7 motivos para fazer faculdade que você precisa conhecer

motivos para fazer faculdade
6 minutos para ler

Depois de concluir o Ensino Médio, é comum que os estudantes fiquem em dúvida sobre o futuro. Embora cursar uma graduação seja um próximo passo bastante óbvio, nem sempre os reais motivos para fazer faculdade ficam claros para quem já está passando por um período de tantos questionamentos e incertezas.

No entanto, obter um diploma faz muita diferença na vida profissional de uma pessoa. Levando em conta que uma carreira bem-sucedida certamente é uma das metas de qualquer um que se preocupa com o futuro, vale a pena conhecer algumas razões para apostar em um curso superior.

Neste post, listamos 7 excelentes motivos para você começar uma faculdade o mais rápido possível. Então, continue a leitura e descubra quais são eles!

1. Estudar algo que você gosta

Para entrar na faculdade, é preciso superar algumas etapas, como a realização de vestibulares e/ou do Enem, a obtenção de um desempenho que fique acima da nota de corte do curso escolhido e a matrícula na instituição de ensino. Depois disso, porém, você finalmente vai ter a chance de estudar o que gosta.

Esse é um dos principais motivos para fazer faculdade, mesmo que você tenha sido da turma dos que dizem que não gostam de estudar. O fato é que nem sempre nos identificamos com todas as disciplinas que são abordadas na escola, já que o foco da educação básica é uma formação ampla. Na graduação, por outro lado, você vai estudar temas da sua área de interesse e se tornar uma autoridade no assunto.

2. Ampliar conhecimentos

Além de estudar a fundo conteúdos que você realmente gosta, a faculdade também contribui para ampliar os conhecimentos sobre várias outras áreas. Isso ocorre porque o ambiente universitário coloca o estudante em contato com pessoas que têm interesses muito diversificados e, ainda, com situações que proporcionam aprendizado dentro e fora da sala de aula.

Um exemplo disso são os eventos acadêmicos que incluem palestras, cursos e workshops. Embora a tendência seja os alunos se dedicarem mais às atividades que estão ligadas à graduação que estão fazendo, nada impede que participem daquelas que não necessariamente pertencem à própria área. Você pode estudar Engenharia Civil, por exemplo, e assistir a uma palestra sobre Literatura, afinal, conhecimento nunca é demais.

3. Fazer amizades

Uma instituição de Ensino Superior é o lugar perfeito para fazer amizades que têm grandes chances de durar para o resto da vida. Ao longo da graduação, você vai conhecer pessoas que têm interesses muito parecidos com os seus, tanto em relação ao curso quanto a outros assuntos que vão além da vida acadêmica.

Desse jeito, você vai ter a oportunidade de fazer não só bons amigos, mas também excelentes contatos na sua área de formação. No futuro, um colega de classe pode vir a ser o seu sócio, enquanto um ex-professor pode se lembrar de você na hora de indicar alguém para uma vaga de emprego. Muito conhecida como networking, essa rede de contatos é fundamental para alcançar o sucesso no mercado de trabalho.

Vestibular-onlinePowered by Rock Convert

4. Seguir uma carreira específica

A partir do momento em que você finalmente tiver o seu diploma de nível superior, as suas perspectivas no mundo profissional mudarão por completo — e para melhor. Você poderá estruturar um plano de carreira e focar em crescer dentro de uma área específica, construindo uma carreira sólida e respeitada.

Dessa forma, você terá um nicho do mercado de trabalho no qual procurar emprego e, conforme for se qualificando cada vez mais, conquistará o seu espaço nesse meio. Isso é muito mais vantajoso do que ter que recomeçar em uma área diferente a cada vez que precisar procurar uma nova colocação.

5. Melhorar salários

Outro fator que se destaca entre os grandes motivos para fazer faculdade é o salário que esse tipo de formação consegue conquistar. Segundo uma pesquisa da Catho Educação, profissionais graduados recebem até 25,3% a mais do que aqueles que não têm nível superior, o que representa um aumento significativo na renda familiar.

A remuneração é ainda maior para quem continua estudando e chega a fazer pós-graduações, como a especialização e o MBA (Master of Business Administration), além do mestrado e do doutorado. Especialmente no caso destas duas últimas formações, o profissional pode seguir a carreira acadêmica, atuando como professor universitário, e agregar ainda mais à sua renda.

6. Ter um diferencial competitivo

Em meio a um mercado de trabalho tão competitivo, com empresas cada vez mais exigentes e um elevado número de profissionais à procura de uma vaga, os candidatos precisam encontrar maneiras de se destacar. Nesse cenário, o diploma de graduação é um diferencial importante — e mais um dos motivos para fazer faculdade.

Além disso, você vai ter a possibilidade de prestar concursos públicos que exigem nível superior e, caso também decida fazer pós-graduações, utilizar os títulos para ascender na classificação dos aprovados. Isso porque existe uma etapa denominada prova de títulos, na qual os candidatos ganham pontos por cada formação comprovada.

7. Alcançar um desenvolvimento pessoal

A experiência de fazer um curso superior é enriquecedora de várias maneiras diferentes. Como já citamos, você vai estudar algo que gosta, fazer amigos e contatos importantes para a sobrevivência no mercado de trabalho, ampliar seus conhecimentos e começar a construir uma carreira sólida. Mas o impacto dessa fase da vida ainda vai muito além disso.

Ao cursar uma graduação, será preciso assumir responsabilidades em relação a sua própria educação em um nível muito maior do que na época do Ensino Médio. Com isso, você vai desenvolver um senso de organização, gestão de tempo, ética e proatividade, entre outras características importantes, que continuarão a fazer parte da sua personalidade mesmo depois da formatura.

A partir dos motivos para fazer faculdade que acabamos de listar, já deve ter percebido que essa realmente é a melhor decisão que você pode tomar em relação ao seu futuro. Então, escolha um curso do seu interesse, certifique-se de que ele recebeu uma boa avaliação do MEC (Ministério da Educação) e comece a se preparar para construir uma carreira de sucesso e alcançar tanto a realização profissional quanto a pessoal.

Gostou deste conteúdo? Que tal continuar se informando sobre esse tema? Leia também o nosso post sobre como entrar na faculdade!

Você também pode gostar