As 7 profissões mais bem pagas do mercado e como conquistá-las

profissões mais bem pagas
6 minutos para ler

Planejamento, foco e muita dedicação. Essas palavras resumem bem como deve ser a busca por uma trajetória profissional de sucesso, independentemente do ramo de atuação escolhido. Se você pretende trabalhar em algumas das profissões mais bem pagas do mercado, saiba que será necessário um esforço ainda maior, pois são as áreas mais concorridas.

Investir em um curso superior de qualidade é o ponto de partida para o desenvolvimento da sua carreira, pois o conhecimento especializado é essencial para exercer a função com maestria e segurança, seja na licenciatura ou no bacharelado. Afinal, sem esse domínio é impossível se destacar na profissão. 

Quer saber quais setores pagam melhor? Então, continue a leitura deste artigo e veja quais são as 7 carreiras mais promissoras!

1. Médico

A nossa lista não poderia começar diferente. Sem dúvida, a Medicina é um dos cursos mais indicados para quem procura estabilidade financeira. As possibilidades de atuação são enormes. Segundo o Conselho Federal de Medicina (CFM), existem, ao todo, 55 especialidades médicas — o que permite se destacar ainda mais na profissão.

A carreira envolve ganhos salariais elevados tanto no setor público quanto no setor privado, principalmente para os médicos que atuam na gestão hospitalar ou na direção de clínicas. Porém, os salários são promissores mesmo para quem está em início de carreira ou pretende seguir na função de médico generalista. Não é à toa que se trata do curso de graduação mais concorrido do país.

2. Diplomata

Os diplomatas estão entre os profissionais mais bem pagos do mundo. No entanto, para atuar na área, é necessário prestar um concurso público concorridíssimo no Itamaraty, além, é claro, de ter uma formação superior. 

Não é exigida uma graduação específica. No entanto, geralmente, os diplomatas são profissionais do campo do Direito ou das Relações Internacionais.

A função principal é representar o Brasil perante outros países, trabalhando pelo Ministério de Relações Exteriores (Itamaraty). Esse profissional é responsável por conduzir as relações e os negócios brasileiros no exterior, podendo atuar tanto dentro do próprio país quanto em entidades e órgãos internacionais, além de consulados.

3. Engenheiro

Quando falamos em graduação em Exatas, o destaque é das Engenharias. O mercado de trabalho na área está entre um dos setores mais estáveis em termos financeiros, sobretudo para quem é graduado nos cursos de Engenharia Civil, Engenharia Mecânica ou Engenharia Elétrica

Profissionais dessas áreas são muito requisitados devido ao conhecimento técnico aprofundado para atuar em diversos segmentos — como mineração, metalurgia, siderurgia, química, petroquímica, automobilística, naval e aeronáutica.

Os salários são elevados também devido à responsabilidade social da profissão, visto que o ofício não permite erros ou negligências. Os cursos superiores oferecem o grau de bacharelado e, geralmente, têm duração de cinco anos, com graduações presenciais e modalidades EAD (agora conhecidas como Ensino Digital). 

Guia de carreiras: Engenharias.Powered by Rock Convert

A média salarial é excelente até para engenheiros que estão em início de carreira, aumentando bastante conforme a experiência na área.

Guia de carreiras: Engenharias.Powered by Rock Convert

4. Profissional de TI

As inovações tecnológicas revolucionaram o mercado não só do ponto de vista da produção, mas também da gestão de informações e da análise de dados que circulam nas redes de computadores em escala mundial. Não é à toa que o setor de Tecnologia da Informação (TI) vem se destacando entre as profissões mais bem pagas do mercado atual.

Um profissional desse ramo é quem gerencia todas as informações em nível organizacional — seja no setor público, seja em organizações privadas —, processando-as e distribuindo-as em redes de computadores com foco nas estratégias competitivas das instituições. Normalmente, esses profissionais são graduados em cursos como Sistemas de Informação e Engenharia de Software.

5. Dentista

Depois da Medicina, a Odontologia é o ramo mais promissor da área da saúde. A média salarial é excelente mesmo para dentistas em início de carreira — embora as remunerações variem dependendo da especialização e da região de atuação do profissional. As possibilidades de atuação são vastas, sendo o consultório particular uma das opções mais procuradas.

No entanto, a demanda para profissionais da Odontologia no setor público também é enorme, principalmente em algumas regiões do país onde o acesso à saúde bucal ainda é restrito. Inclusive, muitos dentistas conciliam a carreira em hospitais públicos com a gestão de seus próprios consultórios.

6. Administrador

A Administração de Empresas sempre foi um ramo promissor no mercado de trabalho. Afinal, é constante a demanda por profissionais que saibam gerir os mais variados tipos de negócio. A principal função é organizar, planejar e orientar o uso das finanças das empresas, além dos recursos tecnológicos e humanos.

Para quem deseja atuar na área, é interessante ter domínio de mais de um idioma, tendo em vista a expansão internacional de alguns setores. Os administradores têm carreira cativa tanto no setor público (bancos, hospitais, universidades etc.) quanto no setor privado (comércio, hotelaria e empresas próprias de pequeno, médio ou grande porte).

7. Professor universitário

Sabemos que o ofício de professor é pouco valorizado no Brasil. Contudo, dependendo do nível de atuação, essa profissão pode, sim, estar entre as mais bem pagas do país. É o caso dos professores universitários com formação acadêmica de mestrado e doutorado. Esses profissionais podem trabalhar em universidades públicas como concursados ou em instituições de ensino privadas, ambos os setores com grande demanda.

Entre as principais funções de um docente do ensino superior, estão: planejar e ministrar aulas na graduação e pós-graduação, selecionar bibliografia relevante e acessível para os cursos, coordenar laboratórios científicos e projetos de pesquisa e orientar trabalhos de TCC, dissertações e teses. Com relação aos salários, quanto maior o tempo de docência do professor universitário, maior é a remuneração, principalmente para aqueles que atuam em nível federal.

Conhecer as profissões mais bem pagas do mercado é interessante para traçar seu plano de carreira e investir na formação adequada. Nesse sentido, contar com uma boa instituição de ensino é imprescindível para se destacar em qualquer área de atuação, sobretudo nas mais concorridas. Não se esqueça também de que a melhor maneira de ser bem-sucedido no trabalho é escolher uma profissão por amor e aptidão, e não somente pelo dinheiro.

Se você está em dúvida sobre qual faculdade escolher, aproveite e leia nosso post com 7 dicas de ouro para ajudar na decisão!

Você também pode gostar