Psicopedagogia: conceito, atuações e cursos na Estácio!

Psicopedagogia: conceito, atuações e cursos na Estácio!
12 minutos para ler

Algumas pessoas passam por dificuldades durante o processo de aprendizagem, o que pode ser ocasionado por fatores físicos, mentais, emocionais e sociais. Sendo assim, é importante contar com pessoas qualificadas para identificar eventuais distúrbios que podem levar a esse problema. O mais indicado, nesse sentido, é buscar o auxílio de um profissional da Psicopedagogia, certo?

Pensando nessa demanda de mercado, preparamos um conteúdo completo para explicar o que é a Psicopedagogia, sua importância, como se formar na área, quais os ramos de atuação e demais informações sobre o assunto. Acompanhe!

O que é Psicopedagogia?

A Psicopedagogia é a área de estudo que alinha elementos da Pedagogia e da Psicologia, para desenvolver de maneira apropriada metodologias pedagógicas e didáticas. Por meio desses métodos, é possível estudar a dificuldade de aprendizado de uma pessoa de forma contextualizada.

Ao mesmo tempo, é possível avaliar as potencialidades sociais, cognitivas e afetivas para um melhor progresso das atividades que um indivíduo executa. O intuito é estudar o comportamento humano e os fatores psicológicos que acontecem no decorrer da aprendizagem, visando identificar quaisquer problemas na obtenção do conhecimento.

Quem são os profissionais psicopedagogos?

O profissional especialista em Psicopedagogia tem a tarefa de estudar, prevenir e corrigir as dificuldades que uma pessoa tenha no processo de aprendizagem. Isso é feito por meio de um plano efetivo capaz de contribuir com o alcance dos objetivos educacionais.

Em geral, o psicopedagogo avalia no ambiente escolar as questões socioafetivas, psicológicas e cognitivas, bem como o desempenho na linguagem (escrita e leitura) e raciocínio lógico. Para isso, vai coletar informações necessárias sobre os mais variados ambientes da vida das crianças e adolescentes, além de fazer entrevista com professores, pais, parentes e demais responsáveis.

É fundamental identificar a melhor maneira de aprender para cada pessoa (auditivo, visual, cinestésico etc.) para um diagnóstico mais efetivo. Por meio dessa avaliação, é criado um plano de ação a fim de aperfeiçoar as diferentes áreas da vida do indivíduo para o processo educacional ter o êxito esperado.

Qual é o curso para quem deseja se tornar pedagogo?

O curso de Psicopedagogia é um bacharelado com disciplinas que dão ênfase para a Psicopedagogia Institucional (em que o profissional atua em ONGs, escolas, centros comunitários, hospitais etc.) e Psicopedagogia Clínica (em que o psicopedagogo atua em clínicas ou consultório).

O curso também pode ser disponibilizado no nível de pós-graduação, possibilitando a especialização na área aos profissionais já graduados no curso de Psicologia ou Pedagogia. Nesse tipo de situação, a formação contará com uma duração média de 12 meses a 2 anos, tempo em que o estudante compreenderá conceitos complementares aos conhecimentos obtidos na formação inicial.

Já o curso de graduação dura uma média de quatro anos, com estágio supervisionado e apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Assim, a pessoa vai entender a fundo questões específicas da Psicopedagogia.

No nível de graduação, o curso pode ser feito em grau de bacharelado ou licenciatura, que apresentarão variações nos métodos de abordagem de ensino. Por exemplo, na licenciatura, o profissional vai desenvolver um enfoque maior nos aspectos pedagógicos; enquanto no bacharelado ele será capacitado para trabalhar nos mais diversos setores do mercado.

Qual é a importância dessa formação?

A importância da formação está intimamente ligada às funções do profissional:

  • capacitar e reabilitar pessoas que apresentam dificuldades de aprendizagem, estimulando-as por intermédio de práticas que simplifiquem o seu processo de aprendizagem;
  • avaliar as reais chances de aprendizagem do indivíduo;
  • identificar problemas de aprendizagem em crianças, jovens e adultos;
  • prevenir os problemas de aprendizagem por meio do desenvolvimento de habilidades cognitivas, sociais e emocionais, que influenciam nos processos de aquisição de conhecimento;
  • orientar os pais e professores a respeito da forma mais econômica de educar crianças e adolescentes na fase escolar;
  • intervir de maneira psicopedagógica, buscando a solucionar os problemas de aprendizagem, com foco na pessoa ou instituição de ensino;
  • oferecer apoio psicopedagógico aos trabalhos educacionais;
  • prestar consultoria e assessoria psicopedagógicas;
  • direcionar os serviços de Psicopedagogia em estabelecimentos públicos ou privados;
  • produzir e divulgar o conhecimento tecnológico e científico ligado à aprendizagem humana.

Quais são as possibilidades de atuação?

No mercado de trabalho, o profissional de Psicopedagogia pode atuar no ramo de Recursos Humanos de empresas, ajudando no processo de aprendizado dos colaboradores, em escolas, ONGs, clínicas de aconselhamento, centros comunitários, entre outros.

Outro ponto relevante é que a Psicopedagogia tem duas áreas de atuação principais, sendo a clínica e a institucional. Entenda um pouco melhor como cada uma funciona e suas principais características.

Psicopedagogia Clínica

Trata-se do ramo que atende pessoas individualmente — crianças, adolescentes e adulto. Ele analisa todos os contextos ou processos que podem influenciar a dificuldade de aprender de determinado indivíduo, sejam eles pedagógicos, cognitivos ou emocionais.

O trabalho consiste em elaborar estratégias e medidas para gerar mudanças comportamentais e simplificar os processos de assimilação dos conteúdos. Afinal, para uma pessoa aprender de maneira sistemática, é preciso equilibrar bem a sua saúde e seu estado psicológico.

Quando algum desses fatores tem problemas, isso reflete na forma como o indivíduo constrói saberes. Por este motivo, é muito comum que os profissionais trabalhem junto a equipes multidisciplinares, com pessoas de outras áreas — por exemplo, psiquiatras, psicólogos, fonoaudiólogos, neurologistas e demais.

Nesse caso, entre as principais atividades executadas, estão:

  • identificação de dificuldades de aprendizagem;
  • investigação de problemas de assimilação;
  • avaliações psicopedagógicas;
  • utilização de metodologias pedagógicas e clínicas;
  • escolha das melhores intervenções de reversão;
  • orientação profissional.

Psicopedagogia Institucional

A Psicopedagogia Institucional trabalha com grupos de indivíduos em locais como empresas, escolas e hospitais. Por exemplo, nas escolas, o profissional avaliar a instituição em geral, a grade de horários, instalações físicas e o comportamento dos funcionários e alunos. Dessa forma, consegue identificar os aspectos que favorecem ou prejudicam o processo de aprendizagem.

A orientação dos professores a respeito das etapas de construção do conhecimento e o desenvolvimento de práticas de mudanças escolares que simplifique esse processo também integra as funções. O profissional ainda ajuda no planejamento de aulas e na forma de lidar com os alunos que apresentam dificuldades.

O profissional preza pelo bom relacionamento interpessoal e, em muitos casos, precisa envolver familiares da criança, professores e a direção da instituição de ensino em diálogos ou tarefas que ajudem a criar um ambiente social favorável para o aprendizado.

Vestibular-online

No caso de empresas, o psicopedagogo costuma trabalhar no departamento de Recursos Humanos e promove atividades para facilitar o entendimento e compartilhamento de informações, bem como estimular novas forma de relacionamento entre os integrantes da equipe e gestores. Além disso, pode atuar no clima organizacional, engajamento, treinamento e desenvolvimento, por exemplo.

Já nas instituições de saúde, a atuação do psicopedagogo está associada ao acompanhamento de pessoas internadas para que elas consigam manter alguma oportunidade de ter processos de aprendizagem e possam se adaptar novamente ao ambiente escolar quanto tiverem alta do hospital.

O profissional também pode auxiliar pacientes internados que, devido a alguma doença ou trauma, perderam parte da memória, capacidade de aprendizagem, ou necessitam aprender novamente a executar atividades simples para adquirirem autonomia em seu cotidiano.

Qual é a média salarial?

Atualmente, um psicopedagogo ganham, em média, R$2.850,87 no mercado de trabalho no Brasil, para uma jornada de trabalho correspondente a 33 horas semanais.

Qual é a diferença entre Pedagogia e Psicopedagogia?

Uma dúvida que ocorre com frequência é a diferença entre essas áreas de atuação. A seguir, vamos explicar suas particularidades e o que difere uma da outra.

Pedagogia

O profissional de Pedagogia, conhecido como pedagogo, é o responsável pelo aprendizado em si. Dessa forma, atua com crianças, em especial nas instituições de ensino de nível primário. Com isso, utilizando tudo que aprendeu no decorrer da faculdade — métodos de ensino, formas de aprendizagem, expectativas do conhecimento e demais —, busca ensinar da melhor forma possível.

A finalidade da formação pedagógica é fazer com que as crianças possam obter conhecimento de maneira leve e eficaz, e continuem apresentando habilidade para adquirir novas informações conforme vão se desenvolvendo. Quando esse trabalho não é bem executado, a pessoa pode levar consigo problemas de aprendizagem para sempre, o que afeta negativamente a sua qualidade de vida.

É importante salientar a Pedagogia Social, que procura diferentes formas de melhorar a inclusão e a oferta de ensino de qualidade para todos os indivíduos, inclusive considerando eventuais distúrbios de aprendizagem.

Psicopedagogia

A Psicopedagogia é a união da Psicologia e da Pedagogia. Assim, o profissional atua tanto na parte de aprendizado quanto na do cérebro, buscando fazer uma análise dos obstáculos para a assimilação de novos conteúdos.

Nesse ramo, é preciso estudar e compreender como a mente humana lida com tudo isso. Então, por meio desse entendimento, busca identificar por quais motivos o paciente em questão tem dificuldades no processo de aprendizagem. Ou seja, aplica técnicas e conhecimentos tanto da Pedagogia quanto da Psicologia no dia a dia de trabalho, com crianças, jovens e adultos.

Quais são as formações disponíveis na Estácio?

A Estácio pode contribuir para que você se torne um profissional da área da Psicopedagogia. A seguir, veja quais são as formações disponíveis!

Graduação em Psicopedagogia

O Curso de bacharelado em Psicopedagogia pretende formar profissionais para a aquisição de competências e habilidades com uma visão crítica da realidade econômica, social, cultura e política. A pessoa estará capacitada para desenvolver atividades técnico-científicas nas mais variadas áreas de atuação.

O curso procura analisar e discutir estratégias, abordagens e recursos apropriados para o profissional trabalhar nos processos de ensino-aprendizagem ao nível individual e grupal, tanto nas práticas institucionais quanto preventivas ou de intervenção clínica psicopedagógica.

O curso também vai ofertar condições para o psicopedagogo atuar na investigação Psicopedagógica, além de:

  • usar os referenciais científicos, em prol do fortalecimento do estudo na própria Psicopedagogia e no seu intercâmbio com ramos afins;
  • colaborar com a formação de profissionais habilitado para assessorar os professores sobre os diversos fatores que o processo de ensino-aprendizagem apresenta, estimulando o pensamento reflexivo, crítico e transformador;
  • disponibilizar aportes teóricos e práticos para auxiliar na formação de profissionais aptos para proporcionar aos professores de rede pública e privada os fundamentos adequados no processo de inclusão dos alunos com necessidades educativas especiais.

Pós-graduação em Psicopedagogia

O curso de Pós-Graduação em Psicopedagogia disponibiliza uma visão ampla, atual e crítica do ramo. As aulas abordam as práticas para uma melhor realização de diagnóstico, intervenção, e prevenção de problemas pedagógicos.

Com duração de 12 meses, faz a junção de conhecimentos de Saúde e Educação. Dessa forma, é uma especialização, com grande importância para profissionais que desejam estudar as etapas da aprendizagem, bem como seus obstáculos e soluções.

Pós-graduação em Psicopedagogia Clínica e Institucional

Com um mercado bastante competitivo e o acelerado ritmo de transformação exigido por ele, são colocadas em questão a formação dos profissionais da área de ensino e/ou saúde. Tudo isso faz com que o nível de exigência no que tange à qualidade da formação dos profissionais e da titulação acadêmica seja cada vez maior.

Psicopedagogia Clínica e Institucional é um programa de Pós-graduação desenvolvido em observância às mais recentes demandas do ambiente educacional, em termos de, flexibilidade, multidisciplinaridade e criatividade. Ele traz uma diversidade de conceitos e práticas, fundamentais para a formação de profissionais que procuram agir e intervir nos processos de ensino-aprendizagem.

Por meio deste artigo, você pode obter as principais informações e esclarecer suas dúvidas sobre o curso de Psicopedagogia. Então, caso tenha interesse na área e aproveitar as oportunidades de mercado, é importante contar com uma instituição de ensino de qualidade, com boa infraestrutura, professores qualificados e que ofereçam as modalidades presenciais e EAD.

Estácio é uma instituição capacitada para a construção de profissionais, além de oferecer boas oportunidades de ingresso, seja por meio do Enem, Fies, entre outras alternativas interessantes para você. Tudo isso, para que você tenha acesso a um ensino de qualidade e que vai de habilitar para ter sucesso em seu futuro profissional.

Achou este artigo interessante? Então, aproveite a oportunidade de ter a experiência de estudar onde, quando e como quiser por meio do Experimente seu Brilho, além de conferir os conteúdos sobre os Cursos da Estácio nessa área!

Você também pode gostar

Deixe um comentário