O guia completo para entender tudo sobre pós-graduação
A decisão de cursar uma pós-graduação é o primeiro passo para o desenvolvimento de novas habilidades profissionais. O curso tem o propósito de contribuir para a construção de um currículo diferenciado, ampliando as possibilidades de acesso ao mercado de trabalho e oferecendo uma nova maneira de fazer networking.
Apesar da sua relevância, é comum que os profissionais tenham dúvidas em relação à escolha da pós-graduação. Pensando nisso, desenvolvemos este conteúdo especial sobre o tema!
Ao longo do artigo, você vai entender o que é a pós-graduação, quais as diferenças entre essa e outras formações, os tipos de pós existentes no Brasil, as principais formas de ingresso, as vantagens, entre outros aspectos relevantes e que vão fazer toda a diferença na sua escolha.
Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura para descobrir!
O que é pós-graduação?
A pós-graduação é um curso que tem como principal objetivo aprofundar os conhecimentos que foram adquiridos durante a graduação. Portanto, se trata de uma especialização que oferece um “plus” de conteúdo aos alunos.
Os cursos de pós-graduação se dividem em dois tipos: lato sensu e stricto sensu. O lato sensu engloba especializações e Master Business Administrations (MBAs). Já o stricto sensu contempla o mestrado e o doutorado.
Qual foi o primeiro curso de pós-graduação do Brasil?
Na década de 1930, professores estrangeiros trouxeram pela primeira vez para as universidades brasileiras, modelos institucionais para estudos em pós-graduação.
Nos primeiros anos, os cursos de pós-graduação se desenvolveram sem uma regulamentação externa. Com isso, as universidades tinham liberdade para deliberar sobre as melhores práticas e organização das metodologias e estrutura das aulas.
Apesar de representar os primeiros passos no cenário acadêmico brasileiro, foi um modelo que gerou pouco impacto na pós-graduação como conhecemos hoje. Naquela época, a pós era restrita a pequenos e seletos grupos.
Na década de 1940, a expressão “pós-graduação” foi utilizada legalmente pela primeira vez. Já em 1950, os primeiros acordos na área de educação superior e pós foram firmados entre o Brasil e os Estados Unidos.
Em 1960, o governo federal colocou em prática medidas inspiradas no modelo estadunidense, formalizando e reconhecendo a pós-graduação como um novo nível de educação. Foi nessa época que foram criados os cursos de mestrado e doutorado em universidades como:
- Universidade Federal do Rio de Janeiro;
- Universidade de Brasília;
- Escola Superior de Agricultura de Viços;
- Instituto Tecnológico da Aeronáutica, em São José dos Campos.
A partir daí, os cursos de pós-graduação foram ganhando cada vez mais espaço. Atualmente, estão presentes em universidades e faculdades de todo o país, tanto na esfera de educação pública quanto privada.
Quais os diferenciais em relação a outros tipos de formação?
A graduação é o curso de “saída” para os alunos que querem dar os primeiros passos na construção de uma carreira. No sistema da educação superior, é o primeiro título universitário recebido por um indivíduo. Ao concluir o curso, o profissional recebe o título de bacharelado ou licenciatura, com diploma emitido pela instituição de ensino e aprovado pelo Ministério da Educação (MEC).
A pós-graduação é o segundo passo da formação profissional. Durante o curso, o aluno vai aprofundar um conteúdo ou tema abordado durante a graduação. Ao concluir, recebe um título de “especialista” em determinado assunto.
Os cursos técnicos e tecnólogos também tornam os estudantes aptos para o mercado de trabalho. A diferença é que a duração desses cursos costuma ser mais curta e as matérias abordadas são mais restritas, direcionadas a temas e abordagens bem mais específicas, voltadas para a prática profissional.
Nos cursos da graduação e pós-graduação, há um aprofundamento em determinados temas e uma abordagem mais ampla dos conteúdos.
Quais os tipos de pós-graduação existentes?
Quando se fala em pós-graduação, o mercado de ensino oferece uma infinidade de opções para os alunos. A pós pode ser cursada na modalidade presencial, semipresencial ou ensino digital. Conheça cada uma!
Pós-graduação presencial
A pós-graduação na modalidade presencial foi o primeiro modelo utilizado pelas instituições de ensino superior. Geralmente, era oferecida em aulas realizadas às sextas-feiras à noite e sábados.
Essa carga horária foi criada pensando nos profissionais com uma rotina de trabalho que demandava dedicação e que não tinham tempo para fazer as aulas em outros horários.
Vale ressaltar que a modalidade de pós-graduação presencial ainda é utilizada por muitas instituições de ensino.
Pós-graduação semipresencial
A pós-graduação semipresencial mescla o modelo tradicional ao de ensino digital. Por meio dele, os alunos conseguem manter um contato presencial com colegas e professores ao mesmo tempo que usufruem dos benefícios do ensino EAD.
Pós-graduação ensino digital
A pós na modalidade de ensino digital, também conhecida com EAD, é a opção mais versátil sob o ponto de vista da mobilidade e gestão de tempo. O aluno tem liberdade para fazer as suas aulas em qualquer lugar, sem a necessidade de se locomover até a instituição de ensino.
A modalidade EAD tem crescido bastante nos últimos anos, especialmente em razão da necessidade de ganhar mobilidade e de usar o tempo de modo mais inteligente. Ao cursar uma pós-graduação na modalidade digital, o aluno se beneficia de diferentes maneiras. Acompanhe!
Rotina de estudo com mais flexibilidade
Um dos grandes desafios dos profissionais que fazem pós-graduação presencial é conseguir adequar a sua rotina para que estejam presentes na sala de aula no dia e horário estabelecidos pela instituição.
Estudantes de pós, que geralmente estão inseridos no mercado de trabalho e têm compromissos durante o dia, têm mais dificuldade de conseguir cumprir essa agenda.
A modalidade digital surge como uma opção mais flexível, pois possibilita que o aluno faça as suas aulas em qualquer lugar, desde que tenha um equipamento com acesso à internet.
Pós-graduação com preços mais acessíveis
Quando falamos em acesso à educação, um dos empecilhos citados pelos brasileiros é o custo. Outro diferencial da pós-graduação digital é justamente o custo. Além da redução dos gastos com transporte e alimentação fora de casa, ele consegue ter acesso a cursos mais baratos.
Para fazer um curso EAD, a única exigência é ter acesso à internet, um custo que provavelmente já faz parte da sua despesa mensal. Então, além da mensalidade mais baixa, você não precisa se preocupar com outras despesas adicionais que, geralmente, estão presentes em uma rotina de estudos presencial.
As mensalidades são mais baixas nos cursos digitais porque as instituições têm um custo menor para organizar e promover esse tipo de ensino. Algumas razões para isso são:
- necessita de uma infraestrutura de espaço bem menor;
- tem baixo custo com energia elétrica;
- tem a possibilidade de atender mais alunos, já que não existe a restrição física da sala de aula.
Possibilidade de desenvolver novas habilidades
Outro benefício do EAD sobre o qual poucas pessoas falam é o fato de possibilitar o desenvolvimento de novas habilidades, principalmente para aquelas pessoas que nunca fizeram um curso digital.
Para conseguir estudar e ter resultados, o aluno precisa ter uma boa capacidade de autogestão, organização, disciplina, responsabilidade e proatividade. Todas essas competências podem ser desenvolvidas pelo aluno na modalidade EAD.
E perceba que tais competências são bastante valorizadas no mercado de trabalho. Cada vez mais, as empresas procuram profissionais que tenham compromisso, autonomia e capacidade de coordenar as suas obrigações de maneira livre e eficiente.
Com a pós-graduação EAD, além de aprofundar o conhecimento técnico na sua área, você vai ser estimulado a desenvolver características como:
- foco;
- responsabilidade no cumprimento das tarefas;
- iniciativa;
- capacidade de gerenciamento do próprio tempo;
- comprometimento com as atividades.
Quais as principais formas de ingresso?
Se você tem dúvidas sobre como fazer pós-graduação, saiba que o processo de inscrição é relativamente simples. Porém, ele pode variar de acordo com a instituição de ensino escolhida.
Via de regra, é necessário apenas que o estudante comprove que concluiu o seu curso superior, apresentando o diploma. No caso das pós stricto sensu, é necessário realizar uma prova ou a apresentação de um projeto de pesquisa, junto com o comprovante de conclusão do ensino superior.
Quais os tipos de incentivos existentes para quem quer cursar uma pós-graduação?
Existem alguns incentivos governamentais destinados aos alunos que desejam cursar a pós-graduação. Entre eles:
- Reuni: programa do Governo Federal que implementa medidas para a retomada do crescimento do ensino superior público. Uma das diretrizes do Reuni é justamente de promover a “articulação da graduação com a pós-graduação e da educação superior com a educação básica”;
- CNPQ: bolsas de estudos oferecidas para alunos de todo o país e que têm o propósito de fomentar as pesquisas científicas e tecnológicas, formando profissionais para atuarem no setor de pesquisa nacional;
- Bolsa Capes: bolsa oferecida para estudantes de todo o país, que tem o objetivo de promover a formação de profissionais em cursos de pós-graduação strictu sensu, ou seja, em mestrado e doutorado.
Quais são os diferenciais das pós-graduações na Estácio?
A Estácio é uma instituição de ensino superior comprometida com o desenvolvimento das habilidades técnicas, emocionais e humanas dos alunos. Para tornar os cursos acessíveis a alunos com diferentes objetivos, criamos modalidades como a pós-graduação em 6 meses.
Por meio das modalidades de ensino remoto, oferecemos a flexibilidade que os alunos precisam para conseguir organizar a agenda e combinar uma rotina de trabalho e estudos.
Vantagens para o aluno
Além de todas as vantagens já mencionadas, os alunos que escolhem a Estácio têm a possibilidade de cursar a pós-graduação na modalidade digital, com custos mais baixos e todos os benefícios que uma formação EAD oferece.
Somado a isso, a Estácio se destaca pelo comprometimento com o material didático. Todo material fornecido aos alunos é atualizado e elaborado a partir das pesquisas mais atuais. O material também leva em consideração as necessidades do mercado, para que o aluno esteja alinhado ao que há de mais atual e moderno na sua área de atuação.
O ambiente digital em que são realizadas as aulas é totalmente interativo, prático, funcional e de fácil entendimento. Ele foi pensado para promover a interatividade, seja nos chats ou nos fóruns. Nele, o aluno sempre terá a possibilidade de se conectar com os colegas de turma e professores.
Assim, o aluno tem acesso às melhores ferramentas para qualificar e facilitar o seu processo de aprendizagem.
Como se inscrever nas pós-Estácio?
Se inscrever nos cursos de pós graduação oferecidos pela Estácio é simples! Basta acessar o site da instituição e selecionar aquele de sua preferência.
Ao clicar no curso escolhido, você será direcionado para a página do curso. Lá, é possível encontrar todas as principais informações a respeito daquela pós como:
- objetivo;
- público-alvo;
- pré-requisitos;
- mercado de trabalho;
- grade curricular;
- preço;
- informações sobre a duração do curso;
- tipo de certificação conferida;
- modelo de ensino.
Após a leitura de todas as informações, você pode fazer a primeira etapa da inscrição diretamente no site, clicando no botão “quero me inscrever”.
Ao selecionar essa opção, você será direcionado para uma nova página. Nela, você deverá preencher um formulário com informações sobre o curso e sua localização. O sistema da Estácio vai localizar o curso mais próximo e/ou melhor sugestão de pós para você começar os seus estudos sem complicação.
Em caso de dúvida, você poderá entrar em contato com a Estácio por telefone ou Whatsapp, todas as informações de contato estão no site da instituição.
Quais são as diferenças entre mestrado, especialização, MBA e doutorado?
Como destacado no início do artigo, os cursos de pós-graduação são divididos em dois tipos: lato sensu e stricto sensu. Acompanhe!
Lato sensu
Na categoria lato sensu, você tem especializações voltadas para o aprofundamento de determinados conteúdos já abordados na graduação como:
- Especialização: são pós-graduações tradicionais, destinadas exclusivamente ao aluno que deseja aprofundar o seu conhecimento em uma determina área, agregando valor e um diferencial no currículo e ampliando as chances de melhorar o salário e as oportunidades de empregabilidade;
- Master Business Administration (MBA): é uma pós-graduação destinada principalmente a executivos e administradores, profissionais que atuam em áreas de gestão de empresas e projetos.
Stricto Sensu
O stricto sensu contempla uma categoria de pós-graduação mais específica e destinada para pessoas que desejam obter o grau de “mestre” ou “doutor” em uma determinada área. Os principais são:
- Mestrado: grau acadêmico que forma um pesquisador em uma determinada área. Durante o primeiro ano do mestrado, o aluno estuda a questão técnica e, no segundo ano, ele se dedica ao desenvolvimento da sua dissertação. Com o mestrado, o profissional está apto para ministrar aulas para alunos de graduação;
- Doutorado: grau acadêmico acima do mestrado, que tem a função de aprofundar assuntos de uma pesquisa em determinada área. Essa pós-graduação tem duração média de quatro a cinco anos e, após a conclusão, o profissional obtem o título de “Doutor”.
Qual é o cenário da pós-graduação no Brasil?
As pós-graduações de curta duração têm atraído o interesse de estudantes de diferentes áreas do mercado.
De acordo com dados obtidos a partir de um levantamento, realizado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e divulgado pelo Ministério da Educação:
Nos últimos anos, todas as áreas do conhecimento apresentaram crescimento expressivo em relação à quantidade de estudantes. Atualmente, as grandes áreas do conhecimento com maior número de alunos são ciências humanas e engenharias, ciências da computação e ciências da saúde. No que se refere às bolsas de doutorado, destacam-se as ciências biológicas, exatas e da terra.
Com a pandemia, a necessidade de isolamento e o avanço das metodologias de estudo digital, muitos profissionais começaram a investir no seu aperfeiçoamento profissional.
Quais os cursos de pós-graduação mais procurados?
Existe uma infinidade de cursos de pós-graduação oferecidos para profissionais de diferentes áreas do mercado. De uma forma geral, profissionais que atuam em áreas de tecnologia, direito, gestão e administração têm buscado uma atualização constante.
Apesar disso, qualquer profissional, independente da área, deve incluir na sua estratégia de desenvolvimento profissional, a inscrição em cursos que ajudem a mantê-lo atualizado sobre as principais tendências e mudanças do mercado.
É interessante mencionar que em países como Portugal, por exemplo, há oferta de pós-graduações — principalmente em mestrado e doutorado. Além disso, existem vagas disponíveis para estudantes brasileiros.
Estudar fora do país pode se tornar a concretização de um sonho para quem sempre quis morar no exterior e viver a experiência de mergulhar em uma nova cultura.
Quais as vantagens de ter uma pós-graduação?
Os profissionais que optam pela pós-graduação se beneficiam de diferentes maneiras. A seguir, destacamos algumas vantagens experimentadas pelos alunos de pós-graduação. Confira!
Aquisição de conhecimento especializado
Durante a pós-graduação, você vai aprofundar o conhecimento em uma determinada área. Concluído o curso, receberá uma certificação como “especialista”. Isso vai influenciar em diversos aspectos da sua carreira, além de ajudar na execução de atividades mais complexas e ampliar a sua capacidade de executar determinadas tarefas.
Melhoria das perspectivas de salário
Ao concluir a pós-graduação, o profissional tem um elemento que o torna diferenciado no mercado de trabalho. Com isso, amplia as perspectivas de negociação de salário, o que pode fazer com que os seus ganhos aumentem.
É claro que a questão salarial depende de diversos fatores e também da experiência do profissional. De qualquer forma, as empresas costumam valorizar e reter talentos que investem em seu autodesenvolvimento.
Aumento da empregabilidade
Para quem está buscando uma colocação no mercado de trabalho e tem sentido dificuldade de acessar as vagas do seu interesse, a pós-graduação pode ajudar. Durante o curso, você já consegue melhorar as chances de empregabilidade. Isso porque a inserção dessa informação no seu currículo vai chamar a atenção dos recrutadores.
Oportunidade de explorar novas áreas
Cursar uma pós-graduação ajuda na exploração de novas áreas do conhecimento e aprofunda os conhecimentos sobre a sua profissão. Além disso, traz a possibilidade de alcançar novas oportunidades no mercado de trabalho. Sendo especialista em uma nova área e tendo uma boa rede de contatos, novos negócios são uma consequência natural.
Ampliação do networking
Outro benefício que pode fazer muita diferença na carreira do profissional, é que o ambiente da pós-graduação é perfeito para conhecer novas pessoas, fazer contatos profissionais e ampliar o networking.
Durante toda a pós-graduação, o estudante tem a oportunidade de conhecer outros profissionais, fazer contatos, trocar experiência e, quem sabe, fechar novos negócios.
Possibilidade de assumir cargos sênior
Como a pós-graduação é um diferencial na formação, os profissionais com esse título têm maiores chances de progredir na carreira, desenvolvendo habilidades que poderão torná-los aptos para assumir posições em cargos sênior e de gestão.
Desenvolvimento de soft skills
O termo “soft skills” é utilizado pelos profissionais de recrutamento para se referir a habilidades comportamentais e competências subjetivas de difícil avaliação. Essas habilidades também são chamadas de “interpersonal skills” e “people skills”.
Como já destacamos, os cursos de educação digital oferecem um ambiente favorável para o desenvolvimento de diversas soft skills. Organização, foco, comunicação, confiança, motivação, autogestão e gestão de tempo são alguns exemplos.
Por isso, além da abordagem que envolve o conhecimento técnico, o curso de pós-graduação oferece a possibilidade de desenvolvê-las e isso é muito valorizado pelo mercado de trabalho.
As soft skills são necessárias para resolver problemas do dia a dia dentro das empresas. Profissionais organizados e capazes de gerir o próprio tempo têm mais condições de resolver problemas e buscar soluções por conta própria, favorecendo a execução de atividades e melhorando os resultados da empresa.
Como você pode ver ao longo deste conteúdo, a pós-graduação amplia as possibilidades para os profissionais. Além disso, o aluno consegue conhecer novas pessoas, desenvolver habilidades, ampliar o seu repertório técnico e suas soft skills.
Com a expansão da oferta de cursos e as novas modalidades de ensino digital, é possível estudar em casa, sem a necessidade de deslocamento ou alteração da agenda. Em um ambiente cada vez mais dinâmico e competitivo é fundamental que os profissionais busquem nos cursos de pós-graduação, um diferencial que ajude a chamar a atenção dos empregadores e ampliar as possibilidades de progredir na carreira.
Ao escolher a instituição de ensino superior, faça uma pesquisa e busque referências com alunos que já cursaram uma pós-graduação. Na Estácio, você tem acesso às melhores oportunidades, com cursos presenciais e digitais e mensalidades que cabem no seu bolso!
Gostou deste artigo? Aproveite para conhecer os nossos cursos de pós-graduação e veja qual é. o mais adequado ao seu perfil!