7 dicas de motivação para terminar a faculdade

motivação para terminar a faculdade
6 minutos para ler

Fazer um curso superior exige força de vontade e muita dedicação. Afinal, o aluno precisa dar conta de muitas aulas, leituras, trabalhos, provas e, muitas vezes, até vivências práticas. Não é à toa que chega nos últimos semestres e bate aquele desânimo.

Se você está passando por isso, saiba que é normal: mostra que seu corpo e mente estão cansados depois dos muitos desafios enfrentados nos últimos anos. Mas, justamente agora, na reta final, não dá para colocar tudo a perder, não é mesmo?

Que tal algumas dicas de motivação para terminar a faculdade e conquistar, enfim, seu diploma? Fique com a gente e descubra como ficar animado nas últimas etapas da graduação!

1. Conclua seus objetivos e esforços já planejados

Um jeito de driblar a falta de ânimo é voltar um pouquinho no tempo e relembrar os objetivos que traçou ao entrar na faculdade. Com isso, vai perceber que vale a pena concluir o que foi planejado até para compensar todo o seu esforço nesse período.

Imagine sua frustração ao não finalizar um curso superior? Seriam anos de dedicação jogados no lixo, não é mesmo? Então, cabeça erguida e foco no futuro promissor que você terá quando estiver com seu diploma.

2. Construa a carreira com a qual sempre sonhou

Precisa de motivação para terminar a faculdade? Saiba que faltam apenas alguns passos para você começar a construir a carreira com que sempre sonhou. Comece a pesquisar as vagas, montar seu currículo e inaugure um novo capítulo na sua vida.

Quem tem curso superior é mais valorizado no mercado de trabalho e, assim, consegue alcançar boas oportunidades. Além disso, é um profissional que obtém também uma remuneração maior. Uma pesquisa da Fundação Getulio Vargas (FGV) mostrou que cada ano de estudo finalizado representa um aumento salarial de cerca de 15%.

3. Comece a fazer o que realmente gosta

Se está difícil encontrar forças para acabar o curso superior, saiba que, além de salários mais atrativos, uma das grandes vantagens de sair da faculdade e ingressar no mercado de trabalho é poder atuar em um setor com o qual o profissional tem afinidade.

Trabalhar em uma área da qual realmente gosta traz uma dose de motivação diária, o que vai ajudar no seu desenvolvimento pessoal e de carreira. Você vai dar o seu melhor no emprego, estará disposto a superar desafios e, em pouco tempo, ganhará maturidade profissional.

Se o cansaço bater nesses últimos semestres de graduação, tenha em mente que, em pouco tempo, você vai se realizar profissionalmente, trabalhando no segmento que escolheu.

4. Pense positivo

Muitos alunos ficam sem motivação para terminar a faculdade simplesmente porque direcionam os pensamentos para as dificuldades que estão vivenciando nesse período, sejam as provas finais, seja o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

É, na verdade, um misto de ansiedade e medo diante de tantas cobranças. Mas dá para superar tudo isso: respire fundo e pense positivo, relembrando tudo o que já enfrentou para chegar nessa etapa final.

Mentalize também que esses esforços servem também de aprendizado para a vida, pois mostram que você é forte e determinado para alcançar seus sonhos e que não desiste diante dos obstáculos que podem surgir pelo caminho.

5. Estabeleça novas metas

Independentemente de ter escolhido um curso de graduação com 3, 4 ou 5 anos, o fato é que, nesse período, sua vida ficou direcionada somente para a faculdade. Nessa lógica, é comum que, ao chegar no final dessa trajetória, muita gente se sinta sem rumo e pense: qual caminho devo seguir depois de pegar meu diploma?

Nesse contexto, pode bater mesmo um desânimo, mas, para superá-lo, o aluno pode começar seu plano de carreira, estabelecendo metas de curto, médio e longo prazo para quando sair do ensino superior. Pegue papel e caneta ou utilize o notebook e smartphone e reflita sobre seus objetivos futuros: o que quer para sua vida profissional daqui a 1, 2 e 3 anos?

Pode ser que, nessa lista, você tenha colocado garantir a vaga em uma determinada empresa. A partir disso, sabe que, para ter mais chances de conseguir esse emprego, precisa estar mais afiado no inglês. Então, que tal traçar como meta treinar mais o idioma? Você não precisa, necessariamente, se matricular em um curso de línguas, pode utilizar apps gratuitos ou até começar a assistir filmes e séries com legenda em inglês, por exemplo.

Outra meta pode ser fazer networking para ficar por dentro das oportunidades na sua área. Para isso, dá para começar a se organizar, participando de eventos mais específicos da profissão que escolheu ou, por que não, se programar para fazer um curso de pós-graduação.

6. Converse com profissionais da sua área

Uma boa dica para ganhar motivação para terminar a faculdade é conversar com profissionais que já atuam na sua área de estudo. Dessa maneira, o aluno fica por dentro da rotina profissional, desafios e realizações desse campo de trabalho.

Assim, consegue visualizar como será sua vida depois de concluir a graduação, o que vai encorajá-lo a pegar firme nas últimas matérias para ser aprovado logo e ingressar no mercado de trabalho.

7. Mentalize a boa fase que vai vivenciar

Por fim, mentalize como sua vida vai mudar quando concluir a faculdade. Ao se tornar graduado, você será reconhecido no mercado e terá mais autonomia para escolher os locais em que vai trabalhar. Dessa forma, pode, inclusive, traçar planos para o futuro, como viajar, fazer um curso de pós-graduação, comprar um carro ou até mesmo uma casa.

Sem contar que será também a oportunidade para conhecer novas pessoas, se dedicar a outros cursos e até mesmo para descobrir novos interesses que vão guiar sua carreira.

Viu só como é possível dar uma rasteira no cansaço e desânimo que rondam os últimos semestres da graduação? Com essas dicas de motivação para terminar a faculdade, você vai conquistar seus objetivos e se orgulhar de toda essa jornada.

Gostou do nosso post? Tem mais alguma dica para incentivar o aluno que está passando por essa fase difícil? Compartilhe com a gente aqui nos comentários!

Você também pode gostar