Entenda como manter a produtividade na EAD

produtividade no ead
6 minutos para ler

As facilidades oferecidas pela tecnologia tomaram conta do nosso dia a dia, inclusive chegando à educação. A possibilidade de estudar a distância tem atraído pessoas no mundo inteiro pelos seus benefícios. Contudo, quem ainda não está muito acostumado com esse modelo precisa enfrentar o desafio de manter a produtividade na EAD — também conhecida como Ensino Digital.

A praticidade de estudar a qualquer hora e de qualquer lugar pode se tornar um perigo quando a rotina não é bem administrada. Na realidade, fazer um curso é uma tarefa que sempre demanda comprometimento, independentemente da modalidade escolhida.

Você já passou pela experiência do Ensino Digital? Precisa de dicas para melhorar seu rendimento? Aproveite a leitura!

Características do Ensino Digital

Basicamente, o ensino digital é a oportunidade de estudar pela internet. Dessa forma, os alunos não precisam participar de aulas presenciais, embora algumas formações exijam a presença física em ocasiões específicas, como provas e apresentação de trabalhos importantes.

De qualquer forma, a maior parte da rotina acadêmica é viabilizada por uma plataforma virtual de aprendizado, que é o principal meio de comunicação entre a instituição e o aluno. Essa é a ferramentada utilizada para disponibilizar as aulas gravadas ou transmitidas ao vivo, os exercícios e outros materiais complementares.

Tudo isso permite que o estudante possa acessar o conteúdo pela internet de onde ele estiver, seja do conforto do seu lar, seja de um hotel e até de uma cafeteria quando estiver viajando. As vantagens envolvidas na modalidade são os seus principais atrativos. Entre eles:

  • otimização de tempo;
  • economia com transporte, alimentação fora de casa e outros gastos;
  • comodidade;
  • autonomia na rotina de estudos;
  • desenvolvimento de habilidades como disciplina e organização.

Um detalhe relevante sobre esse assunto e uma dúvida ainda muito comum é a validade do diploma EAD. Nesse sentido, a certificação tem o mesmo reconhecimento de um curso presencial, desde que a instituição de ensino superior seja reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). Já os cursos livres não seguem tantas regras e são oferecidos com maior liberdade.

Como manter a produtividade na EAD — Ensino Digital

Mesmo diante de tantas facilidades, os desafios também existem no Ensino Digital. Um deles é ser produtivo e saber desfrutar de toda essa praticidade com consciência e comprometimento.

Afinal, ninguém vai ficar cobrando você pelos estudos e fica mais fácil se dispersar durante a correria do dia a dia, até porque cada um tem liberdade para escolher quando ou por quanto tempo estudar.

Por outro lado, não faz sentido iniciar uma formação e não aproveitá-la ao máximo, certo? Para tentar resolver esse caso, temos dicas práticas que ajudam na produtividade. Confira a seguir.

Vestibular-onlinePowered by Rock Convert

Organize sua rotina

Começar um curso é ter uma nova prioridade na sua rotina, não é mesmo? Ainda que você tenha outros afazeres e obrigações, é preciso se organizar para encaixar mais um compromisso na agenda. Aliás, a organização é uma habilidade que deve contribuir muito com os seus resultados.

Portanto, aprenda sobre gestão de tempo a fim de não deixar nada importante para trás, especialmente se você vive uma jornada dupla. Observe todas as suas tarefas diárias e encontre um momento destinado às atividades do Ensino Digital.

Se possível, reserve um tempo para estudar todos os dias ou, pelo menos, algumas vezes na semana, evitando que fique tudo acumulado. Aos poucos, perceba as suas necessidades e vá ajustando a rotina, de modo a dar conta de tudo.

Crie um cronograma de estudos

Assim como ter um tipo de “roteiro” para as atividades de cada dia, um cronograma de estudos também pode aumentar sua produtividade na EAD — Ensino Digital. Defina um período para estudar e divida todas as tarefas no tempo disponível: leitura, realização de exercícios, acompanhamento das videoaulas, entre outras atividades.

Outra dica é equilibrar a dedicação para as disciplinas, considerando suas facilidades e dificuldades com cada uma delas. Além disso, por mais que você tenha a liberdade de escolher em qual momento estudar, o hábito de reservar o mesmo horário ajuda a condicionar o corpo e o cérebro. Logo, você vai conseguir ter um desempenho melhor.

Utilize técnicas de produtividade

Uma rotina cheia e a tentação de estar em casa ou qualquer outro lugar confortável vão exigir cuidados para você não ter um rendimento baixo. Por isso, explore todas as técnicas e estratégias de produtividade que puder a fim de evitar esse comportamento.

Como cada um tem suas preferências, é complexo desenvolver uma fórmula que funcione para todos. Contudo, vale pensar em alguns pontos-chave:

  • conheça qual é o seu momento mais produtivo;
  • afaste as distrações na hora de estudar;
  • programe intervalos entre as atividades para não esgotar sua mente ou diminuir a capacidade de concentração;
  • tenha um local adequado para os estudos;
  • descubra quais técnicas de estudo favorecem sua performance;
  • evite a procrastinação e siga seu cronograma mesmo se estiver cansado;
  • inclua lazer e descanso na sua rotina para renovar as energias.

A importância de estabelecer metas

Por último e não menos importante, estabeleça metas para aumentar sua produtividade na EAD — Ensino Digital, e também para outros aspectos da sua vida. A ideia de ter objetivos claros em mente permite saber exatamente o que você deve fazer em cada momento, além de conseguir medir seu progresso ao longo do tempo. É como focar no seu destino e criar degraus até alcançá-lo.

Portanto, pense em metas de curto, médio e longo prazo que podem ser aplicadas em diversas situações da sua rotina. Por exemplo, determine a leitura de 20 páginas por dia para terminar um livro importante ou, então, pense em circunstâncias mais abrangentes e considere metas como aprender um novo idioma, concluir sua graduação e iniciar uma pós, entre outras.

Depois de delinear seus planos, não deixe de se empenhar em cada etapa e de comemorar a realização de todas elas. Essas pequenas vitórias são fundamentais para dar mais energia e motivação para seguir em frente. No fim das contas, ter produtividade na EAD — Ensino Digital não é uma missão impossível se você se organizar.

Gostou das dicas? Para continuar acompanhando nossas publicações e não perder nenhuma novidade, assine a newsletter do blog!

Você também pode gostar