As profissões nos bastidores do Rock in Rio

4 minutos para ler

Todo mundo já ouviu falar da grandiosidade desse evento e em sua 19ª edição muita coisa mudou desde então – localização e formato, por exemplo!

Entre essas mudanças, o tamanho e estrutura do evento é algo impressionante. Cada edição novas atrações e ativações são colocadas para tornar a experiência mais incrível para o cliente.

Pensando em experiência, você já imaginou quantas profissões são envolvidas nessa mega estrutura? Nossa equipe do blog identificou as áreas e profissões que estão movimentando o backstage para você curtir cada vez mais o Rock in Rio, confira!

1. Logística

O profissional de logística tem muito a agregar em grandes eventos como o Rock in Rio. Com prazos justos e sem margem para erro, a logística precisa ser perfeita para garantir tanto a montagem dos espaços quanto desmontagem.

Geralmente empresas terceirizadas são contratadas para montagem dos espaços e entrega de equipamentos (iluminação e som), trabalhando em turnos para garantir a entrega dentro do prazo.

2. Engenharia

A versatilidade da engenharia garante presença confirmada em grandes eventos. Temos a engenharia civil (cuidando das estruturas), engenharia elétrica (precisa garantir a iluminação e evitar falhas durante os shows) e a engenharia de produção (consegue atuar transversalmente com gestão dos projetos, processos e organização do evento).

3. Fotografia e Jornalismo

Esses profissionais são essenciais para a divulgação pré, durante e pós os eventos. Garantem insumos para diversas pautas e eternizam a sensação do público durante os dias de show.

Uma equipe multidisciplinar de cobertura garante agilidade na produção e veiculação das matérias e coberturas. Cada vez mais, temos jornalistas transmitindo ao vivo de diversas partes do Parque Olímpico, com chamadas interativas entre o público e os artistas.

4. Publicidade e Marketing

Como todo grande evento, no Rock in Rio não poderia ser diferente, esses profissionais fazem todo o “barulho” nas redes para garantir tanto a venda de todos os ingressos, quanto a entrada de patrocinadores para os espaços no evento.

Com equipes e agências, a missão é divulgar o máximo possível o festival. Gerando o chamado “buzz” nas redes com antecedência suficiente para gerar desejo no público e trazer negócios para o evento.

As principais ações ocorrem no meio digital (redes sociais, site, anúncios pagos) e também muita ação no mundo offline (envelopamento de frota, outdoor, chamadas em rádio e outros meios de comunicação). Tudo isso com um único objetivo: gerar relevância para o evento.

5. Medicina e Enfermagem

Aposto que você nem imaginou que essas profissões passagem pelo Rock in Rio, correto? Mas sabia que eventos com aglomeração de pessoas tem necessidade por lei de oferecer suporte médico?

Para atender essas necessidades e garantir uma experiência completa, o Rock in Rio conta com uma equipe de socorro. Composta por médicos, paramédicos e enfermeiros – para atender todos os chamados e direcionar os primeiros socorros quando for necessário.

Portanto, se alguém passar mal ou se acidentar, pode procurar os postos sinalizados no evento. Você encontrará um profissional para te ajudar.

6. Gastronomia

E como em todo bom evento, não pode ficar de fora as áreas de alimentação. Nesta edição do RIR, você vai encontrar um espaço Gourmet com grandes nomes da Gastronomia para apreciar um bom sanduíche entre os shows.

Mas vai além do famoso espaço para alimentação, na área VIP e também nos camarotes dos cantores, existe uma equipe preparada para servir refeições e atender as mais diversas demandas dos astros e das equipes.

Claro que essas são algumas das mais diversas profissões que compõem a estrutura de eventos de grande porte. Da próxima vez que for ao Rock in Rio, tente encontrar a presença desses profissionais e caso tenha alguma que não mencionamos aqui, pode mandar nos comentários!

Você também pode gostar