Quais características se destacam em um profissional de sucesso?

profissional de sucesso
6 minutos para ler

Não importa a área em que você atue, uma questão é certa: a elevada concorrência no mercado de trabalho. Então, o que fazer para se destacar? Em outras palavras: como se tornar um profissional de sucesso?

Ser bem-sucedido significa construir uma carreira ascendente, em que você realize um trabalho de qualidade, cause uma boa impressão na equipe e contribua, de fato, para os bons resultados de um negócio (seja sua própria empresa ou como colaborador). Mas, acima de tudo, é também atingir a satisfação pessoal em sua profissão.

Para isso, é fundamental desenvolver algumas características no trabalho. Quer saber quais são elas? É só continuar a leitura!

Quais são as características do profissional bem-sucedido?

Para crescer na carreira, é necessário ter uma boa qualificação e um currículo profissional de dar gosto, porém, há outras competências importantes para se destacar no trabalho. Confira a seguir.

Inteligência emocional

A primeira característica para ser um profissional bem-sucedido é desenvolver a inteligência emocional. Trata-se da capacidade de entender os próprios sentimentos e, também, os das pessoas que o cercam. Dessa forma, é possível controlar os impulsos, ou seja, “respirar fundo” antes de dar uma resposta que pode não ser a mais adequada no trabalho.

É alguém que conhece as próprias emoções, pode antecipar cenários e, assim, saber quando é hora de se afastar de alguma situação que possa trazer algum prejuízo para sua carreira.

Outro ponto importante de desenvolver essa competência é cultivar um bom relacionamento interpessoal. São pessoas empáticas, ou seja, sabem se colocar no lugar do outro e entendem suas dificuldades. Além disso, conseguem trabalhar bem em grupo, ouvem os colegas e respeitam pontos de vista divergentes.

Por fim, a inteligência emocional também permite ao profissional ter uma visão mais positiva, mesmo em situações adversas.

Ética

A ética é o conjunto de normas e preceitos morais que orientam uma pessoa a viver em sociedade. É um conceito que deve ser levado para o trabalho, independentemente de sua área de atuação.

Ser ético é adotar alguns princípios na relação com outros colegas, o público e instituições. É ter uma postura que norteie seus atos e honre sua profissão.

Liderança

Quer ser um profissional de sucesso? Comece a exercer a liderança. É importante ter um comportamento que inspire e motive sua equipe, de modo a melhorar a produtividade e trazer harmonia para o ambiente organizacional.

O líder é aquele que tem uma boa comunicação — consegue transmitir suas ideias com clareza, é bom negociador e entende a importância da colaboração dos colegas para trazer novas ideias.

Persistência

Tem muita gente que, diante do primeiro fracasso, fica desmotivado ou desiste de seguir em frente na área que escolheu. Para brilhar na profissão, é fundamental ter persistência. Entenda que os erros, dificuldades e feedbacks negativos vão fazer parte da sua rotina e que isso deve servir sempre de aprendizado.

Dessa maneira, se você tem uma ideia, como abrir o próprio negócio, não desista de empreender. Os riscos existem, mas, com bastante dedicação e investimento em qualificação, o sucesso ocorre naturalmente.

Guia de carreiras: Engenharias.Powered by Rock Convert

Comprometimento

Sabe aquela ideia de que a pessoa só vai trabalhar porque recebe um salário no final do mês? Claro que exercemos uma profissão para ter um rendimento, mas não é só isso que deve nortear seu trabalho.

É necessário ter comprometimento, ou seja, se envolver em seus projetos, com os objetivos da empresa e, também, com a equipe. Dessa forma, você enxerga um propósito maior no seu emprego, entendendo que, ao trabalhar com empenho, pode fazer a diferença na área em que atua.

Criatividade

As empresas buscam profissionais criativos, que consigam inovar — quer dizer, “pensar fora da caixa”. Por isso, não tenha medo de discutir ideias e expor o que pensa. Nesse processo, é possível descobrir novas soluções, fazendo o negócio onde trabalha despontar no mercado.

Humildade

Muitas pessoas são arrogantes no trabalho e no relacionamento com a equipe. No entanto, essa postura não vai gerar nenhum destaque: pelo contrário, vai afastar os colegas e passar uma imagem ruim aos superiores.

Para ser um profissional de sucesso, é preciso ser humilde e, assim, saber reconhecer os erros e dificuldades. Ninguém tem que saber tudo. O importante é mostrar que está disposto a aprender e agregar valor para a empresa onde trabalha.

Flexibilidade

O mercado é altamente dinâmico, com técnicas e inovações que surgem a todo momento, adaptando e aperfeiçoando processos. Com isso, transforma-se, também, o jeito de trabalhar, e o profissional do futuro precisa ser flexível e estar pronto para todas essas mudanças.

Essa versatilidade vai permitir, ainda, que ele esteja pronto para assumir novos desafios e se arriscar em segmentos diferentes.

Como desenvolver essas competências?

Agora que você já sabe quais são as características de um profissional de sucesso, deve estar curioso para descobrir como desenvolvê-las. Acompanhe abaixo.

Exercite o autoconhecimento

O primeiro passo é fazer um exercício de autoconhecimento: pensar sobre sua trajetória e carreira, elencando seus pontos fortes e fracos — tanto em questões como sua qualificação como em relação ao seu comportamento no trabalho.

Com essa reflexão, você pode investir em suas potencialidades e correr atrás de cursos que vão ajudá-lo a superar as dificuldades.

Estude constantemente

Seu aperfeiçoamento pessoal e profissional vai acontecer com muito aprendizado. Dessa forma, nunca deixe de estudar — faça cursos livres, de pós-graduação, participe de workshops e eventos. Outra dica é se manter informado sobre sua área, acompanhando livros, revistas e sites especializados.

Não tenha medo de errar

Por último, não tema assumir desafios: enxergue-os como oportunidades para crescer na carreira. Os erros vão acontecer, mas não podem ser motivo para abalar sua autoconfiança, impedindo que você seja bem-sucedido no mercado de trabalho.

Gostou de conhecer as competências necessárias para ser considerado um profissional de sucesso? A dica é fazer um plano de carreira e colocar como metas a aquisição dessas competências. Assim, você vai poder voar longe.

Quer mais conteúdos para alavancar sua vida profissional? É só seguir as páginas da Estácio nas redes sociais: estamos no Facebook, Instagram, YouTube e LinkedIn!

Você também pode gostar