Pós-graduação em Marketing Esportivo: um novo passo de carreira

Pós-graduação em Marketing Esportivo: um novo passo de carreira
6 minutos para ler

Nos Jogos Olímpicos e na Copa do Mundo, entra em campo também a colaboração de centenas de outros profissionais que não são atletas, como os especialistas em Marketing Esportivo. Eles são os responsáveis por garantir que todas as equipes tenham o suporte financeiro necessário por meio de patrocínios e outras ações.

Além de trabalhar com qualquer tipo de publicidade ou propaganda do evento, esse time também influencia os horários dos jogos, onde eles serão transmitidos e até o preço daquele lanche que você compra nos ginásios e estádios.

Ficou interessado? Saiba mais com a leitura deste artigo!

Profissionalização do Marketing Esportivo

Na Grécia Antiga, berço dos Jogos Olímpicos, os grandes eventos acumulavam uma quantidade enorme de pessoas para assistir às competições. Nessa época, ainda que Marketing Esportivo não fosse um nome existente, muitas figuras políticas aproveitavam o volume de pessoas reunidas para se promover, em uma espécie de propaganda eleitoral mais direta.

Dando um salto para a modernidade, podemos dizer que o Marketing Esportivo se profissionalizou bastante nas últimas décadas, mas principalmente após os anos 70 e 80, com o boom dos megaeventos como o Super Bowl americano e as Copas do Mundo.

Com o passar do tempo e o desenvolvimento da globalização, esse potencial cresceu demais, permitindo um alcance gigantesco de marcas a consumidores ao redor do mundo inteiro.

Por causa disso, o Marketing teve que se adaptar para criar uma linguagem que conversasse com o público deste universo, desenvolvendo estratégias que fizessem sentido àqueles eventos em vez de transmitir mensagens genéricas. É aí que nasceu o Marketing Esportivo como conhecemos hoje.

A finalidade é desenvolver um elo entre o ambiente dos negócios e a emoção gerada pelo esporte, o que pode resultar em boas parcerias para todas as partes, ou seja, marcas, equipes, atletas e fãs. Para isso, a estratégia deve abranger todas as modalidades esportivas, contando com profissionais inovadores e criativos capazes de desenvolver novos conceitos.

Mercado de trabalho

Esse é um mercado muito amplo, com ramificações em diversos campos que já existem no Marketing comum. De produção de textos, passando pelo Design e agenciamento de atletas, o Marketing Esportivo é muito vasto e tem lugar para todos os gostos.

Olha só os cargos mais comuns:

Vestibular-online
  • Analista de Marketing Esportivo Digital: profissional que desenvolve e implementa estratégias de Marketing Esportivo em ambientes online, como redes sociais, sites e aplicativos;
  • Gerente de Marketing Esportivo: cria e aplica estratégias de Marketing para promover atletas, equipes ou eventos esportivos nos canais certos e em conjunto aos patrocinadores;
  • Analista de Marketing Esportivo: lida com as ações offline das marcas esportivas, como auxílio a eventos, patrocínios e promoções;
  • Coordenador de Eventos Esportivos: garante a agenda de eventos relacionados à equipe esportiva, como coletivas de imprensa e visitações do público aos centros de treinamento, meet & greet etc.

Como as grandes marcas se posicionam em Paris 2024

Como o esporte exerce influência nas emoções e mexe muito com a paixão, a marca pode utilizar esses momentos para criar uma conexão pessoal, envolver e aproximar os fãs a ela. É aí que o profissional de Marketing Esportivo deve usar sua criatividade para trabalhar esses sentimentos.

Entre as principais estratégias utilizadas, podemos apontar:

  • campanhas publicitárias: como anúncios em, comerciais de TV, rádio, paradas de ônibus, laterais de estádios, entre outros conteúdos que expressem o espírito dos Jogos Olímpicos e a identidade das delegações;
  • engajamento nas redes sociais: cobertura em tempo real com lives, entrevista com atletas, posts interativos e uso de hashtags específicas;
  • promoções e concursos: para incentivar o público com a interagir com a marca durante o evento, produção de kits promocionais e divulgação das ações;
  • experiências e eventos: incluindo a própria organização dos Jogos Olímpicos, definição de patrocinadores premium, que poderão ou não comercializar determinados produtos, shows ao redor da programação e ativações.

Tendências e canais trabalhados

Criar tendências já é um papel do Marketing como um todo. No segmento esportivo, isso está voltado para a promoção de atletas, times e países para fortalecer a presença deles em tipos de públicos diferentes.

Os canais escolhidos sempre variam conforme a estratégia. Para um público mais jovem, o TikTok pode ser uma boa pedida. Já para os torcedores mais velhos, talvez a televisão ou até o rádio funcione melhor. Ainda assim, existem tendências que são muito promissoras. Veja:

  • promoção de atletas e equipes femininas, desenvolvendo-as como embaixadoras de grandes marcas;
  • fortalecimento dos programas de sócio-torcedor, desenvolvendo mais ações de relacionamento com o público para engajar e fidelizar esses torcedores;
  • preocupação com as causas sociais, mostrando que o esporte vai além das quadras, campos, arenas e piscinas. Campanhas de doação de sangue, parcerias com a UNESCO e UNICEF, por exemplo, são sempre bem-vindas;
  • uso da realidade virtual como forma de oferecer experiências interativas que despertem a atenção e o interesse do público. A NBA já trabalha com a venda de ingressos nesse formato.

Pós-graduação em Marketing Esportivo

Para trabalhar com Marketing Esportivo, é interessante que você faça uma pós-graduação específica nesse campo. Mas mais do que isso, o legal mesmo é estudar em uma instituição que seja referência em educação para não perder tempo com conteúdos desatualizados e chegar defasado ao mercado.

Com aulas teóricas e práticas, você vai poder entender muito mais sobre como realmente funcionam os cargos que falamos, além de desenvolver habilidades específicas para lidar com todas as demandas que apresentamos ao longo do texto.

Vale dizer também que você pode ser formado em qualquer área do conhecimento para fazer essa pós-graduação. Contudo, o direcionamento das disciplinas é voltado para profissionais que já são do segmento de Marketing, Publicidade, Jornalismo, Administração e campos correlatos.

Estudando Gestão de Talentos, Planejamento de Marketing Esportivo, Elementos da Administração Geral e muitas outras matérias ao longo das 680 horas de curso, você ficará mais bem preparado para lidar com os desafios da área.

Ficou claro quanto trabalhar com Marketing Esportivo é diversificado e como ele contribui para uma experiência incrível para os atletas e fãs dos Jogos Olímpicos? Esperamos que este material tenha incentivado você a embarcar nessa jornada e conquistar seu lugar entre os grandes profissionais do mercado.

Se quiser conhecer melhor o curso de Administração e Marketing Esportivo oferecido pela Estácio, é só acessar a página!

Você também pode gostar