Mercado de trabalho para Engenharia Civil: quais são as alternativas?

mercado de trabalho engenharia civil
6 minutos para ler

O mercado de trabalho para Engenharia Civil está em expansão, com novas oportunidades surgindo a cada dia. A área é verdadeiramente desafiadora e o curso forma profissionais capazes de criar e executar projetos. Eles também são qualificados para adaptar empreendimentos conforme a necessidade de cada local e cada cliente.

O engenheiro resolve problemas, cria soluções e identifica novas alternativas para projetos que não estão funcionando adequadamente. É importante ter em mente que é essencial inovar no processo de criar e implementar, além de conhecer as novas tecnologias e os novos materiais que despontam todos os dias no mercado.

Quer saber mais sobre o mercado de trabalho para Engenharia Civil? Continue a leitura deste post e confira!

Guia de carreiras: Engenharias.Powered by Rock Convert

Os números do mercado de engenharia no Brasil

O desempenho da economia brasileira tem apresentado melhora, especialmente em setores como o da construção civil. Essa área apresenta sinais claros e consistentes de crescimento, tanto em lançamentos de empreendimentos quanto em vendas. Por isso, o mercado de trabalho para Engenharia Civil está aquecido.

Isso também se reflete nas contratações. De acordo com pesquisas, a busca por profissionais da construção civil aumentou 300% em 2019, em comparação com o período anterior. O aquecimento se relaciona com a expectativa do mercado, principalmente com o cenário econômico mais atraente e com a redução da taxa de juros.

Os investimentos na construção civil também cresceram nos Estados Unidos, fazendo com que os investidores deem atenção para outros mercados. Em 2018, a demanda por engenheiros foi até 35% maior do que quando comparada a 2017.

Embora ainda não exista um excesso de empregos, as oportunidades para profissionais qualificados estão aumentando. As empresas estão em busca de engenheiros multifuncionais, eficientes e que possam agregar ao cargo, pois elas procuram otimizar cada vez mais a sua gestão.

As possibilidades de carreira do engenheiro civil

A Engenharia Civil é um dos cursos superiores que mais oferece oportunidades e opções para os estudantes. O egresso poderá atuar em diversas áreas, além de contar com especializações que aumentam o leque de opções.

Construção Civil

Esse é o primeiro ramo que vem à mente quando pensamos em Engenharia Civil. A área tem grandes oportunidades de procura e crescimento em todo o Brasil. O engenheiro que atua nesse setor se concentra no planejamento, na construção e no gerenciamento de obras para uso civil.

Geotecnia

A geotecnia está relacionada com a mecânica dos solos. O geotécnico trabalha com a interferência de obras de infraestrutura de qualquer tipo, como movimentações de terra, escavações, obras de fundações, estabilidade de taludes (terrenos com inclinação), sistemas de informação geográfica, entre outras.

Hidráulica

O engenheiro hidráulico aplica os conceitos da mecânica dos fluidos para planejar, projetar e construir obras de aproveitamento hídrico, incluindo tanto os sistemas urbanos (abastecimento de água, esgoto, drenagem e irrigação), industriais e prediais, quanto o controle de enchentes, a irrigação e os aproveitamentos hidroenergéticos, obras de barragens, portuárias e hidrovias.

Estradas e Transportes

Essa é uma das maiores áreas da Engenharia Civil, pois tem muitas ramificações. O profissional trabalha com manutenção, construção, planejamento de sistemas de transportes, pavimento de rodovias, traçado de estradas, gestão e operação de portos, redes rodoferroviárias, aeroportos, além de logística, como a análise do tráfego com o objetivo de otimizar a capacidade de fluxo, visando reduzir congestionamentos.

Cálculo Estrutural

Quem opta por essa área passa a maior parte do tempo no escritório, trabalhando em conjunto com outros profissionais. Nesse setor, o engenheiro realiza cálculos para encontrar a resistência dos materiais, descobre formas de utilizá-los e novas maneiras de construir. Sempre buscando segurança, maior eficiência e harmonia.

O perfil do engenheiro civil

Conheça o perfil do engenheiro civil — uma das profissões do futuro — e entenda como você pode se dar bem nessa profissão.

Trabalhar em equipe

Independentemente se trabalha sozinho ou em uma empresa, o engenheiro civil precisa contar com a colaboração de outros profissionais. Serão eles os responsáveis por liberar materiais, executar seus projetos, entre outras atividades.

Por isso, o perfil do engenheiro deve ser flexível. É seu trabalho analisar as ideias disponíveis e escolher aquelas que são mais vantajosas para o projeto, com o objetivo de torná-lo funcional e atrativo.

Assim, é fundamental saber trabalhar bem em equipe, ouvir as pessoas, negociar particularidades e intervenções e motivar os colegas para que o melhor resultado seja alcançado.

Realizar planejamentos

Fazer bons planejamentos é uma capacidade que o profissional de todos os tipos de engenharia deve ter. No caso do engenheiro civil, isso inclui orçamentos, materiais, alocação de recursos, cronogramas, entre outras atividades comuns em sua rotina.

O engenheiro com essa habilidade sabe qual é a melhor direção para otimizar resultados. Dessa forma, ele consegue administrar e executar um projeto e resolver rapidamente os problemas. Também é importante entender que suas decisões influenciarão o resultado a ser entregue.

Por isso, conseguir visualizar o cenário como um todo e programar com antecedência como a realização do projeto deve acontecer são habilidades muito importantes para o engenheiro civil.

Gostar de inovação

Esse é um dos maiores diferenciais para o engenheiro civil que quer se destacar e ser reconhecido no mercado de trabalho. Afinal, a capacidade de se adaptar e elaborar soluções é fundamental para o desenvolvimento do profissional.

Nesse contexto, é importante buscar inovação por meio de pesquisas na área. Uma solução exclusiva, que nunca foi usada, pode ser a saída para o problema do cliente no futuro.

Gostar de sustentabilidade

Sustentabilidade não é um assunto banal. Entender esse tema é essencial para que o engenheiro civil considere soluções e propostas sustentáveis, especialmente em âmbitos como a construção civil, em que há grandes alterações do local e alto consumo de materiais que podem causar alterações climáticas.

Questões relacionadas ao meio ambiente devem ser encaradas por todos os setores da sociedade, e a Engenharia Civil é um dos mais importantes quando se trata de unir a preservação dos recursos naturais ao progresso.

A escolha do curso superior é uma etapa fundamental na vida de qualquer pessoa, e ela geralmente vem acompanhada de muitas dúvidas. O mercado de trabalho para Engenharia Civil passou por altos e baixos, no entanto, nunca esteve saturado para quem compreende a importância de acompanhar a modernidade no setor e está sempre atualizado.

Gostou de saber mais sobre o assunto e quer fazer Engenharia Civil em uma instituição de ensino reconhecida e que oferece muitas oportunidades para a sua carreira? Então, conheça o curso da Estácio!

graduação de ExatasPowered by Rock Convert
Você também pode gostar