Mestrado: o guia completo!
O Mestrado é um excelente caminho para quem deseja aprofundar os seus conhecimentos e conquistar uma posição de destaque no mercado de trabalho. Isso porque há poucos profissionais que conseguem chegar até o fim desse nível de formação. Para se ter uma ideia, menos de 1% dos brasileiros tem o título de Mestre.
Seja para iniciar sua vida no meio acadêmico, seja para se destacar no mercado de trabalho, esse tipo de curso pode abrir diversas possibilidades. Contudo, também é importante conhecer com clareza quais são os desafios que aguardam aqueles que se propõem a concluir um Mestrado.
Se você quer saber mais sobre como funciona esse tipo de curso, quais são as demais possibilidades de pós-graduação e o que é necessário para concluí-lo, continue a leitura e confira o nosso guia!
O que é um Mestrado?
O Mestrado é um grau acadêmico destinado a pessoas que já concluíram os seus cursos de licenciatura ou bacharelado e desejam aumentar os conhecimentos. Nesse sentido, há o Mestrado Profissional, que prepara o indivíduo para o mercado de trabalho, e o Acadêmico, para quem quer seguir a carreira de professor.
Assim, quem escolhe fazer esse tipo de curso consegue aprofundar o que aprendeu durante a primeira etapa da faculdade, além de se preparar para os desafios que surgirão durante a profissão.
Há vários programas de Mestrado no país, em diversas áreas que podem ser do seu interesse e relacionadas ao diploma que você conquistou durante a graduação. Eles envolvem disciplinas, pesquisa independente e escrita de uma dissertação para a conclusão.
Para que ele serve?
Um bom programa de Mestrado pode contribuir de diversas formas na sua vida profissional. Por exemplo, ele pode ser útil para que você aumente o seu conhecimento em um tema específico relacionado à sua formação original.
Há mais pontos em que essa pós-graduação pode ser útil. Veja em detalhes, a seguir.
Posicionamento de especialista
Fazer um Mestrado é uma ótima maneira de se posicionar como especialista em uma área específica. Por meio dele, você sinaliza ao mercado de trabalho todo o seu esforço e aprofundamento de conhecimento para atuar em um determinado campo, o que gera diferenciação frente aos concorrentes.
Exploração de tópicos com maior profundidade
Outro ponto no qual o Mestrado é útil é para explorar tópicos que você viu durante a sua formação inicial, mas sem a profundidade necessária. Com essa nova fase, você vai fazer uma análise crítica mais rigorosa da literatura existente, além de realizar pesquisas originais que colaboram para o avanço do tema.
Desenvolvimento de habilidades
Durante o Mestrado, você também vai conseguir desenvolver novas habilidades que podem ser importantes para a sua carreira, como a de pesquisa. Esse é um dos principais objetivos e permite que você entenda como coletar dados, fazer avaliações críticas, interpretar informações e desenvolver sua comunicação escrita.
Evolução na carreira
O Mestrado é visto como uma qualificação importante em diversas áreas no mercado de trabalho. Nesse sentido, ele serve para abrir portas e trazer mais oportunidades de emprego, com remunerações e cargos mais elevados. Além disso, ajuda na hora de aumentar a sua rede de contatos, que pode ser importante para a sua evolução profissional.
Quanto tempo ele dura?
A duração de um programa de Mestrado pode variar de acordo com a instituição escolhida. Porém, em geral, esse tipo de pós-graduação tem prazo de 2 anos para ser finalizada.
Nesse período, há várias atividades que devem ser desenvolvidas. Por exemplo, é preciso realizar disciplinas que vão proporcionar um conhecimento aprofundado sobre o objeto de estudo.
Em um Mestrado Acadêmico, é comum que você tenha que fazer o estágio docência, no qual vai aprender a lecionar aulas. Ainda, é preciso desenvolver sua pesquisa com um professor orientador, que prestará apoio durante a construção da sua dissertação de mestrado — requisito importante para finalizar esse tipo de curso.
O que é preciso para fazer um Mestrado?
Entre as dúvidas sobre o Mestrado, estão os requisitos necessários para fazê-lo. Existem alguns pontos importantes que devem ser conhecidos para que, após isso, você aprofunde a sua pesquisa e possa fazer essa escolha.
Para ingressar em um programa de Mestrado, é preciso ter um diploma de graduação — em geral, na área do curso que você tem interesse. Além disso, algumas instituições solicitam a entrega do histórico escolar e de cartas de recomendação.
Em alguns casos, é solicitado um exame de admissão, para entender se você tem os conhecimentos básicos para cursar e concluir esse tipo de curso. Isso pode envolver provas, entrevistas e avaliação de currículo.
Por isso, vale consultar o site da instituição de ensino e, caso necessário, solicitar suporte junto à secretaria sobre os requisitos que devem ser preenchidos — uma vez que isso pode variar de acordo com o programa.
Quais são as áreas cobertas pelo Mestrado?
Existem Mestrados para as mais diversas áreas de conhecimento. Porém, é preciso verificar os requisitos necessários para escolher qual você vai cursar. Por exemplo, se você quer fazer um curso na área de Economia, é comum ser exigido um diploma de graduação na área de Ciências Sociais.
Porém, como mencionado, existem programas de Mestrado em quase todos os setores de conhecimento, o que oferece uma variedade de opções e oportunidade de aprendizado para você.
Lembre-se de considerar os seus interesses e desejos na hora de procurar um Mestrado. Vale observar se a área escolhida atende às suas necessidades e está de acordo com o seu plano de carreira.
Quais são os benefícios de investir em um Mestrado?
Há várias vantagens de ingressar em um Mestrado. Entre elas, podemos citar que essa é uma ótima forma de sinalizar para o mercado de trabalho a sua qualificação, o que tende a proporcionar diversas ofertas de emprego e mais facilidade para alavancar a sua carreira.
Além disso, em muitos casos, quem consegue obter o grau de Mestre têm um potencial de ganho maior do que aqueles com apenas uma graduação, dado o reconhecimento e maior nível de capacitação para atividades de alta responsabilidade.
O Mestrado também pode gerar um aumento na sua satisfação pessoal, pois permite que você aprofunde os seus conhecimentos e alcance um nível de competência elevado no desempenho da sua profissão e na área de especialização escolhida.
Por fim, vale mencionar que uma das vantagens do Mestrado é o aprendizado contínuo, já que você desenvolve a habilidade de pesquisar e ganha muita autonomia para aprofundar os seus conhecimentos.
Quais são as diferenças entre Mestrado, Doutorado e pós-graduação?
A pós-graduação é um termo amplo que engloba programas de especialização, MBAs e outros cursos de curta duração, focados na aplicação prática de conhecimentos. Em geral, são direcionados aos profissionais que já estão no mercado de trabalho e querem aprender uma habilidade específica.
Os programas de Mestrado, por sua vez, são níveis mais avançados de educação superior, com ênfase na pesquisa acadêmica e na elaboração de uma dissertação original. Apesar disso, existem opções com foco profissional, que se assemelham aos MBAs, mas contam com disciplinas mais aprofundadas.
Por fim, os Doutorados são o mais alto nível de educação acadêmica, envolvendo pesquisa avançada e a criação de uma tese substancial — geralmente, adequada para quem busca carreiras acadêmicas ou de pesquisa de ponta.
É possível fazer um Mestrado EAD?
O Mestrado pode ser ministrado na modalidade EAD, especialmente para permitir que estudantes de todas as regiões avancem em sua formação sem a necessidade de estar presente no campus. Nesse caso, as aulas são ministradas no formato online, e os materiais são disponibilizados em fóruns e demais plataformas de ensino virtual.
Alguns programas podem exigir participações presenciais de maneira ocasional. Entretanto, vale a pena conversar com os coordenadores do curso, na instituição de ensino de interesse, para ter certeza.
Como escolher o programa de Mestrado?
A escolha do programa de Mestrado envolve uma série de verificações que devem trazer clareza sobre como essa formação contribui para a sua carreira.
O primeiro passo é entender quais são os programas disponíveis em sua área de interesse, levando em conta a reputação da instituição que oferece o curso.
Em seguida, vale a pena examinar o corpo docente, além de entender mais sobre o curso, as disciplinas, a modalidade de ensino e os custos ligados a essa formação. Depois, considere quais são os requisitos de admissão, além de conversar com outros alunos para entender como foi experiência deles.
Outro ponto importante se refere às conexões que a instituição oferece para que você ingresse no mercado de trabalho após concluir o curso. Isso é fundamental para que ele possa trazer novas oportunidades e fazer sua conexão com indivíduos de destaque em seu meio.
Como funciona a dissertação do Mestrado?
A dissertação de Mestrado representa a etapa final de sua formação. Depois de frequentar as aulas, obter os créditos, realizar as atividades propostas e participar dos seminários, é hora de colocar os conhecimentos em prática e produzir um estudo alinhado com o seu programa de pós-graduação.
Veja, a seguir, quais são as principais etapas para construir a sua dissertação!
Escolha do objeto de pesquisa
A primeira etapa da construção da tese é identificar entre os seus interesses de estudo quais deles são viáveis para a pesquisa. Isso significa olhar para sua área de formação — assim como para a pesquisa dos demais docentes do seu curso — e procurar por uma temática alinhada, além de possível para a sua realidade.
Nesse quesito, o objeto de pesquisa deve ser relevante para a sua área de estudo e viável em termos de recursos, além de alinhado com o prazo disponível para conclusão.
Parece muita informação, não é mesmo? Mas não se preocupe, pois os cursos de Mestrado geralmente contam com uma fase de pré-projeto que permite obter todas essas respostas.
Investigação da literatura
Na hora de produzir um artigo científico, suas ideias, técnicas, métodos e abordagens devem receber o respaldo da literatura. Em outras palavras, você precisa mostrar que vai utilizar uma abordagem alinhada com as melhores práticas científicas adotadas por seus pares.
Essa etapa também é importante para identificar se a sua pesquisa é original, pois existe a possibilidade de encontrar outros trabalhos que já exploram o tema conforme você imaginava. Para a revisão, utilize livros texto, artigos científicos, working papers e demais materiais publicados na área.
Metodologia
Com base no que foi observado na revisão da literatura, é hora de entender qual método de pesquisa será implementado. Nesse caso, existem diversas possibilidades que vão desde pesquisas de campo, até o desenvolvimento de modelos e abordagens exclusivamente teóricas.
Vale a pena contar com o suporte contínuo do professor orientador, pois é importante selecionar uma metodologia robusta e que tenha boa aceitação na sua área. Afinal, é ela que dirá como o trabalho será desenvolvido, afetando diretamente os resultados encontrados.
Discussão e interpretação dos resultados
Após seguir todas as etapas propostas em sua metodologia, é hora de coletar os resultados e fazer as devidas considerações sobre o que foi encontrado. A etapa interpretativa do trabalho é uma das mais importantes, pois traz as contribuições de sua pesquisa.
Vale a pena recobrar os resultados que a literatura aponta e relacioná-los com os seus. Isso ajuda a banca de avaliação a entender a coerência de sua pesquisa, bem como as novidades que ela apresenta para o campo de estudo.
Não se esqueça de que, nesse momento, será necessário responder à pergunta da pesquisa.
Conclusão e referências
Para finalizar o trabalho, basta resumir os principais pontos da dissertação e apresentar uma resposta direta para a pergunta de pesquisa. Nessa seção, também é comum que os pesquisadores reconheçam as limitações da pesquisa e apresentem sugestões de extensões futuras.
Para finalizar, é necessário listar todas as referências conforme as normas da ABNT, além de incluir os apêndices da pesquisa, caso ela necessite deles. Para quem utiliza o LaTeX no desenvolvimento do texto da dissertação, há modelos prontos para organizar suas referências no editor online Overleaf.
O Mestrado é uma experiência única, mas que afeta diversas esferas da sua vida. Além de ensinar os conteúdos técnicos e melhorar a sua qualificação profissional, essa formação também oferece diversas outras habilidades — como resiliência, responsabilidade, comprometimento e capacidade de se superar nos momentos de alta pressão.
Quer destravar a sua preparação para o mercado de trabalho? Então, confira quais são os cursos de Mestrado da Estácio!