Quais são as promessas de fim de ano mais comuns e como cumpri-las?

6 minutos para ler

Um novo ano está começando e diversas pessoas montaram suas listas com promessas de fim de ano. Essa já é uma tradição no Brasil — e muitas metas costumam se repetir todos os meses de dezembro. Fazer atividade física, estudar mais e poupar dinheiro são alguns exemplos comuns entre os brasileiros.

Mas, afinal, vale a pena fazer essas promessas? Elas ajudam mesmo a se organizar nos próximos meses? Por que muitas delas são deixadas de lado? E como mudar essa realidade? Se você se faz essas perguntas quando começa a refletir sobre seus objetivos para o futuro, confira este post.

Vamos falar sobre o hábito de fazer uma lista de metas. Além disso, daremos algumas dicas para que se torne mais fácil realizar seus planos!

Afinal, por que fazemos promessas de ano novo?

O ato de se planejar é uma estratégia bastante utilizada por pessoas e empresas. Seus professores planejam as aulas que darão em determinado período, você planeja uma viagem antes de sair de casa, as lojas planejam promoções e campanhas de venda durante o ano, e por aí vai…

Um dos principais detalhes relacionados à ideia de planejamento é exatamente o tempo. Por isso, a passagem de um ano para o outro inspira tantas pessoas a reverem o que passou e buscarem se organizar para o novo período que se inicia.

Estamos acostumados a ver os anos como ciclos. Assim, um ciclo acaba em dezembro para que outro comece em janeiro — e traga diversas novas oportunidades para serem exploradas por você. Então, pensar sobre isso acaba sendo quase um movimento natural, certo?

O clima de final de ano costuma incentivar bastante as reflexões pessoais. A todo momento somos estimulados a pensar sobre o que conseguimos fazer e o que desejamos realizar no futuro. Sem dúvida, escrever uma lista de metas pode ajudar a organizar seus esforços e aproveitar melhor o tempo.

Mas isso não significa que seja fácil transformar seus objetivos em realidade. Na verdade, é bem difícil. Sendo assim, que tal superar esse desafio e mudar os rumos neste ano?

Quais são as promessas da maior parte dos estudantes?

Os estudantes estão entre as pessoas que mais fazem (e repetem) promessas de fim de ano. Vamos fazer um teste: quantas vezes você e seus amigos tiveram a vontade de estudar mais ou mudar alguns hábitos no início do ano?

A maioria dos alunos já se viu prometendo se organizar melhor e ter mais foco no futuro. Mas, assim como diversas outras metas, devemos reconhecer que pode ser bem complicado manter o compromisso.

A boa notícia é que isso pode mudar. Sempre é tempo de aprender dicas para cumprir as promessas e obter mais sucesso na vida estudantil. Então, confira algumas metas comuns aos estudantes e veja quais delas você quer fazer ou renovar nesse novo ano:

Planilha de gastosPowered by Rock Convert
  • organizar melhor o cronograma;
  • dedicar mais tempo ao estudo;
  • focar na carreira;
  • tirar apenas boas notas;
  • aproximar-se dos professores;
  • evitar faltas e atrasos;
  • conseguir um estágio;
  • fazer mais cursos voltados para sua profissão;
  • estudar um novo idioma;
  • distrair-se menos na internet;
  • poupar dinheiro para pagar a faculdade sem problemas.

Como cumprir suas promessas de ano novo?

Você se identificou com algumas — ou todas — as metas da nossa lista? Ótimo! Agora, chegou a parte mais complexa: transformá-las em realidade. Mas não se preocupe. Também temos orientações para ajudar nisso. Veja um passo a passo que aumenta suas chances de ter sucesso nas promessas de ano novo!

Identificar falhas anteriores

Quem já tentou cumprir algumas metas e não conseguiu precisa começar pensando no que deu errado. É certo que ninguém se sente bem cometendo falhas, mas elas geralmente nos ensinam muita coisa. Pense um pouco e tente perceber o que dificultou seus objetivos anteriores.

Talvez você tenha falhado em colocar metas muito maiores do que sua capacidade da época, ou tenha delimitado objetivos que, na verdade, não eram de seu interesse. Outra possibilidade é de ter perdido a lista no meio do caminho e ficado sem compromisso para seguir o combinado.

Seja o que for, é fundamental refletir sobre o assunto e anotar os erros que foram cometidos no passado. Isso dá a você a incrível oportunidade de levantar estratégias diferentes para, desta vez, chegar ao final do ano com a felicidade de cumprir seus desejos.

Ter metas realistas

Depois do passo anterior, você vai estar pronto para escolher suas novas metas. Essa etapa merece muita atenção, pois a maior parte do seu sucesso depende dela. Isso mesmo! De pouco adianta se esforçar muito durante todo o ano, se a meta estiver longe da realidade, certo?

Por isso, um cuidado central é se certificar de que seus objetivos são realmente possíveis. Por exemplo, não faz sentido colocar como meta receber o diploma de graduação, se você ainda está na fase de escolher a faculdade e começar o curso. Depois disso, será preciso esperar anos até a formatura.

Esse foi um exemplo exagerado, mas a lógica serve para qualquer objetivo. Procure começar aos poucos e acompanhe a realização dele durante os meses do ano. Se a meta se mostrar irreal, ou mesmo se o interesse por ela não se mantiver o mesmo, vale a pena rever o planejamento.

Organizar-se para o longo prazo

Por fim, chegamos a um dos principais obstáculos para o cumprimento das promessas de fim de ano: 12 meses é muito tempo. Várias pessoas cometem o erro de escrever uma lista de desejos em janeiro sem pensar em como vão se organizar até dezembro.

Com isso, elas podem até ter foco nos primeiros meses do ano, mas depois vai se tornando cada vez mais difícil. Como garantir que as metas feitas no começo do ano o acompanhem até o final? Organizando-se para isso, isto é, pensando no longo prazo.

Por exemplo, quem tem o intuito de estudar por mais tempo pode estabelecer cronogramas mensais e criar o hábito de rever o que deu certo ou errado a cada final de mês. Essa técnica torna sua meta mais próxima, pois você vai estar constantemente pensando nela.

Essas foram as nossas dicas para quem deseja aprender a cumprir as promessas de fim de ano. Coloque as orientações em prática e, mais importante, acredite na sua capacidade. Manter a confiança e a motivação durante a jornada é um dos segredos para conquistar seus maiores sonhos!

Esperamos que este post tenha ajudado você! Aproveite para acompanhar mais conteúdos como este — é só assinar a nossa newsletter!

Você também pode gostar