir em sua dieta ingredientes do reino vegetal, pois são alimentações consideradas potencialmente seguras e com nutrientes que farão muito bem para o seu bem-estar e para a qualidade de vida e para a saúde mental. Além disso, é uma oportunidade para ingerir vitaminas, fibras, proteínas, gorduras boas, entre outras variedades que contribuirão para a sua disposição e trarão mais eficiência para os seus estudos.
3. Se hidrate sempre
Se hidratar é positivo não apenas para o autocuidado, como também para a saúde de modo geral. Quando você ingere a quantidade de líquido necessária para o bom funcionamento do corpo, há combate da retenção de líquidos, o que favorece consequentemente a perda de peso. Além disso, previne o aparecimento de pedras nos rins e outras doenças renais, bem como contribui para melhorar a circulação sanguínea.
Você pode se hidratar ingerindo muita água ao longo do dia. O ideal é que tenha uma rotina para isso e utilize despertadores para alertar sobre os períodos necessários para isso. Outra forma de contribuir para se hidratar é investir no consumo de frutas e legumes, como melancia, pepino, abacaxi, tomate, entre outras alternativas que contam com bastante água em sua composição.
Também recomendamos redução do consumo de sal, principalmente em dias mais quentes. Como os rins fazem o controle para manter o equilíbrio entre água e sal, ele vai reter mais água caso o consumo seja alto. Dessa forma, você vai ter mais inchaço e desconforto, o que pode prejudicar nos estudos e na vida como um todo.
4. Pratique atividades físicas
Escolha a atividade física que mais gosta e comece a praticá-la em seu dia a dia. Existem muitas alternativas além da academia que podem contribuir para que você usufrua de todos os benefícios das atividades, como correr na quadra ou no parque, fazer caminhadas, andar de bicicleta, realizar atividades físicas individuais (dança, por exemplo) ou até mesmo optar pelos esportes coletivos, como basquete, futebol, vôlei, entre outros.
Independentemente da escolha, o ideal para ter mais êxito com as atividades é ter um bom planejamento da sua rotina. Defina quais são os horários mais adequados para realizar as atividades e coloque isso como uma prioridade para o seu dia a dia. Deixe tudo organizado previamente para nada poder atrapalhar esse período delimitado para os exercícios e, caso esteja iniciando, não deixe de passar por uma avaliação médica e sempre opte por começar aos poucos.
5. Relaxe
Algumas práticas são ótimas para você ter alguns minutos de relaxamento. São elas:
- selecione algum momento de seu dia para poder meditar;
- alongue o corpo em alguns períodos, principalmente entre os horários que estiver dedicando aos estudos;
- pratique leitura para o seu entretenimento, com títulos que vão além daqueles que necessariamente você precisa ler para as provas;
- faça exercícios de respiração quando se sentir mais ansioso;
- faça automassagem em períodos mais estressantes, como aqueles em que ocorrem as avaliações, entre outros.
6. Estabeleça limites e prioridades
Por fim, recomendamos que sempre estabeleça limites e prioridades. Entenda quais são os períodos em que você é mais produtivo, avalie quais são os momentos em que está mais cansado e que precisa optar por programas mais leves e com aqueles que você gosta, faça uma análise dos pontos que mais contribuem para despertar a sensação de ansiedade e comece a trabalhar em cima deles. Assim, certamente a rotina de estudos tende a se tornar mais agradável e com resultados mais eficazes.
O que achou de conferir algumas dicas práticas de autocuidado? Como vimos, são práticas que podem ser adotadas em sua rotina que contribuirão de forma direta para poder ter uma vida mais equilibrada e saudável durante a universidade. Com isso, você terá bons momentos de estudos e também com amigos e familiares, promovendo mais satisfação durante esse período.
Compartilhe este material com as suas conexões nas redes sociais para que elas também pratiquem o autocuidado!