Qual curso combina comigo? Aprenda a responder essa dúvida neste post!

qual curso combina comigo: mulher jovem usando computador em sala de estar de casa
6 minutos para ler

Quem está se preparando para ingressar em uma faculdade sempre tem muitas perguntas não respondidas e que merecem bastante atenção. “Qual curso combina comigo?” é apenas uma delas, mas certamente se destaca como uma das mais importantes.

Para reduzir as chances de fazer uma escolha equivocada, é fundamental levar vários fatores em consideração antes de decidir qual curso superior é o ideal para você. Esse é um processo delicado que exige muita calma e reflexão, a fim de reduzir as chances de erros.

Pensando nisso, preparamos este post para ajudar você a descobrir qual é o melhor caminho para o seu futuro. Ficou curioso? Então, continue a leitura!

Afinal, como acertar na escolha de um curso superior?

A maioria das pessoas cresce com uma ideia pré-concebida de qual profissão vai seguir, mas isso não impede que a dúvida aumente conforme o momento do vestibular se aproxima. Embora seja capaz até de tirar o sono, essa preocupação deve ser bem-vinda, pois é ela que leva o estudante a refletir sobre o que realmente quer e a considerar vários aspectos importantes para a decisão.

Por essa razão, confira a seguir algumas dicas do que você pode fazer para acertar nessa escolha:

Leve em conta a sua personalidade

Você provavelmente já se pegou pensando “qual curso combina comigo” muitas vezes, não é mesmo? A resposta para essa pergunta está, em grande parte, na sua personalidade. A partir do seu perfil, é possível delimitar as possibilidades de graduação, o que facilita o processo de escolha.

Nesse sentido, tire um momento para meditar sobre as suas características. Você é mais comunicativo ou introvertido? É criativo? Tem capacidade de persuasão? É organizado? Sabe trabalhar em equipe? Faça uma análise do seu perfil e veja em quais profissões você tem mais chance de se sair bem.

Identifique as suas habilidades

Uma vez que estamos falando de perfil, vale a pena ressaltar a importância de levar as suas habilidades em consideração. É claro que, no decorrer do curso escolhido, você vai aprender uma infinidade de coisas e desenvolver novas competências, mas as habilidades que já tem serão de grande ajuda nesse processo.

Logo, pense em que você é bom e tente encontrar cursos nos quais essas habilidades possam ser aproveitadas. Quem sempre tirou notas altas em Matemática pode considerar graduações que envolvem cálculos, como as Engenharias, por exemplo. Esse autoconhecimento, tanto no que se refere à personalidade quanto às habilidades, é fundamental para a sua escolha.

Pense além dos clichês

O prestígio que algumas profissões têm na sociedade leva muitos estudantes — e, frequentemente, seus familiares — a pensarem que uma delas é a opção certa. Exemplos disso são as carreiras em Medicina e Direito, que estão entre as mais concorridas e são muito promissoras.

No entanto, existe uma longa lista de cursos que podem ser exatamente o que você está procurando. Já que esse é o momento de escolher, não deixe de considerar outras possibilidades. Afinal, talvez o caminho ideal para você não esteja nas carreiras mais tradicionais, mas sim em uma das profissões do futuro.

Pesquise sobre as áreas do conhecimento

Conhecer as grandes áreas do conhecimento é mais uma maneira de identificar qual curso combina com você. Embora as mais conhecidas sejam as Ciências Exatas, Humanas e Biológicas, o CNPq — Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico — aponta mais algumas: Ciências Agrárias, da Saúde e Sociais Aplicadas, além das Engenharias e da Linguística, Letras e Artes.

Cada uma dessas grandes áreas apresenta características específicas e engloba várias subáreas nas quais as graduações se encaixam. Assim, fazer uma boa pesquisa sobre elas ajuda a descobrir qual direção você deve tomar.

Conheça os tipos de formação

A modalidade de curso superior que você vai fazer está diretamente relacionada à sua atuação profissional, uma vez que existem habilitações diferentes. Por isso, pense bastante antes de decidir entre bacharelado e licenciatura.

A licenciatura prepara o estudante para ser professor da educação básica, enquanto o bacharelado é voltado para o mercado de trabalho em geral. Logo, reflita sobre que tipo de carreira você quer ter para evitar arrependimentos no futuro.

Converse com universitários

Se você tem amigos que já passaram por esse difícil processo de escolha, não perca a oportunidade de conversar com eles sobre como tomaram a decisão. Questione, ainda, se as expectativas em relação ao curso se cumpriram e se estão satisfeitos com a vida acadêmica.

Caso conheça alguém da sua área de interesse, aproveite para tirar as dúvidas sobre como a graduação funciona na prática. Essa perspectiva diferenciada vai contribuir muito para consolidar a sua escolha ou fazê-lo reconsiderar.

Imagine seu futuro profissional

Quando um curso chamar a sua atenção, procure saber quais são os campos de atuação que estarão disponíveis para você no futuro. A faculdade de Marketing, por exemplo, permite atuar com Neuromarketing, Endomarketing e Marketing Digital, entre muitas outras possibilidades.

Visualizar como será a sua carreira — incluindo as principais atividades que compõem a rotina profissional — é um passo fundamental para fazer a escolha certa. Conversar com profissionais é algo que tem muito a acrescentar a esse aspecto. Assim como com os universitários, esse diálogo vai ajudá-lo a descobrir o que o futuro reserva para quem segue um determinado caminho.

Como saber se o curso de graduação é o ideal?

Nesse processo de escolha, é normal mudar de opinião muitas vezes. Então, como saber qual é o curso certo? O melhor jeito de descobrir isso é pesquisar a fundo sobre tudo o que envolve cada opção, desde a grade curricular até as áreas de atuação e as perspectivas do mercado de trabalho a curto e longo prazo.

Depois que você conseguir responder à pergunta “qual curso combina comigo?”, o passo seguinte é escolher uma instituição de ensino que possa oferecer uma formação de qualidade. Assim, a realização pessoal e o sucesso acadêmico e profissional ficarão ao seu alcance.

Antes de ir, quer mais uma dica para descobrir o curso ideal para você? Acesse o Rota das Carreiras para conhecer várias profissões e acabar com as suas dúvidas de uma vez por todas!

Você também pode gostar