Descubra o que todo recém-formado precisa saber

recém formado
6 minutos para ler

A fase de escolher uma profissão e começar a faculdade costuma envolver um pouco de ansiedade, não é mesmo? E mesmo depois de ter iniciado a vida universitária, é natural que essa sensação volte no final da graduação quando o estudante pensa nos desafios de ser um recém-formado.

Provavelmente o ponto em comum entre essas duas etapas é o medo do desconhecido. Não de uma forma negativa, mas pela falta de experiência e por não saber o que esperar desse momento ou como se preparar da melhor forma.

Já parou para pensar sobre isso? Precisa de algumas dicas para lidar com a fase pós-diploma? Acompanhe este post e fique por dentro!

O que fazer ao ser um recém-formado?

Depois de tanto estudo e dedicação, as preocupações não terminam com a conquista do diploma no ensino superior. Na verdade, cada época é desafiadora por motivos diferentes — e, para o recém-formado, o foco é o mercado de trabalho.

Vencer as entrevistas de emprego, conseguir uma boa oportunidade, acumular experiência para construir um currículo atrativo, desenvolver as habilidades necessárias para crescer na carreira, conquistar a independência financeira, expandir sua rede de contatos, enfim, são algumas incertezas misturadas com a vontade de fazer dar certo.

Embora cada pessoa viva uma situação diferente — até mesmo pelas características da profissão que escolheu —, existem algumas práticas que podem aumentar as chances de sucesso.

A determinação será um atributo essencial nesse processo, pois o mercado é competitivo e para se destacar é preciso correr atrás dos seus objetivos. Essa é uma das lições mais importantes que o estudante que acabou de se formar deve ter em mente. É hora de colocar a proatividade em ação e não desistir diante das dificuldades que podem aparecer.

Quais são as melhores dicas para uma pessoa recém-formada?

Nem sempre a vida do recém-formado é maravilhosa, ao contrário das muitas histórias que escutamos de pessoas que logo conseguiram o emprego dos sonhos e em pouco tempo alcançaram o status de bem-sucedido. A sorte é um fator possível nesse caminho, mas, como já foi dito, o esforço individual é indispensável.

Ainda que não exista uma fórmula pronta para o sucesso, reunimos algumas dicas que devem ajudar bastante. Confira!

Conheça a sua área de atuação

Cada área “funciona” de um jeito e conhecer esses detalhes é importante para determinar os seus objetivos na carreira. Por exemplo, em algumas profissões é imprescindível dominar idiomas estrangeiros, enquanto em outras o conhecimento de softwares específicos é fundamental.

Logo, vale pesquisar o mercado para descobrir que tipos de competências são necessários para crescer profissionalmente. A partir de então, monte o seu plano de carreira para chegar onde você deseja, pensando em metas para curto, médio e longo prazo.

Evite atitudes impulsivas

A tal ansiedade do recém-formado precisa ser controlada para evitar atitudes mal-pensadas e que comprometam a sua vida profissional. Sim, é normal ficar tenso, confuso, apreensivo e angustiado, mas esse estado deve ser reconhecido e controlado para não causar impactos negativos.

Guia de carreiras: Engenharias.Powered by Rock Convert

Um dos maiores clássicos nesse sentido é ver o jovem que formou há pouco tempo trocando de emprego frequentemente por conta da remuneração salarial. Só que nem sempre esse é o benefício mais relevante de um bom emprego — o que muitas vezes se descobre mais tarde.

É claro que certos erros e arrependimentos vão acontecer. Mesmo assim, procure fazer com que toda decisão seja bem-avaliada, pensando no presente e também no futuro. Converse com pessoas mais experientes, pense bastante e evite a impulsividade.

Continue investindo em capacitação

A faculdade acabou e o aprendizado não pode parar — não acredite que o diploma da graduação será sempre suficiente. A busca por atualização constante é uma missão para toda a vida, o que vai ajudar a formar profissionais mais preparados para os desafios da área.

Assim, maiores serão as suas chances de conseguir as melhores oportunidades. Não por acaso, as empresas e recrutadores em geral fazem processos seletivos para avaliar os candidatos disponíveis.

Uma sugestão é dar o próximo passo e fazer um curso de especialização. Os contatos iniciais com o mercado podem ser úteis para o recém-formado escolher um segmento de seu interesse para aprofundar o conhecimento. Além disso, ter um novo título é algo que engrandece o currículo.

Contudo, não precisa ficar preso somente nas graduações reconhecidas. Há muitas formas de aprender que podem ser exploradas, desde um bom livro até cursos livres, palestras, workshops etc. O que importa é continuar desenvolvendo as suas capacidades para ser um profissional mais completo. Nesse caso, a dica é não se esquecer das habilidades comportamentais como comunicação, liderança e outras.

Construa o seu networking

Uma das dificuldades de se posicionar no início da carreira vem da inexperiência do recém-formado. Quem já está há mais tempo no mercado normalmente tem a sua rede de relacionamentos formada, o que contribui na troca de experiências e até na indicação de vagas.

Para isso, aproveite as oportunidades ao seu redor e participe de tudo o que puder para fazer contatos. Aliás, esse trabalho pode começar ainda na faculdade, ao estabelecer conexões com os professores e colegas.

Cuide da sua imagem

A frase “a primeira impressão é a que fica” pode fazer muito sentido na vida do recém-formado. Se antes não havia tanta preocupação, agora é a hora de cuidar mais da sua imagem para passar uma boa impressão.

Isso não quer dizer apenas ficar atento ao modo de se vestir e à higiene pessoal. São vários os detalhes que podem refletir no seu perfil e em uma possível contratação (ou não). Por exemplo, nos dias de hoje, é bom revisar o que é postado nas redes sociais, tomar cuidado com o linguajar nas entrevistas, entre outros. A ideia é pensar no seu nome como uma marca que deve ser zelada.

Seja persistente e verdadeiro

Talvez as coisas não aconteçam exatamente no seu tempo e como você imaginou, mas seja positivo e continue tentando. Não caia na besteira de trapacear para conseguir uma vaga, como falar mentiras na seleção ou passar por cima das pessoas. Sua ética e comprometimento com a profissão são valores importantes para a construção de uma carreira de sucesso.

Enfim, ser um recém-formado é como ter um milhão de ideias e possibilidades passando pela cabeça. Ainda que a estrada seja longa, com calma e determinação é mais fácil ir além!

Gostou das nossas dicas? Aproveite para compartilhar este post nas suas redes sociais e ajudar os seus amigos que também estão passando por essa fase!

Você também pode gostar