Medicina do Exercício e do Esporte: por que se especializar?

Medicina do Exercício e do Esporte: por que se especializar?
6 minutos para ler

O número de pessoas que está deixando o sedentarismo de lado para iniciar uma vida mais ativa e baseada em hábitos saudáveis cresce de forma considerável. Com isso, a área de Medicina do Exercício e do Esporte é uma opção interessante para os profissionais que buscam novas oportunidades para alcançar o tão sonhado sucesso na carreira.

Isso porque, com o surgimento desses praticantes de atividades físicas e esportes, torna-se necessária a oferta de serviços que abrangem novos métodos e tratamentos médicos para promover a saúde, cuidado e bem-estar desses indivíduos, independentemente de serem amadores ou atletas profissionais.

Pensando nisso, elaboramos este artigo para mostrar o que é a Medicina do Exercício e do Esporte, como funciona, área de atuação, mercado de trabalho, como se especializar e demais informações sobre o assunto. Continue a leitura e confira!

O que é Medicina do Exercício e do Esporte?

Trata-se da área atuação da promoção da saúde, bem-estar, melhoria do desempenho e recuperação de amadores e atletas profissionais. Nesse caso, o foco está no cuidado do paciente como um todo, utilizando a atividade física e o esporte como ferramentas de avaliação para melhoria na qualidade de vida.

Sendo assim, é uma especialização em constante crescimento no país, principalmente pelo fato de ser uma aliada importante em outros ramos, como Ortopedia e Cardiologia.

Muitos indivíduos necessitam de um médico do esporte para auxiliar no tratamento das mais variadas enfermidades, prevenir problemas ou ter uma vida mais saudável por meio da orientação com base na prática desportiva.

Como funciona?

A rotina do médico do esporte tem sua atuação voltada para a fisiologia do exercício. Por este motivo, o profissional costuma trabalhar em clubes esportivos, com cuidados direcionados para prevenir e tratar lesões dos atletas.

Nessa situação, é possível que ele precise organizar as atividades do departamento médico, bem como monitorar cada atleta individualmente. Também deve orientar sobre o período adequado para poupar um ou outro esportista, conforme o quadro de saúde apresentado por eles.

Também pode atuar em clínicas e hospitais, por exemplo, quando um paciente recebe encaminhamento de outro especialista para a elaboração da prescrição mais apropriada de exercícios físicos para sua reabilitação.

Com o avanço do segmento, técnicas cada vez mais modernas ajudam o profissional na preparação de atletas, com a utilização de análises laboratoriais para individualização de cargas de treino ou tempo de descanso com a finalidade de prevenir lesões. Entre as principais atividades do médico do exercício e do esporte estão:

  • solicitar exames clínicos e laboratoriais;
  • realizar análise de desempenho físico;
  • fazer intervenções invasivas e não invasivas;
  • gerenciar equipes de saúde esportiva;
  • acompanhar e orientar sobre dopagem a atletas de alta performance;
  • elaborar programas de dietas e exercícios com objetivos específicos;
  • coordenar projetos de inovação e tecnologia no esporte.

Quais são as áreas de atuação?

O médico especialista em Medicina do Exercício e do Esporte pode atuar em:

banner do ebook carreiras da saúde: conheça as possibilidades de cursos e profissões para essa área
  • clubes e associações esportivas;
  • clínicas particulares de preparação e reabilitação para atletas amadores e profissionais;
  • hospitais com atuação multidisciplinar;
  • academias esportivas de alto rendimento;
  • equipe médica de times, seleções e atletas individuais profissionais.

Como está o mercado de trabalho para o profissional?

O mercado de Medicina do Exercício e do Esporte está em ascensão. No entanto, ainda existem poucos médicos no Brasil que se dedicam a essa especialidade.

Isso quer dizer que, se você busca por oportunidades, investir no segmento é uma boa alternativa. Isso porque a demanda por médicos do esporte está cada vez mais alta, já que as pessoas estão mais preocupadas com a saúde baseada em hábitos saudáveis e práticas de atividades físicas.

Também é necessário ressaltar que nosso país tem o costume de valorizar muitos as mais variadas modalidades esportivas. Dessa forma, o profissional pode ter a oportunidade de trabalhar com times e atletas e ajudá-los a atingir bons resultados. A média salarial do médico do esporte no Brasil, em 2023, é de R$25.716.

Por que fazer essa especialização na Estácio?

Um médico que deseja se especializar em Medicina do Exercício e do Esporte deve realizar um curso de pós-graduação ou fazer residência médica na área. Ou seja, é necessário ter graduação em Medicina e registro profissional do Conselho Federal de Medicina.

A pós-graduação em Medicina do Exercício e do Esporte ofertada pela Estácio prepara os profissionais para tratar e orientar os praticantes de atividades físicas, atletas amadores e de alto rendimento.

Dessa forma, adquirem conhecimento para promover e melhorar a saúde e a performance de seus pacientes. Além disso, são treinados para trabalhar na reabilitação de indivíduos com doenças crônicas.

O curso tem duração de 24 meses e a formação disponibiliza uma visão abrangente da prática esportiva. Durante o processo de aprendizagem, os alunos vão aprender os princípios do desempenho humano de pessoas saudáveis ou doentes.

Com esse conhecimento, o médico se torna apto a entender os mecanismos de limitação e desenvolvimento no exercício e compreender os mecanismos das lesões. Também aprende a aplicar técnicas de avaliação física e testes fisiológicos para averiguar padrões de desempenho. Assim, são capazes de elaborar exercícios eficazes para pacientes de todas as faixas etárias.

Os alunos são capacitados para fornecer orientações médicas a respeito do estilo de vida e nutrição básica em relação à prática de atividade e esporte, bem como a atuar em sinergia com equipes multidisciplinares no cuidado ao paciente.

Tudo isso contribui em prol da formação de profissionais competentes e qualificados para promover saúde e bem-estar aos pacientes, além da obtenção de diferenciais competitivos que vão aumentar as chances de conquistar as melhores vagas do mercado.

Agora que você entende o que é e como funciona a Medicina do Exercício e do Esporte, fica mais fácil identificar se esta é a oportunidade que você precisa para ter sucesso em seu futuro profissional. Não deixe de contar com uma instituição de ensino confiável e experiente como a Estácio e aproveitar todos os benefícios que um ensino de qualidade pode proporcionar para a sua área profissional.

Conseguiu esclarecer suas dúvidas? Então, aproveite para ter mais informações sobre o curso de pós-graduação da Estácio, além de experimentar alguns cursos de forma gratuita!

Você também pode gostar