Estácio desenvolve um Programa de Alfabetização
Junto à Organização das Nações Unidas, Estácio amplia Programa de Alfabetização e Letramento de Jovens e Adultos
Queremos convidar você a refletir sobre a importância de ações que promovam a educação no país.
Para isso, trouxemos um post que explica como a Estácio está empenhada nesse objetivo por meio do Programa de Alfabetização e Letramento de Jovens e Adultos. Confira!
O cenário atual do analfabetismo no Brasil
O levantamento de 2019 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra como está o panorama do analfabetismo em território nacional. Para começar, o percentual de pessoas com 60 anos ou mais que não sabe ler nem escrever é de 18%.
Já na faixa etária de 15 a 59 anos, o percentual é de 6,6%. Somando esses dois resultados, temos cerca de 17 milhões de cidadãos analfabetos.
O órgão ainda mostra que o analfabetismo é mais presente na população negra ou parda do Nordeste em todas as faixas etárias. O que significa um alerta para as questões sociais, culturais e raciais que, ao longo da história do país, contribuíram para esse cenário.
Como erradicar o analfabetismo no Brasil
O processo para erradicar o analfabetismo não é simples nem rápido, mas começa e evolui com iniciativas que reconhecem as dificuldades que muitos brasileiros têm para iniciar e manter uma vida acadêmica.
Diante disso, em um esforço conjunto, cada vez mais instituições públicas e privadas, como a Estácio, têm elaborado atividades, ações e programas de alfabetização desenvolvidos no Brasil que visam a promoção da educação de forma alinhada à Política Nacional de Alfabetização (PNA).
Afinal, a leitura e a escrita são o primeiro passo para o desenvolvimento de outras habilidades e competências que vão ajudar essas pessoas na vida pessoal e profissional.
Como a Estácio ajuda a erradicar o analfabetismo
O Programa de Responsabilidade Social da Estácio está alinhado ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) de número 4, da Organização das Nações Unidas (ONU).
Uma iniciativa que busca garantir que todos os jovens e um grande número de adultos, homens e mulheres, estejam alfabetizados e tenham adquirido o conhecimento básico de matemática até 2030.
O ODS 4 da ONU visa garantir ainda a educação inclusiva e de qualidade, além de promover oportunidades de aprendizagem ao logo da vida para todos. Segundo Cláudia Romano, vice-presidente de Relações Institucionais, Sustentabilidade e Comunicação da Estácio, a meta é levar o programa a todas as unidades da instituição no Brasil.
“Estamos alinhados com o ODS 4 da ONU e queremos combater o analfabetismo e erradicá-lo no entorno de nossos campi. Os dados do IBGE nos mostram que a batalha ainda é bem grande”, comenta.
O que é o Programa de Alfabetização e Letramento de Jovens e Adultos
Desde 2018, o Programa de Alfabetização e Letramento de Jovens e Adultos, que é realizado em parceria com o Instituto YDUQS, já contou com a participação de mais de 500 alunos.
Para chegar aos alfabetizandos, a Estácio busca lembrar à comunidade no entorno das unidades que todos podem contribuir para transformar significativamente a vida dessas pessoas.
“A maioria dos nossos alunos precisa de alguém que os leve à unidade para conhecer o programa. Neste momento, é fundamental que conhecidos e familiares os incentivem a dar o primeiro passo”, afirma Alexandra Witte, Coordenadora do Programa.
Como ele funciona
O programa é oferecido de forma gratuita, contando com 33 encontros que totalizam 120 horas de ensino e muitas trocas de conhecimento. A metodologia dele foi desenvolvida de forma a incentivar e efetivar a alfabetização de jovens e adultos, a promover a sua autoestima, a reconhecer as suas potencialidades e a evitar a evasão desses alfabetizandos.
“Esses adultos se sentem excluídos por conta do analfabetismo e é muito comum que tenham o ímpeto de desistir. Por isso, atuamos de forma a apoiar os alunos a seguirem estudando, apesar das dificuldades”, complementa Cláudia.
O programa está alinhado à missão da Estácio de Educar para Transformar, e reforça a diretriz de manter um relacionamento próximo e sustentável com a comunidade próxima de suas unidades.
Além disso, representa uma oportunidade única para os alunos da instituição, pois eles vão aprender na prática ao atuarem como agentes da alfabetização e letramento, o que sustenta o compromisso com a empregabilidade desses egressos.
Quem pode participar
Podem participar jovens e adultos que desejam reescrever a própria história, conquistando mais autonomia e oportunidades na sociedade.
Como se inscrever
Para inscrever alguém que deseja participar do Programa de Alfabetização e Letramento de Jovens e Adultos é bem simples. Basta você acessar o formulário de inscrição no portal do Instituto YDUQS.
Nele, é preciso identificar quem será o aluno e colocar informações como dados pessoais, endereço e telefone para contato. Além disso, é preciso indicar em qual unidade a pessoa quer assistir as aulas. Ao todo, há 17 campus da Estácio. Veja:
No Amazonas:
- Unidade da Estácio em Constantino Nery.
Na Bahia:
- Unidade da Estácio em Gilberto Gil.
No Distrito Federal:
- Unidade da Estácio em Taguatinga.
No Espírito Santo:
- Unidade da Estácio em Vitória.
No Rio Grande do Norte:
- Unidade da Estácio em Natal.
No Rio de Janeiro:
- Unidades da Estácio em Duque de Caxias, Ilha do Governador, Queimados, Nova América, Nova Iguaçu, Resende, Taquara, Teresópolis e Via Brasil.
Em São Paulo:
- Unidades da Estácio em Carapicuíba e Interlagos.
Em Sergipe:
- Unidade da Estácio em Aracaju.
Um mundo mais igualitário passa pela Educação
Com mais pessoas alfabetizadas, é possível inseri-las no sistema educacional brasileiro, garantir que elas completem a formação básica e, inclusive, ingressem no ensino superior.
Esse é um grande passo para maiores chances profissionais no mercado de trabalho, o que gera mais renda, mais inclusão, mais estabilidade e mais qualidade de vida para todos.
Você se interessou pelo Programa de Alfabetização e Letramento de Jovens e Adultos? Se quiser contribuir ou levar alguém conhecido para ser alfabetizado, é só acessar o site do YDUQS ou ligar para 0800 880 6767 e 4003 6767.
Aproveite e compartilhe este post nas suas redes sociais. Assim, mais gente fica sabendo da iniciativa e pode contribuir para a divulgação dela!