Que benefícios a orientação profissional traz para a sua carreira?

orientação profissional
6 minutos para ler

Você já parou para pensar em como uma boa orientação profissional tende a ser benéfica para o seu desenvolvimento de carreira? Afinal, esse conjunto de práticas, técnicas e análises pode funcionar como um caminho para descobrir seus próximos passos rumo ao sucesso.

Como esse é um assunto bem relevante para muitas pessoas, preparamos este conteúdo para falar mais sobre ele. Durante a leitura, você entenderá em que consiste e quais são as vantagens desse processo. Além disso, comentaremos as diferentes atividades que ele comporta. Aproveite as informações!

O que é orientação profissional?

Em poucas palavras, a orientação profissional se caracteriza como uma série de ações realizadas com o objetivo de auxiliar na formação e na evolução de pessoas em uma carreira, independentemente da área escolhida ou das ambições estabelecidas. Sua principal meta é tirar as dúvidas relativas a um segmento profissional ou a um determinado plano de carreira, ajudando no autoconhecimento e em eventuais transições de carreira.

Repare nas pessoas que você conhece: é provável que boa parte delas tenha dificuldade de compreender as tendências do mercado de trabalho e de seus respectivos futuros profissionais, não é mesmo?

Isso porque nem todo mundo consegue visualizar com facilidade quais seriam as opções de emprego mais adequadas aos seus perfis. Portanto, é fundamental contar com um apoio especializado, fornecido por profissionais habilitados e capazes de mostrar as melhores possibilidades para que você consiga atingir resultados expressivos em sua trajetória.

Não à toa, ela é muito procurada por quem vai fazer um vestibular ou está prestes a escolher qual curso fazer. No entanto, a orientação também pode trazer noções importantes para aqueles que já estão na faculdade — enquanto a graduação acontece, é comum sentir afinidade com áreas específicas.

Além do mais, a escolha de uma carreira não se dá de maneira isolada. Se você escolheu cursar Administração, por exemplo, será possível atuar em inúmeras áreas: gestão de empresas, setor público, conduzindo um negócio próprio e assim por diante. Conforme avança pelos semestres, você certamente vai se deparar com disciplinas que podem mudar o que você pensava antes mesmo de começar a graduação.

Como uma orientação profissional funciona?

Você é um aluno protagonista, que está no centro de sua jornada acadêmica e já participa de um estágio. Porém, seu interesse profissional ainda é difuso, e você sente que seria bacana trabalhar em inúmeras funções. Como essa não é uma definição simples e pode ter bastante impacto nos próximos anos de sua vida, você decide contar com a orientação de carreira. Apesar disso, vem aquela dúvida, como será que ela funciona?

Na prática, você poderá consultar seu orientador de variadas maneiras. Os especialistas se colocam à disposição para sanar dúvidas pontuais, mas também é possível fechar um acompanhamento regular — semanal, quinzenal ou mensal. Ou seja, tudo depende de suas necessidades e do que foi combinado entre vocês.

Ao longo das sessões, você receberá informações sobre o que deve ser levado em consideração para constatar se realmente vale a pena optar por uma ou por outra profissão. Não há nenhuma receita prévia: as orientações serão passadas de acordo com as questões apresentadas.

Planilha de gastosPowered by Rock Convert

Os encontros podem ser individuais ou coletivos. Basicamente, você conversará com o profissional, preencherá questionários, fará testes de aptidão e participará de algumas dinâmicas. São inúmeras as estratégias utilizadas para que você consiga solucionar suas maiores dúvidas e defina objetivos futuros. Você também entenderá como lidar com alguns obstáculos e descobrirá as atividades que mais gosta de fazer.

Com frequência, são apontadas as vantagens e as desvantagens de tentar certos caminhos. Se você não gosta tanto de seu estágio atual, por exemplo, terá dicas para planejar a troca e realizá-la de forma inteligente. Assim, toda e qualquer mudança proporcionará benefícios em sentidos profissionais e pessoais, pois ter satisfação com o trabalho interfere diretamente na qualidade de vida.

Por que fazer orientação profissional?

Agora que você já conhece o funcionamento desse processo, é hora de entender por quais motivos ele é tão vantajoso. Confira, a seguir, o que torna as orientações tão enriquecedoras.

Não decidir sem apoio

Escolhas profissionais — seja no início, seja no meio da carreira — não são fáceis de fazer, concorda? Você precisa considerar uma série de fatores emocionais, sociais, financeiros e familiares. A tendência é que, em muitos cenários, isso traga preocupações.

O suporte vindo da orientação, quase sempre conduzida por psicólogos, ajuda a descobrir mais sobre a sua identidade e a relação dela com o mercado de trabalho, possibilidades de atuação, metas de salário e rotinas.

Conhecer mais a respeito de si

Você aprende conceitos do mesmo modo que seus colegas de curso? Assim como existem tipos de aprendizagem distintos, há também incontáveis formas de acessar o autoconhecimento. Ao compreender suas potencialidades e suas limitações, aumentam as chances de conseguir uma carreira adequada ao seu perfil.

Evoluir na carreira

Quem não deseja obter reconhecimento e se desenvolver profissionalmente? Não há dúvidas de que é gratificante bater metas e crescer de acordo com as expectativas. Porém, é preciso ter cuidado para não ser surpreendido por algo que não sai como planejado ou pela acomodação. A partir disso, você terá como se manter em posições de destaque por mais tempo.

Mudar (se for o caso)

Nossas ideias podem se transformar depois de mais de uma década em uma única profissão. Sabe quando você olha para o seu perfil do LinkedIn e deixa de se identificar com tudo o que fez até então? Isso é mais frequente do que parece.

Contudo, essa é uma decisão que deve ser tomada com cautela, depois de muitas análises. A orientação profissional colabora para que você não cometa um equívoco ao optar por uma alteração de rota. Sabendo a respeito de você e do mercado de trabalho, essa transição tende a ser bem menos arriscada.

Portanto, se você tem qualquer tipo de dúvida sobre sua carreira, não deixe de considerar a orientação profissional — ela pode ajudar em uma série de momentos e etapas da trajetória que você percorrerá até o sucesso.

Bateu a curiosidade e quer saber mais? Aproveite para entender agora mesmo como desenvolver seu plano de carreira com a ajuda da Estácio!

Você também pode gostar