Significado de lato sensu e outros termos da pós-graduação

Significado de lato sensu e outros termos da pós-graduação
6 minutos para ler

Com o mercado de trabalho cada vez mais competitivo, muitas pessoas ingressando na faculdade já estão olhando lá na frente: nas oportunidades de pós-graduação que destacam você de outros profissionais.

Mas quais são os tipos de pós que existem? Qual é o significado de lato sensu e outros tipos de pós-graduação para quem quer estender sua capacitação? Como escolher a melhor para você?

Veja as definições mais importantes sobre o tema para você começar a traçar o mapa do seu sucesso!

Lato sensu: como funciona?

A pós-graduação lato sensu, apesar do nome em latim, não tem muitos segredos. O termo significa literalmente “sentido amplo” e diz respeito a cursos de especialização para graduados que querem se aprofundar em determinados temas e práticas dentro da profissão escolhida.

A principal característica do lato sensu é que se trata de uma pós-graduação voltada para o mercado de trabalho. O objetivo é capacitar profissionais, de modo que conquistem um nível técnico e teórico acima de uma faculdade tradicional.

A duração mínima de uma pós lato sensu é de 360 horas. Quando você conclui o curso com sucesso, recebe um certificado que agrega valor ao seu currículo em processos seletivos.

Stricto sensu: como funciona?

Já o termo stricto sensu tem outro significado em latim: sentido estrito. Diferentemente da pós lato sensu, que abrange um leque maior de possibilidades, a pós-graduação stricto se refere apenas a programas de metrado e doutorado.

Dessa forma, é um tipo de pós focado em carreiras acadêmicas e de docência, visando a formação de pesquisadores e professores que se aprofundam no desenvolvimento das áreas em que atuam.

A duração do curso stricto sensu depende da sua escolha: são, em média, 2 anos para o mestrado e 4 anos para o doutorado. Ao fim do processo, você recebe um diploma que atesta sua nova condição dentro da área.

Os alunos que se formam como doutores podem participar e até liderar pesquisas acadêmicas, além de prestar consultoria para empresas em determinadas áreas. Já quem conclui o mestrado tem habilitação para ensinar dentro daquela área.

Como escolher entre pós lato sensu e stricto sensu?

A maioria das pós-graduações nos dois modelos permite a participação de qualquer pessoa que tenha um diploma de bacharel ou tecnólogo. Inclusive, sabia que você não precisa ter cursado a mesma área?

Isso significa que a sua escolha depende basicamente das suas aspirações de carreira, interesses e oportunidades de mercado. Veja alguns pontos para fundamentar a sua decisão.

Objetivo de carreira

O primeiro passo é definir o que seria o sucesso profissional para você, já que existem tantos caminhos. Você busca novos conhecimentos práticos dentro da área em que trabalha? Deseja ampliar seu leque de atuação em áreas adjacentes?

Ou talvez você queira seguir carreira acadêmica e até se tornar docente. Essa decisão é a primeira que precisa tomar antes de escolher entre lato sensu e stricto sensu.

Demanda de mercado

Após definir se você quer se aprimorar no mercado ou no mundo acadêmico, o próximo passo é pesquisar o que essas áreas exigem de um profissional hoje e no futuro.

Busque algo que seja do seu interesse, mas que também tenha uma boa demanda no mercado e diversas oportunidades de atuação. Equilibrar o seu talento com o que o mercado procura é a receita ideal para ter sucesso.

Oportunidades em outros países

Você busca uma chance para conhecer o mundo e até mesmo morar em outros países? Principalmente na área acadêmica, muitas universidades e instituições pelo mundo proporcionam intercâmbios ou contratam estrangeiros para aumentar o seu capital intelectual. Você pode ser uma dessas pessoas!

Disposição de tempo e dinheiro

É claro que a sua situação de vida e disponibilidade para estudar vão influenciar sua escolha. Isso porque tempo e o dinheiro são recursos necessários para trilhar seu caminho sem colocar o seu bem-estar e estabilidade em risco.

Uma dica é você dar uma olhada na grade de disciplinas e horários, para analisar se um determinado tipo de pós-graduação se encaixa melhor no seu perfil.

MBA é lato ou stricto sensu?

Uma escolha muito comum para a pós-graduação no Brasil é o MBA: Master of Business Administration, ou mestrado em administração.

Uma dúvida comum de quem pesquisa sobre o assunto é se o MBA se classifica como lato ou stricto. Afinal, é um curso denominado de mestrado, mas que é bastante voltado para o mercado de trabalho.

E é essa última característica que determina a resposta. O MBA é uma pós-graduação lato sensu, ou seja, você pode garantir sua certificação em pouco tempo e ter uma boa vantagem em processos seletivos. Por isso, o MBA é uma opção popular em diversos segmentos.

Pós-doutorado: como funciona?

Sabia que o pós-doutorado não é exatamente um curso de pós-graduação? Na verdade, é uma oportunidade para quem quer seguir se desenvolvendo em sua carreira acadêmica depois de conquistar o título de doutor.

O pós-doc é geralmente um programa de extensão de pesquisas. Não tem carga horária definida — embora possa envolver aulas teóricas —, duração fixa ou título acadêmico no fim.

Esse programa permite realizar os próprios experimentos e desenvolver suas teses em um ambiente acadêmico. O profissional recebe uma bolsa de faculdades e outras instituições, além de ter acesso à infraestrutura necessária para desenvolver seu trabalho de pesquisa.

Diferenciais da Estácio

Seja para aumentar suas chances na carreira ou para seguir o sonho de uma vida acadêmica, a Estácio é a sua porta de entrada para a pós-graduação!

Com cursos variados, que vão de 6 meses a 2 anos, oferecemos um modelo flexível de estudo presencial e digital que se encaixa na sua rotina e atende às suas aspirações.

Temos programas de pós em oito áreas de formação: Engenharia, Gestão (MBA), Marketing e Comunicação, Saúde, Tecnologia, Direito, Economia e Educação. Ainda, vale lembrar que, em muitos casos, você não precisa ter formação específica na área para desenvolver seus conhecimentos com uma pós-graduação.

Agora que você sabe o significado de lato sensu e stricto sensu, é só usar nossas dicas para decidir o melhor caminho para você! Conheça ainda mais diferenciais da nossa pós-graduação para todo perfil de profissional.

Você também pode gostar