Conheça os 8 melhores podcasts sobre carreira

Podcasts: homem jovem escutando áudio em ônibus coletivo
6 minutos para ler

Se você ainda não se rendeu à moda dos podcasts, pense novamente. Eles estão cada vez mais inseridos na rotina das pessoas devido à facilidade que trazem para o consumo de informações.

Os podcasts são basicamente programas de todos os tipos e durações desenvolvidos em formato de áudio. Sua praticidade está no fato de poderem ser ouvidos enquanto você realiza outras tarefas: no trajeto até o trabalho, no transporte público, enquanto está cozinhando, enquanto faz alguma tarefa mecânica que não exija tanta concentração. 

Ficou interessado em saber mais sobre os podcasts? Continue lendo para saber como eles podem ajudar você na carreira, no mercado de trabalho e, claro, na vida pessoal!

Por que ouvir podcasts?

Diferentemente de ler um livro, uma revista ou um conteúdo pela internet, o podcast é muito mais prático e oferece informações, debates e reflexões de qualidade sem que você precise reservar um tempo específico para isso na sua lista de afazeres do dia.

E é justamente por isso que o consumo de podcasts vem se tornando tão pop no Brasil. A pesquisa inédita sobre o consumo de podcast no Brasil, lançada em maio de 2019 pelo Ibope, aponta que, dos 120 milhões de usuários de internet que existem no Brasil, 50 milhões (40%) já consumiram um podcast. Destes, 16 milhões (19%) são ouvintes assíduos desse tipo de mídia, número que tende a crescer, de acordo com especialistas.

Ainda que os números sejam inferiores ao nível de consumo de podcasts nos Estados Unidos, por exemplo, eles já estão se tornando moda no Brasil. E o que não falta são opções para quem está focado na graduação, na carreira e no mercado de trabalho.

Há podcasts jornalísticos, sobre cultura, sobre ficção, histórias de terror, música, debates políticos, séries de investigação… E há, claro, os que se dedicam a dar dicas de estudo, dicas de carreira, histórias inspiradoras, produtividade, entre outros.

Quem está se preparando para escolher uma carreira, ingressar em um curso superior, ou já está fazendo faculdade e quer se manter atualizado e inspirado em relação ao mercado de trabalho, o Quero Bolsa, em parceria com a Estácio, selecionou alguns podcasts interessantes para ajudar nessa tarefa. Vamos à lista!

Quais são os melhores podcasts sobre carreira?

1. Resumov

Criado por Susane Ribeiro, o podcast Resumov traz dicas de todos os tipos para passar no vestibular e é ideal para quem está focado no estudo direto para as provas do Enem. Quem trabalha e não tem muito tempo para estudar conta com dicas que o ajudam a:

  • administrar a quantidade de matéria; 
  • preparar-se para os dias de prova; 
  • conciliar as diferentes tarefas da vida de vestibulando, entre outras. 

O Resumov é importante como adicional para os estudos do Enem, especialmente após uma leitura atenta do manual da prova, e para a preparação antes do ingresso em uma universidade por meio do ProUni ou do Sisu.

2. Guncast

Tocado por Murilo Gun, o Guncast traz discussões sobre empreendedorismo, inovação, questões de cultura e reflexões gerais sobre a vida em sociedade e os aprendizados que o mundo do trabalho fornece e origina. O autodesenvolvimento pessoal é uma das premissas do programa.

3. Braincast

Quem gosta de tecnologia e cultura digital vai se divertir muito com o Braincast. Criado pelo portal B9, o podcast fala sobre comunicação, publicidade, tecnologia e tendências do mundo informatizado, englobando também discussões sobre questões socioeconômicas pertinentes à temática.

Importantíssimo não só para quem é da área ou está pretendendo entrar nela, mas para todo jovem que precisa se manter atualizado em relação ao mundo dominado pela tecnologia.

4. VTCast

O VTCast não está mais sendo lançado, mas conta com 60 episódios disponíveis que abordam a entrada no mercado de trabalho e tudo que envolve esse período da vida: estágios, trainees, primeiras entrevistas de emprego, a estrutura organizacional de empresas, entre outras questões. Fundamental para quem está começando a vida profissional e tem pouco ou nenhum conhecimento sobre esse período.

5. CBN Professional

Produzido pela rádio CBN, o podcast CBN Professional traz entrevistas com grandes nomes do mundo dos negócios, entendendo suas trajetórias e o que os levaram a chegar nas posições de liderança que atingiram. Ideal para quem está precisando de histórias inspiradoras para ajudar a colocar as próprias ideias e sonhos em prática.

6. LíderCast

O LíderCast é conduzido por Luciano Pires e está focado em lideranças e empreendedorismo. Todo episódio é focado na entrevista de um profissional de uma área diferente, que tenha reconhecida a sua capacidade de impacto na vida das pessoas, abordando temas como foco, iniciativa e conquista de objetivos.

7. Foras de Série

Mais um podcast que tem como intuito inspirar e transformar é o Foras de Série. Ele traz a trajetória de personalidades como Mauricio de Sousa, Luiza Trajano (dona do Magazine Luiza), entre outros empresários e empreendedores de sucesso. Se você sonha em mudar o Brasil e o mundo, esse podcast, com certeza, vai inspirá-lo a fazer acontecer.

8. Café com ADM

O Café com ADM, produzido pelo portal Administradores, é um dos podcasts mais completos e interessantes para quem quer investir no mercado de trabalho.

Nele, você encontra entrevistas com filósofos e pensadores que abordam temas sociais relevantes, além de dicas profissionais, inspirações de empreendedorismo, startups, gestão, vendas, investimentos… São inúmeros temas que podem ajudar você a se habituar (ou a entender melhor) aspectos fundamentais da vida profissional.

Os podcasts, portanto, são um novo mundo que já está sendo desbravado por boa parte dos brasileiros e não vai demorar para atingir o restante que ainda está por fora.

São práticos, gratuitos, acessíveis e trazem discussões, debates e dicas que não devem nada aos outros meios de informação mais tradicionais e consolidados.

Apostar nos podcasts pode ser um diferencial na sua preparação para o mercado de trabalho. Por serem lançados e atualizados constantemente, você ganha em dinamismo e consome informações de forma rápida e prática, ainda mais se tiver uma rotina corrida em que se manter atualizado pode ocupar um tempo do qual você não dispõe.

Com os podcasts, não tem mais desculpa para não se informar. Basta dar play no episódio, colocar os fones de ouvido e o trabalho está feito! 

Você também pode gostar