Enfermagem obstétrica: saiba como atuar na área!
O curso de Enfermagem Obstétrica prepara o estudante para agir ativamente na realização do parto, garantindo o atendimento da mãe e de seu bebê. Essa é uma ótima especialização na área da saúde, podendo ser a porta de entrada para uma carreira de sucesso.
Afinal, o mercado está em busca de profissionais bem qualificados. Por isso, aprender mais e se desenvolver é essencial para encontrar boas oportunidades.
Pensando nisso, preparamos este artigo com as principais informações sobre a especialização em Enfermagem Obstétrica, bem como por que você deve cursá-la e como ingressar nessa área. Continue a leitura e entenda mais sobre o tema!
O que é Enfermagem Obstétrica e quais são as suas características?
O curso de Enfermagem Obstétrica é uma pós-graduação, ofertada tanto em universidades públicas como privadas, e deve ser feita após a conclusão da faculdade de Enfermagem. Para realizá-la, o estudante encontra diversas opções, como especialização, MBA, mestrado e doutorado.
Por esse motivo, a duração do curso pode variar. Em uma pós-graduação de MBA e especialização, por exemplo, ela pode durar entre 6 meses e 2 anos. Já nos outros casos, o tempo varia de 2 até 4 anos.
O profissional de Enfermagem Obstétrica tem a função de auxiliar as mulheres no pré e pós-parto, além de cuidar do bebê. Confira, a seguir, as principais funções do enfermeiro obstétrico:
- realiza a preparação da mãe para o parto;
- orienta a família e os acompanhantes da mãe;
- tira as dúvidas da paciente;
- presta apoio profissional e emocional;
- monitora a mãe e o bebê constantemente;
- auxilia a mãe no pós-parto;
- orienta a sua equipe;
- pode conduzir partos normais;
- ajuda os pais no novo processo, ensinando a amamentar, trocar a frauda e outros cuidados.
Por que se especializar na área?
A Enfermagem Obstétrica não só é uma área muito interessante, como também bastante vantajosa, ou seja, a possibilidade de se desenvolver e alcançar sucesso nela é maior. Veja, abaixo, os benefícios de se especializar nessa área!
Salários atrativos
De todas as áreas de especialização da Enfermagem, a Obstétrica é uma das mais bem remuneradas. Sua média salarial é de R$ 5.017,84.
Porém, com tempo e experiência, os profissionais podem chegar a ganhar até R$ 9.734,08, com uma carga horária de 37 horas semanais.
Alta demanda
Nos hospitais especializados, o enfermeiro obstétrico encontra ótimas possibilidades de atuação. Afinal, partos são realizados a todo o momento. Além disso, a sua função não se resume a isso, pois o acompanhamento da gestante, o pré e o pós-nascimento do bebê também são atividades desempenhadas pelos profissionais.
Logo, os enfermeiros obstétricos podem efetuar diversas ações em um hospital e são muito necessários para o dia a dia desses locais.
Boas oportunidades de emprego
Por serem tão importantes, encontrar oportunidades de emprego normalmente não é um problema enfrentado pelo profissional de Enfermagem Obstétrica.
Vale lembrar que quanto mais capacitado o enfermeiro for, maiores serão as suas chances no mercado, tanto para achar vagas de emprego, quanto para conseguir boas remunerações.
Relevância social
Muitas pessoas desejam atuar em uma profissão que tenha relevância social, ou seja, que faça a diferença na vida dos outros. Se você se identifica, saiba que a Enfermagem Obstétrica pode ser a especialização perfeita!
O trabalho desses profissionais tem um impacto direto na vida das mães, tanto no seu emocional quanto no físico. Muitas vezes, o enfermeiro obstétrico contribui para a redução do número de cesáreas na saúde, além de auxiliar na diminuição das complicações no parto e abortos.
Quais são as possibilidades de atuação do profissional?
Muitos estudantes que cursam a faculdade de Enfermagem desejam trabalhar em hospitais, já que a maioria das especializações dessa área são voltadas para a atuação nesse ambiente. Contudo, saiba que esse não é o caso da Enfermagem Obstétrica.
Uma das vantagens desse campo é a ampla possibilidade de atuar em diferentes locais, como:
- atendimentos domiciliares;
- hospitais e maternidades;
- casas de parto;
- clínicas;
- laboratórios de diagnóstico;
- equipes médicas;
- unidades básicas de saúde;
- consultório próprio.
Como se tornar um enfermeiro obstétrico?
Para se tornar um enfermeiro obstétrico é preciso fazer o curso de Enfermagem. Após a conclusão dessa faculdade e a conquista do diploma, você poderá ingressar em uma pós-graduação na área da Enfermagem Obstétrica.
Como citamos ao longo do artigo, existem várias formas de fazer uma pós no ramo, como MBA, especialização, mestrado e doutorado. O primeiro é voltado para aqueles que desejam abrir uma clínica, por exemplo.
Ele tem como foco a gestão de Enfermagem, ensinando o profissional sobre o gerenciamento dos recursos, tanto materiais, físicos, ambientais, quanto na gestão de assistência.
Já a especialização é voltada para a parte prática da profissão. Durante as aulas, você acompanhará o dia a dia dos enfermeiros obstétricos, aprendendo realmente com a prática.
Por sua vez, o mestrado e doutorado são ideais para quem deseja seguir carreira acadêmica, sendo professor de faculdades e pesquisador. Nesse caso, para realizar o doutorado você precisa, necessariamente, ter passado pelo mestrado.
Quanto tempo leva para se formar em Enfermagem Obstétrica?
Primeiro, é preciso realizar a faculdade de Enfermagem, que dura, em média, 5 anos. Nela, você terá aulas teóricas e práticas, com a oportunidade de desenvolver os conhecimentos necessários para ser um enfermeiro.
Já a pós-graduação em Enfermagem Obstétrica depende da escolha do tipo de pós que você optará. Na Estácio, por exemplo, ela é oferecida no formato de especialização e tem duração de 12 meses.
Lembre-se de que o importante é escolher a especialização conforme os seus objetivos, e não o tempo de conclusão do curso.
Quais são os diferenciais da Estácio?
Para ter uma boa formação é necessário escolher uma instituição de ensino de qualidade e reconhecida no mercado. Nesse sentido, a Estácio se destaca.
Somos o segundo maior grupo educacional privado do Brasil e oferecemos diversos cursos, em diferentes modalidades de ensino. Além disso, a Estácio é referência do mercado em Educação, por ter o foco no aluno e na sua forma de aprender, sempre prezando pela flexibilidade.
E aí, viu só como a Enfermagem Obstétrica pode ser uma ótima opção de carreira? Ela é uma área com ampla demanda e com um dos maiores salários do ramo, sendo uma boa escolha para aqueles que desejam obter sucesso profissional.
Gostou do artigo? Então leia outros conteúdos no blog, confira mais informações sobre os programas de pós-graduação, mestrado e doutorado da Estácio e deguste conteúdos dessas formações no Experimente Seu Brilho!