Programa de intercâmbio da Estácio: vantagens e processo de seleção

programa de intercâmbio
6 minutos para ler

Quem pensa que um programa de intercâmbio se trata apenas de uma oportunidade profissional está enganado. Além do aprendizado que pode ser útil para o mercado de trabalho, o processo é importante para que estudantes aprendam, na prática, a desenvolver a maturidade e independência que vão precisar na vida adulta.

É por isso que tantos universitários procuram complementar os estudos com a experiência de viver no exterior. Nesse contexto, a universidade pode ter o importante papel de auxiliar seus alunos a buscar e se inscrever em processos seletivos de intercâmbio — o que é uma forma de buscar um diferencial perante o mercado e estimular o desenvolvimento intelectual do aluno.

Neste post, você vai conhecer o programa de intercâmbio da Estácio e entender quais são os principais benefícios ao participar desse processo. Boa leitura!

Por que é interessante participar de um programa de intercâmbio?

Ainda com a instabilidade econômica, o mercado brasileiro de educação internacional cresceu cerca de 20,5% apenas em 2018. Tal realidade se justifica diante da quantidade de benefícios que os intercambistas obtêm com a experiência de morar fora. Confira a seguir alguns deles:

Aproximação com outra cultura

Morar em outro país e conhecer um ambiente diferente do seu é uma excelente oportunidade para sair da zona de conforto e se habituar com novas maneiras de vivenciar o dia a dia.

Se isso já pode ser experimentado em uma viagem turística, imagine como seria viver em contato com uma cultura diferente durante meses ou anos. Esse tipo de experiência pode ser a maneira ideal de ensinar o aluno a abrir sua mente e lidar com a diversidade de uma forma mais positiva.

Domínio de outro idioma

Fazer um intercâmbio é a melhor forma de estimular o viajante a aprender outra língua, permitindo que ele alcance a fluência de forma muito mais rápida. Afinal, ele colocará seus aprendizados em prática o tempo todo, e não apenas nas conversas com os professores de idiomas ou colegas de sala.

Enriquecimento do currículo

O programa de intercâmbio proporciona um diferencial de peso em qualquer currículo, principalmente para aqueles que desejam trabalhar em empresas multinacionais.

Além da fluência em um outro idioma, as habilidades desenvolvidas nesse processo (como resiliência, criatividade e agilidade para a resolução de problemas) são muito procuradas pela maioria dos recrutadores.

Conquista de independência

Viver fora do seu país e longe da família é um estímulo e tanto para que o intercambista ganhe mais independência. Esse processo de desenvolvimento pessoal acaba acontecendo naturalmente, já que todas as tarefas domésticas, estudos e pequenos problemas do dia a dia serão resolvidos por sua própria conta.

Desenvolvimento de responsabilidades financeiras

Saber administrar o próprio dinheiro é outra habilidade importante para quem está longe de casa e paga as próprias contas. Essa situação, apesar de bastante desafiadora, auxilia o amadurecimento, pois prepara o aluno para a vida adulta.

quiz-descobrir-o-seu-perfil-empreendedorPowered by Rock Convert

Como funciona o programa de intercâmbio da Estácio?

A Assessoria de Cooperação Internacional da Estácio entende que a internacionalização é uma parte importante da vida acadêmica, e por isso estabelece parcerias com mais de 17 instituições estrangeiras renomadas, em diferentes países como: Portugal, Espanha, Argentina, Chile, Uruguai, EUA, Reino Unido, Holanda, entre outros.

Tudo isso é desenvolvido com o propósito de facilitar a mobilidade acadêmica dos estudantes da Estácio. De acordo com esse programa de intercâmbio, os alunos de graduação poderão estudar, por um período de 6 meses a 1 ano, em instituições estrangeiras conveniadas.

Além de cursos de idiomas ou de curta duração, o estudante poderá complementar sua graduação no exterior durante o tempo proposto e, depois, retornar à Estácio para concluir seu curso.

Processo de seleção

Os alunos de qualquer curso podem fazer o intercâmbio, desde que atendam aos seguintes requisitos:

  • ter entre 20 a 80% do currículo cursado na Estácio (ou seja: calouros e pessoas que estejam finalizando o curso não poderão participar);
  • ter condições de tirar o próprio passaporte/visto (caso não tenha);
  • e apresentar bom aproveitamento acadêmico.

A divulgação do processo seletivo é feita semestralmente por meio de editais de mobilidade acadêmica. Após isso, o aluno interessado tem um período de submissão da sua inscrição, por meio do preenchimento de um formulário. A assessoria sempre tenta selecionar os candidatos com maior desempenho acadêmico, a partir do coeficiente de rendimento (CR) do aluno.

Aqueles que apresentarem CR a partir de 7,5 serão pré-selecionados. A assessoria montará um ranking com o objetivo de bonificar os alunos que possuírem os índices mais altos. Após isso, a listagem dos contemplados será divulgada na página oficial da Estácio.

Por que devo fazer meu intercâmbio com a Estácio?

Durante o período de mobilidade, o intercambista é isento das taxas de mensalidade, tanto na instituição de origem, quanto na universidade de destino, devendo arcar apenas com suas despesas pessoais (acomodação, documentação, alimentação etc.).

A possibilidade de vivenciar um intercâmbio não é exclusiva dos alunos que realizam cursos presenciais. Aqueles que optaram pela educação a distância (EAD) têm acesso a 40% das vagas, que são destinadas exclusivamente para essa modalidade. O processo seletivo é o mesmo, e tanto os alunos da graduação presencial quanto os da virtual poderão solicitar a isenção das disciplinas cursadas fora do país.

Além do programa de intercâmbio, a Estácio também tem uma parceria com o banco Santander, que oferece o programa Ibero-Americanas e o programa Top España. Em ambas as opções, o aluno recebe uma ajuda de custo de até 3.000 euros para a sua vivência internacional, que pode durar de 3 semanas a 6 meses.

Com tantos benefícios, você já deve ter percebido que realizar o sonho de participar de um programa de intercâmbio não é tão difícil como parece. Vale a pena investir no seu futuro profissional e dar uma chance a essa experiência. Afinal, os seus resultados valem a pena (tanto do ponto de vista pessoal, quanto profissional).

Se você se interessou pela oportunidade de sair da sua zona de conforto, não deixe de acessar a página oficial da Assessoria de Cooperação Internacional da Estácio. Nela, você vai encontrar todas as informações que precisa sobre os editais de mobilidade acadêmica e as instruções para realizar sua inscrição.

Você também pode gostar