Saiba como fazer uma boa redação para o vestibular

6 minutos para ler

Se você está se preparando para ingressar no Ensino Superior, já deve saber a importância de fazer uma boa redação para o vestibular. Afinal, uma redação mal desenvolvida pode custar aquela vaga tão sonhada e adiar seus planos de entrar na faculdade.

Por isso, o ideal é começar a se preparar com bastante antecedência, inclusive buscando dicas de como desenvolver textos fluidos e merecedores de uma boa nota. E isso é exatamente o que você vai encontrar neste post!

A seguir, listamos algumas dicas imperdíveis para que você aprenda, de uma vez por todas, a fazer uma excelente redação para o vestibular. Confira!

Tenha o hábito da leitura

Uma das coisas que mais influenciam a escrita é a leitura. O hábito de ler faz com que a pessoa entre em contato com diferentes tipos de texto e estilos de escrita, além de um vasto vocabulário.

Por isso, caso você ainda não seja um leitor voraz, comece imediatamente a incluir essa atividade no seu dia a dia. Leia jornais, revistas, artigos na internet, livros, histórias em quadrinhos e qualquer outro material escrito que estiver à mão.

Porém, tenha o cuidado de ler atentamente. Nada de apenas passar os olhos sobre as palavras, certo? Absorva as informações e observe a forma dos textos, como o autor liga uma ideia à outra, como ele introduz o assunto e como encerra a discussão. Com o tempo, você vai notar a diferença que esse hábito vai fazer na sua escrita.

Esteja sempre atualizado

O tema da redação de provas como os vestibulares e Enem costuma ser algo relacionado às atualidades. Desse modo, para desenvolver bem esse tema ao longo do texto, você precisa se manter informado.

É necessário acompanhar o noticiário e estudar os assuntos de maior destaque. Também é importante consultar diversas fontes sobre o mesmo tema, para ter uma visão mais ampla e formar uma opinião própria. Assim, você não vai ser surpreendido por um tema sobre o qual não entende na hora da redação.

Conheça os gêneros textuais

No Enem e na maioria dos vestibulares, a redação é um texto do tipo dissertativo-argumentativo. Nesse gênero, devem ser apresentados argumentos para defender uma determinada ideia ou ponto de vista do autor. O texto, então, precisa seguir a estrutura a seguir.

Introdução

Em apenas um parágrafo, você deve fazer uma apresentação do tema, expondo brevemente o que será discutido no restante da redação. No entanto, evite incluir opiniões no trecho. Guarde isso para a próxima etapa.

Desenvolvimento

Essa é a hora de compartilhar seu ponto de vista. Desenvolva, em cerca de três parágrafos, as ideias apresentadas na introdução. Lembre-se de dedicar um parágrafo a cada uma dessas ideias e utilizar conjunções para conectar as frases, de modo que não sobrem afirmações soltas, parecendo não ter ligação com o restante do texto.

Conclusão

Aqui, você deve resumir o ponto de vista central do texto e propor uma solução para o problema discutido. Assim como a introdução, a conclusão precisa ser objetiva, contendo apenas um parágrafo.

Além do texto dissertativo-argumentativo, outros gêneros também podem ser pedidos no vestibular, a critério da instituição de ensino. Conheça os principais:

  • carta-argumentativa: o estudante se posiciona como um emissor que precisa persuadir o interlocutor em relação a algum tema;
  • artigo de opinião: o estudante deve tentar convencer o leitor do seu ponto de vista, utilizando opiniões pessoais e escrevendo em 1ª pessoa;
  • narração: utilizando a criatividade, o estudante desenvolve uma história fictícia.

Exercite a sua escrita

Conhecer os tipos de texto é essencial, mas isso não basta para que você saiba desenvolver uma redação para o vestibular. É imprescindível unir teoria e prática para estar realmente preparado no momento da prova.

Logo, inclua a escrita na sua rotina de estudos. Na internet, é possível encontrar várias propostas de redação do Enem e de vestibulares que você pode usar para praticar o formato pedido nesses exames. Uma dica extra é cronometrar o tempo que você leva para escrever esses textos, pois isso vai ajudá-lo a se adaptar ao tempo de duração da prova.

Analise o tema da redação

Muitas redações, que até podem estar bem escritas, são anuladas simplesmente porque fogem ao tema proposto. Isso é consequência da pressa e da falta de atenção ao ler a prova.

Em vista disso, reserve os minutos iniciais para ler o tema da redação com muita atenção, bem como os textos motivadores, e entender realmente qual é o tema da prova. Mesmo com pressa, é melhor fazer isso e garantir uma redação que não vai correr o risco de ser desclassificada.

Organize suas ideias

Antes de começar a escrever, reflita sobre o tema da redação e quais ideias você vai defender. Anote isso em um papel e só então dê início ao seu texto.

Na hora da pressa, isso pode parecer perda de tempo, mas não é bem assim. Ter as ideias organizadas evita que você tenha que recomeçar tudo apenas porque não sabe aonde quer chegar com o texto. Assim, você vai acabar ganhando tempo, e não o contrário.

Seja objetivo

Uma característica das boas redações — e de qualquer texto, na verdade — é a objetividade e clareza com que as ideias são apresentadas. Frases prolixas, que dão voltas e não dizem nada, transparecem falta de preparo e uma tentativa de prolongar o texto para atingir o número de linhas exigido.

Por isso, faça com que sua redação seja construída com informações relevantes, que prendam o leitor até o final do texto. Além disso, limite seus argumentos ao tema proposto, evitando colocações que não tenham a ver com a ideia central.

Faça uma revisão no texto

Por fim, lembre-se de jamais começar diretamente na folha em que a redação será entregue. Escreva uma versão de rascunho primeiro e revise-a. Observe a estrutura do texto, sua coesão, coerência e ortografia, entre outros fatores, fazendo as correções necessárias. Em seguida, passe a redação a limpo na folha oficial.

Fazer uma excelente redação para o vestibular exige estudo e muita atenção, mas todo esforço é recompensado com a nota capaz de abrir as portas do Ensino Superior para você. Por isso, dedique-se bastante e alcance essa conquista tão importante para a sua vida.

Conseguiu assimilar bem as nossas dicas? Que tal agora ajudar os seus amigos a também fazerem uma boa redação para o vestibular? Compartilhe o post nas suas redes sociais e divida o que acabou de aprender com eles!

Você também pode gostar