Saiba quais são as profissões do futuro e conheça o mercado de trabalho

6 minutos para ler

Medicina, Direito, Engenharia, Nutrição, Enfermagem, Pedagogia, Administração — na hora de escolher uma faculdade, opções não faltam! Mas você sabia que o mercado está mudando muito e, além dessas alternativas tradicionais, outras profissões do futuro estão surgindo e, como é possível imaginar, faltam pessoas qualificadas para ocuparem esses novos cargos.

Então, antes de fazer sua escolha, que tal conhecer essas profissões? Pode ser que você se identifique com alguma delas e, nesse caso, pode se preparar para batalhar por um mercado em expansão que oferece excelentes oportunidades.

Entre as profissões do futuro, você encontrará algumas áreas que estão surgindo e outras que, embora tradicionais, estão sendo transformadas pelas novas tecnologias. Continue a leitura e conheça mais sobre elas!

Cientista de dados

Nos últimos anos, alguns desenvolvedores criaram ferramentas incríveis para o uso de dados na gestão de negócios. Elas preveem a coleta, cruzamento e análise de informações obtidas de fontes praticamente infinitas para apontar as tendências do mercado. Dessa forma, os administradores teriam uma previsão um pouco mais precisa sobre os rumos de seu segmento, considerando tanto o comportamento dos consumidores, quanto o cenário econômico local e global.

E o cientista de dados é o profissional que faz essa análise. Ele utiliza os dados para obter insights relevantes para a empresa, ajudando-a a tomar decisões e definir estratégias efetivas para beneficiar o negócio e ajudá-lo a atingir seus objetivos. Para isso, ele precisa ter muito conhecimento em matemática e estatística, que são áreas fundamentais para o exercício da profissão, bem como a Programação.

Tecnologia da Informação

Hoje em dia, pouquíssimas das atividades da nossa rotina não envolvem tecnologia. Fale a verdade: você ainda pega fila de banco para pagar contas? Provavelmente não! É possível realizar essa e outras ações como transferências e investimentos apenas com o smartphone na mão, certo? O mesmo acontece na hora de pedir comida, chamar um transporte, pesquisar e comprar produtos e assim por diante.

Dentro das empresas, tudo também depende de tecnologia. Portanto, os profissionais da área de TI são extremamente valorizados. Para você ter uma ideia, há mais de 460 mil vagas em aberto nesse setor, e as organizações não encontram mão de obra qualificada para ocupar esses cargos. Portanto, trata-se de uma carreira muito promissora.

Outro ponto importante que se pode destacar na área de TI é que há profissões para praticamente todos os gostos. Há cargos que exigem muita matemática e principalmente raciocínio lógico, como é o caso dos programadores. Por outro lado, também existe espaço para pessoas mais criativas e com espírito artístico, como os designers. Achar alguma faculdade que combina com a sua vocação fica muito mais fácil com toda essa diversidade.

Gestor de resíduos

No ritmo em que a sociedade está poluindo o planeta, ficará muito difícil manter as condições de vida durante alguns anos. Por isso, tem surgido a necessidade de alterar processos e criar um sistema em que o funcionamento das empresas e a rotina das pessoas cause o mínimo de impacto possível ao meio ambiente. Nesse cenário, faltam profissionais capacitados para a condução dessas mudanças.

A gestão de resíduos é um dos principais desafios nesse contexto. Trata-se de uma área multidisciplinar que pode ser conduzida por engenheiros (especialmente os ambientais e sanitários), químicos e outros profissionais de setores relacionados. 

No Brasil, até mesmo a lei gerou uma demanda por especialistas. A Política Nacional de Resíduos Sólidos, por exemplo, exige a presença de pessoas capacitadas para gerir o tratamento de água, esgotos, reciclagem, limpeza urbana e destinação correta dos diferentes tipos de lixo.

Médico

Profissionais que cuidam da saúde da população serão sempre necessários. Por isso, a Medicina sempre foi e será uma carreira em alta que desfruta de prestígio social e excelente remuneração. 

Essa área também está observando a chegada de tecnologias que prometem revolucionar o tratamento de pacientes, facilitar a previsão de possíveis problemas e a adoção de medidas para preveni-los. Portanto, há lugar para quem deseja exercê-la da forma tradicional ou ajudar no desenvolvimento desses novos recursos.

Biotecnólogo

A Biotecnologia é outra área que tende a crescer. O trabalho desse profissional é pesquisar e manipular o material biológico com uma série de objetivos. Em alguns casos, a empresa procura melhorar a qualidade dos alimentos ou a produtividade no campo. 

Outras vezes, o trabalho é feito para produzir remédios e encontrar novas alternativas para o tratamento de doenças. Há oportunidades de carreira em indústrias, laboratórios, centros de pesquisa e universidades.

Arquiteto e engenheiro 3D

Atualmente, já existem uma série de equipamentos que constroem objetos em 3D. Além disso, a técnica é cada vez mais utilizada na Arquitetura, Urbanismo e Engenharia. 

Ela permite criar projetos eficientes, solucionar problemas de compatibilização com antecedência, evitar retrabalho e fazer uma projeção de gastos precisa, evitando desperdícios no setor.

A tendência da Engenharia 3D deve crescer e exigir a especialização de profissionais qualificados para atender às demandas desse mercado em expansão. Espera-se que a indústria também a utilize com uma frequência cada vez maior, o que ampliará a atuação de quem se prepara para atuar na área.

Gestor de Inteligência Artificial

Não poderíamos terminar este post sem falar de uma área que está crescendo muito: o uso da Inteligência Artificial (IA). Na verdade, estamos apenas dando os primeiros passos no conhecimento dessa área fascinante, que pode ter inúmeras aplicações e ainda acelerar negócios, executar funções administrativas e comerciais, entre outras possibilidades.

O gestor de IA precisa entender bem esse conceito, saber como aplicá-lo a plataformas, além de dominar os princípios de Machine Learning. Por isso, geralmente esse cargo é desempenhado por profissionais da área de Engenharia, Ciência da Computação ou Análise de Dados.

E aí, qual dessas profissões do futuro você já conhecia? Identificou alguma área que gosta ou que tem um interesse em especial? Consegue se imaginar realizando tarefas que só viu em filmes de ficção científica e trazendo todas essas tecnologias para a realidade?

Então, que tal conhecer os cursos que permitem o acesso a essas profissões? Conheça nossos cursos de graduação e confira uma série de opções para a sua carreira!

Você também pode gostar