Conte com a parceria da Estácio no momento de procurar por estágio

procurar por estágio: pessoas olhando computador
7 minutos para ler

Trabalhar na sua área durante a graduação é uma das experiências mais ricas que a faculdade oferece. Com essa oportunidade, é possível aliar teoria e prática, ter a primeira experiência formal no mercado e ampliar seus conhecimentos. Para isso, é preciso saber como procurar por estágio de forma efetiva.

Esse é um dos maiores desafios que o universitário enfrenta. A boa notícia é que algumas universidades oferecem programas que ajudam a encontrar vagas nas melhores empresas, além de disponibilizar oportunidades exclusivas para seus alunos.

Quer saber como a Estácio pode ajudar você a procurar por estágio profissional? Continue a leitura e confira!

Qual é a importância do estágio durante a graduação?

O estágio é uma etapa que auxilia no processo de aprendizagem e desenvolvimento dos alunos. Ao atuar na área, você vivencia os conteúdos acadêmicos na prática, o que permite a aquisição de conhecimentos e postura relacionada com a carreira escolhida.

Essa oportunidade também promove a troca de experiências e conhecimentos entre estagiários e colaboradores de uma empresa, bem como apresenta novas ideias, planos, conceitos e estratégias de crescimento.

Outro ponto importante é que o estágio pode ser a porta de entrada para o primeiro emprego. Muitas organizações oferecem planos de carreira que permitem aos estagiários evoluírem suas competências e serem efetivados.

Como começar a procurar por estágio?

Visite feiras profissionais

Eventos organizados pela faculdade são excelentes oportunidades para conseguir um estágio ou uma indicação. Nessas ocasiões, é comum a presença de profissionais experientes, com os quais você pode conversar. Também é uma forma de entender como está o mercado e em quais áreas dentro da sua formação vale a pena investir.

Procure diretamente na instituição de ensino

Se você cursa uma boa faculdade, pode buscar apoio diretamente nela. Muitas instituições criam programas para ampliar as possibilidades e facilitar o ingresso dos alunos no mercado de trabalho.

Algumas faculdades também fecham importantes parcerias com empresas e disponibilizam oportunidades de estágio para seus alunos. Essa iniciativa mostra como a organização confia na qualidade da formação superior da instituição.

Enriqueça seu currículo

Mesmo que o estágio seja a sua primeira experiência profissional, existem diversas formas de se aperfeiçoar e chegar mais preparado no mercado. Assim, é possível ter um currículo de destaque antes mesmo de participar de uma seleção.

Para isso, faça cursos e participe de palestras, projetos, workshops e eventos em geral. Tudo isso conta muitos pontos no momento de competir por uma vaga e de ter o seu currículo avaliado.

O que é a Feira de Virtual de Estágios e Empregos da Estácio?

A Feira de Virtual de Estágios e Empregos já está se tornando uma tradição. Em sua terceira edição, que ocorrerá entre 9 e 13 de setembro de 2019, poderão participar alunos, graduados e não alunos da Estácio. Durante esse período, será possível conhecer mais sobre as carreiras em destaque no mercado e conferir mais de 7 mil vagas oferecidas para estudantes de todo o país.

Quais são as empresas participantes?

Confira a seguir algumas das empresas que estarão presentes oferecendo diversas vagas:

  • OLX
  • Itaú Unibanco
  • Cervejaria Ambev
  • White Martins
  • IBM
  • Amil
  • Stone Pagamentos
  • Infoglobo
  • Universia Santander
  • Estante Mágica
  • brMalls
  • CIEE
  • Companhia de Talentos
  • Nube
  • Fundação Mudes
  • Siqueira Castro Advogados
  • Castro Neves Advocacia
  • Trench Rossi Watanabe Advogados

Como o evento funciona?

Para participar do evento, é necessário fazer seu pré-cadastro online. A interação entre os participantes e as empresas vai ocorrer por meio de chat, de acordo com a programação definida.

Serão disponibilizados aos alunos e ex-alunos da Estácio, com exclusividade, mil acessos à plataforma de desenvolvimento de carreira. Tudo isso para que você possa ampliar suas oportunidades!

Por que é importante participar?

Além das vagas de estágio e emprego, a feira virtual também oferece aos estudantes e profissionais de todas as áreas palestras e conteúdos sobre como alavancar a carreira, informações sobre as novas profissões que estão surgindo no mercado, dicas para elaborar currículos melhores, o que dizer e como se comportar durante uma entrevista e muito mais.

O evento já faz parte do cronograma dos universitários de todo o Brasil. A ferramenta é fundamental, pois oferece boas oportunidades para todos aqueles que querem ampliar suas chances no mercado de trabalho. Além disso, é possível atualizar sua carreira, ampliando o networking com grandes empresas — nacionais e multinacionais. A terceira edição está cheia de novidades e inovação, por isso, vale a pena conferir!

Como a Estácio ajuda no seu acesso ao mercado de trabalho?

Você sabia que a Estácio tem uma área que auxilia na sua capacidade de conseguir um estágio ou emprego? Nossos alunos e egressos podem buscar apoio diretamente com o setor de Empregabilidade. 

A área atua na interação entre alunos, empresas e mercado de trabalho, e é responsável por orientar e preparar o aluno ao longo de toda sua trajetória acadêmica, desenvolvendo habilidades técnicas e comportamentais para ajudá-lo na construção de sua carreira.

Ela também oferece um conjunto de ferramentas e plataformas de orientação profissional, além de vagas para estágios e empregos no portal Estácio Carreiras

Quais são os impactos do estágio na vida profissional?

A competitividade do mercado de trabalho é cada vez maior. Por isso, não basta apenas se graduar em uma boa instituição de ensino — é preciso aproveitar todas as oportunidades para se aperfeiçoar. É por isso que feiras como a oferecida pela Estácio é tão importante.

Ao entrar em contato com o mundo empresarial, o estagiário vivencia situações que ajudam a desenvolver o seu senso de responsabilidade. Com isso, você passa a ter organização e disciplina para conciliar o trabalho com os estudos.

Além disso, quem faz estágio consegue perceber com mais facilidades quais são os seus pontos fortes e de melhoria. Isso é fundamental para se desenvolver e ter uma carreira de sucesso.

A autoconfiança é outro ponto importante. É com esse espírito confiante que o estagiário desenvolve as seguintes características e habilidades:

  • iniciativa;
  • identidade própria;
  • capacidade de trabalhar em grupo;
  • competitividade;
  • espírito de liderança;
  • proatividade.

Tais atributos preparam o estudante para o mundo, servindo como importantes indicativos do talento do profissional. E é isso que as empresas buscam: pessoas comprometidas e inovadoras, que sabem se portar e têm algum diferencial para oferecer.

Por entender a importância do estágio, a Estácio também oferece outros programas para seus alunos. É o caso da ação “Formou Estágio: trabalhando com um Tubarão”, que permitiu aos alunos participarem de um programa e conquistarem uma vaga de estágio com um dos tubarões do programa Shark Tank Brasil.

Na hora de procurar por estágio, lembre-se de que a parceria com a Estácio pode ser fundamental. A instituição é uma das maiores e mais respeitadas do setor educacional brasileiro. Há 49 anos oferece acesso a um ensino de excelência em grande escala e de forma única. Por isso, programas como os apresentados neste post são tão eficientes.

Quer participar do evento? Então, não deixe de fazer o seu pré-cadastro no site da Estácio!

Você também pode gostar