O que é marketing esportivo? Conheça as principais tendências

O que é marketing esportivo? Conheça as principais tendências
7 minutos para ler

Você sabia que existe um segmento de marketing voltado para os esportes? Ele é chamado de marketing esportivo e tem o importante papel de gerar uma conexão maior entre o público-alvo, as marcas, os atletas e as modalidades esportivas.

Não é novidade que empresas e marcas se associam a equipes e atletas para divulgar o seu nome. Mas é importante saber que o marketing esportivo vai muito além de colocar um logotipo em uma camiseta.

Trata-se de uma área muito promissora e que pode gerar boas oportunidades. Então, preparamos este conteúdo para você entender melhor o que é o marketing esportivo. Continue lendo para descobrir e ainda veja o que é preciso para trabalhar na área. Vamos lá?

O que é marketing esportivo?

O marketing esportivo é um segmento que tem por objetivo gerar oportunidades para as empresas explorando o mundo dos esportes. Eles são utilizados como ferramenta para aplicar estratégias de divulgação de produtos e serviços e para gerar conexão com o público.

Uma agência de marketing esportivo utiliza tudo o que envolve o mundo dos esportes para implementar ações e campanhas. Pode ser, por exemplo, os atletas, os times, as personalidades, os equipamentos, os uniformes e outros.

Um bom exemplo é o marketing esportivo no futebol brasileiro. Como é uma grande paixão nacional, as marcas que estão presentes como patrocinadoras dos times ou dos eventos têm uma grande visibilidade. Elas conseguem excelentes retornos pelo fato de alcançarem milhões de pessoas.

Qual o objetivo do marketing esportivo?

O objetivo do marketing esportivo não se limita a divulgar marcas para fazer vendas. É verdade que esse é um efeito que se espera acontecer, mas a proposta é bem maior. Quando as ações são aplicadas de forma estratégica, é possível obter resultados ainda melhores, tanto para os patrocinadores quanto para o mundo dos esportes em si.

Na verdade, o objetivo das agências de marketing esportivo é promover uma comunicação eficiente e gerar mais engajamento. Elas querem aproximar o público dos atletas e do esporte, incluindo essas pessoas nesse universo. A intenção é ultrapassar os limites da propaganda que gera lucro.

O marketing esportivo bem aplicado faz a conexão das marcas com a paixão que as pessoas têm pelas modalidades esportivas. Ele provoca emoções, gera entretenimento e faz com que o esporte seja associado ao prazer de viver, de modo que ele se torne uma experiência para o público e desperte o interesse de experimentar e presenciar tudo isso.

Dessa forma, as marcas que estão envolvidas com o marketing esportivo também são associadas a todos esses efeitos positivos. Elas passam a fazer parte da vida das pessoas, e isso gera um melhor relacionamento com o público, aumenta a visibilidade, desperta a simpatia, gera lucro e faturamento.

Como trabalhar com marketing esportivo?

Para trabalhar com marketing esportivo, o curso é indispensável. É preciso conhecer mais sobre o universo do marketing para aprender as suas estratégias e ferramentas, dominar conceitos e saber como aplicá-los na prática.

Ao mesmo tempo, é preciso entender de que maneira tudo isso se encaixa no universo dos esportes, como é possível gerar oportunidades dentro desse setor para que a atuação do profissional possa trazer o retorno esperado junto ao público.

Para quem já tem um diploma de ensino superior, é possível fazer uma pós-graduação em marketing esportivo. O curso disponibiliza conteúdos com temas como:

  • estratégias de marketing;
  • comunicação digital;
  • produção de ações e conteúdos esportivos;
  • marketing de relacionamento;
  • planejamento de comunicação esportiva;
  • jornalismo esportivo;
  • economia do esporte;
  • entre outros.

Na Estácio você também encontra a pós-graduação em marketing esportivo, que ainda vem associada à especialização em Administração. Ela possibilita atuar de diferentes formas nesse ramo, como em cargos de coordenador de publicidade, supervisor de negócios, gerente de marketing e gestor de projetos e operações em serviços.

A grade curricular é composta por aulas teóricas e práticas, que envolvem conceitos atuais conforme as demandas do mercado, inclusive, trabalhando a criatividade ao longo de todo o curso para formar um profissional habilidoso.

Quais são as principais tendências do marketing esportivo?

Com a pós-graduação em marketing esportivo da Estácio, você também vai se preparar para acompanhar as tendências desse setor. Por falar nisso, listamos a seguir as principais delas para que você já comece a ficar por dentro desse universo.

Programas de sócio torcedor

Os programas de sócio torcedor não são uma novidade no marketing esportivo, mas o foco agora é fortalecer essa estratégia para que eles sejam ainda mais atrativos e possam trazer retornos maiores para os times.

Esses programas ainda se encaixam entre as principais tendências do marketing esportivo, e as ações agora estão sendo voltadas para o relacionamento com o sócio. A intenção é aumentar o engajamento deles e promover a fidelização por meio de benefícios exclusivos e ainda mais comodidades que vão despertar o interesse em participar dos programas.

Promoção de mulheres no esporte

As mulheres cada vez mais ocupam o seu espaço na sociedade, e isso também envolve o mundo dos esportes. Vemos torcedoras fiéis e aquelas que são apaixonadas por certas modalidades esportivas. Por isso, o mundo do marketing precisa voltar a atenção para a promoção das mulheres no esporte.

Elas estão sendo incluídas nas ações de marketing, e as atletas femininas são promovidas a embaixadores de grandes marcas. Tudo isso para gerar identificação com esse público e manter um bom relacionamento com ele.

Realidade virtual

A realidade virtual vem como uma grande aliada das marcas e empresas para gerar interação e engajamento do público. Com esse recurso, conseguem romper o padrão dos anúncios oferecendo experiências diferenciadas para os torcedores e amantes do esporte.

É possível proporcionar experiências, como jogar uma partida de futebol, o que é algo muito marcante para quem é apaixonado por determinado time. A marca que oferece essa experiência fica em grande evidência.

Associação com causas sociais

Os grandes atletas são chamados de heróis e têm uma forte influência na sociedade. Por isso, uma excelente estratégia para o marketing esportivo é associar esses atletas e os times às causas sociais.

Essas ações colocam as marcas em mais evidência porque despertam a simpatia e a admiração do público. Além, é claro, de trazer um retorno positivo para a sociedade, pois alcançam um número muito grande de pessoas que também passam a apoiar essas mesmas causas.

Presença em redes sociais

Por fim, outra grande tendência é o marketing digital esportivo, e isso tem sido muito praticado por meio da presença nas redes sociais. A popularização delas permite um engajamento e uma proximidade maiores com o público.

É possível gerar conteúdo, interagir com o torcedor, divulgar muito mais as marcas, os times, os atletas e gerar receita. Uma ação é disponibilizar espaço nos perfis para as marcas e empresas fazerem postagens e transmissões ao vivo, por exemplo.

Seja como for, a verdade é que esse segmento pode gerar grandes oportunidades, e você tem a possibilidade de fazer parte desse universo de alto faturamento. Não se esqueça de que a Estácio oferece a pós-graduação em marketing esportivo para que você possa se especializar e atuar na área.

Aproveite para conferir outros conteúdos no blog e conhecer a pós-graduação em marketing esportivo da Estácio. Desfrute de alguns conteúdos da pós no Experimente Seu Brilho!

Você também pode gostar

Deixe um comentário