7 dicas para aproveitar o tempo agora que passou o Enem

passou o enem
6 minutos para ler

Você passa vários meses com uma rotina corrida, que envolve leituras, revisões, realização de exercícios e simulados, tudo para conseguir um bom desempenho no Enem e conquistar a vaga na faculdade.

Mas e depois que termina essa maratona? O que fazer para ocupar o dia e distrair a mente para não ficar pensando se foi bem ou mal na prova ou se poderia ter estudado mais. Depois que passou o Enem, o importante é se desligar de tudo isso e relaxar.

Se você está perdido sem saber o que fazer agora que já enfrentou o exame nacional, vai gostar das 7 dicas que vamos apresentar neste post. Vem com a gente e descubra como ocupar seu tempo de forma inteligente e criativa!

1. Entenda os processos de entrada das instituições de ensino

É preciso saber que fazer o Enem é a primeira etapa para o seu ingresso no ensino superior. Assim, depois que a prova já ocorreu, a dica é pesquisar sobre como você pode utilizar a nota para entrar em uma instituição de ensino superior. Sua pontuação pode ser usada nos seguintes processos:

Sisu

O Sistema de Seleção Unificada, do Ministério da Educação (MEC), é adotado pela maioria das universidades públicas. Ele utiliza a nota do Enem como fase única de ingresso, desde que o candidato não tenha zerado na redação.

Por conta da concorrência acirrada, a pontuação exigida é alta e pode variar bastante, dependendo do curso e também da instituição de ensino.

É preciso ter atenção com os prazos do Sisu, pois as inscrições são abertas logo após a divulgação do resultado do Enem. Já no período da inscrição, o aluno consegue saber as notas de cortes parciais para cada curso.

ProUni

O Programa Universidade para Todos, do MEC, oferece bolsas parciais e integrais em instituições de ensino particulares para alunos de baixa renda. Um dos critérios de seleção é justamente a classificação do aluno no Enem: é preciso ter uma pontuação superior a 450 na média das provas e não ter zerado na redação.

Fies

O Fundo de Financiamento Estudantil, do MEC, é direcionado para o ingresso em faculdades particulares. A escala de financiamento é feita de acordo a renda familiar do candidato.

O Fies também exige que o aluno tenha uma nota superior a 450 pontos na média das provas do exame e não tenha zerado na redação

Entrada direta

Muitas faculdades particulares fazem uma análise da pontuação do Enem do candidato, permitindo seu ingresso direto sem precisar fazer vestibular. É uma facilidade e tanto para quem não quer perder tempo e já se preparar para o futuro.

Ao escolher uma faculdade, um dos cuidados é checar se a instituição tem a autorização do MEC para funcionar.

2. Coloque as séries em dia

Depois que passou o Enem, é preciso priorizar o lazer, não é mesmo? Reúna os amigos, principalmente aqueles que estavam mais distantes por conta dos estudos, e coloque suas séries preferidas em dia.

Planilha de gastosPowered by Rock Convert

Se durante o ano seu sonho era deixar as apostilas de lado para maratonar, a hora é agora. Aproveite o tempo livre, pois logo você vai começar a graduação e terá que pegar firme nas leituras novamente.

3. Leia mais livros

A gente sabe que você quer dar um tempo dos livros, mas que tal aproveitar que passou o Enem para se debruçar sobre boas histórias? Romance, ficção, suspense: escolha o gênero que mais agrada você e comece a ter o hábito de ler mais.

Além de acompanhar ótimos enredos, você melhora seu vocabulário e fica craque na interpretação de textos. São pontos que vão trazer ganhos para a escrita e para a resolução de exercícios, facilitando bastante a sua vida na hora de ingressar na faculdade.

Se você não está acostumado a ler, vá devagar, acompanhando um ou dois capítulos por dia. Em pouco tempo, vai ficar curioso para saber o que tem nas próximas páginas e começará a ler bastante.

4. Busque por testes que confirmem a escolha da graduação

Você fez a prova e pensa em cursar dois ou três cursos? Mas qual realmente tem a sua cara? Agora que está de folga, é um bom momento para saber se a sua escolha está adequada.

Você pode fazer testes vocacionais, participar de feiras de profissões, pesquisar sobre os cursos e até conversar com profissionais das áreas de seu interesse. Quanto mais informações você tiver, mais facilidade terá para descobrir o curso de graduação que mais combina com você!

5. Aproveite para ter uma nova atividade preferida

Agora que passou o Enem, você pode fazer uma reflexão e pensar em atividades que você gostaria de fazer. Pode ser desenhar, tocar um instrumento, se aventurar na culinária ou até mesmo dançar.

Dedicar-se a algo que traz prazer só vai fazer bem nessa época marcada pela ansiedade em relação à pontuação no exame.

6. Faça trabalho voluntário

Aproveite o tempo livre para ajudar o próximo. Você pode participar de campanhas que arrecadam alimentos e brinquedos para o Natal, por exemplo. Outra dica é recorrer ao hemocentro da sua cidade e doar sangue.

São atividades que vão fazer você pensar sobre a própria vida e o quanto pode ajudar pessoas menos favorecidas.

7. Pratique alguma atividade física

Por fim, depois que a correria com os estudos passou, a boa pedida é cuidar da saúde. Então, mexa o corpo e escolha sua atividade física preferida. Se quiser, chame os amigos e aproveite para descontrair com eles.

Pode ser caminhar, nadar, andar de bicicleta, frequentar a academia ou jogar futebol: o importante é não ficar parado e dar o passo inicial para adotar um estilo de vida mais saudável.

Como já passou o Enem, dá para programar diferentes atividades a fim de preencher seu tempo. Além de descansar, você pode cuidar da saúde e também buscar informações para ficar mais preparado para participar dos processos seletivos das faculdades.

E aí? Curtiu as informações que trouxemos neste post? Então ajude seus amigos a também encontrar o que fazer agora que já passaram as provas do Enem: é só compartilhar este conteúdo em suas redes sociais!

enemPowered by Rock Convert
Você também pode gostar