Você sabe qual é o seu melhor horário para estudar?

melhor horário para estudar
6 minutos para ler

Durante a graduação, somos bombardeados com uma rotina de estudos exaustiva, composta por muitos materiais para ler, aulas para revisar e trabalhos para escrever, sem contar com as preparações para as provas. Em meio a essa loucura toda, é fundamental descobrir o quanto antes qual é o melhor horário para estudar — principalmente se você ainda for um calouro.

O principal problema é que cada pessoa funciona de uma forma diferente. Assim, o melhor horário que o seu amigo usa para os estudos pode não funcionar para você. Isso porque o nosso organismo funciona de uma maneira única, afetando o nosso ciclo circadiano e, consequentemente, todo o nosso biorritmo. É por isso que algumas pessoas são mais produtivas durante a noite, por exemplo.

Pensando nisso, fizemos este post para ajudar você a descobrir qual é o seu melhor horário para estudar. Nele, vamos explicar o que são os ciclos circadianos e como eles afetam a sua produtividade, além de mostrar as vantagens e as desvantagens de estudar em diferentes períodos e como ser produtivo em cada um deles. Continue a leitura e acompanhe!

O que são ciclos circadianos?

O ciclo circadiano é uma espécie de relógio que divide as 24 horas do dia de acordo com o metabolismo de uma pessoa. Por funcionar com base nas alterações do corpo, ele pode ser influenciado pela temperatura, pela pressão e, até mesmo, por substâncias como a melatonina (um hormônio que controla alguns processos metabólicos) e o cortisol (responsável por regular o sono). Dessa forma, pode ser sincronizado com as alterações de luminosidade do ambiente.

Esse ciclo é necessário para que o corpo funcione corretamente. Porém, as alterações nesse ritmo podem ser verificadas durante o dia, pois influenciam a disposição e o emocional. Isso justifica aqueles momentos de cansaço extremo ou de nervosismo sem motivo aparente, por exemplo. Alguns fatores externos também podem levar a uma alteração desse ritmo biológico, como as mudanças bruscas de fuso horário, causando o famoso jet lag.

As variações do ciclo circadiano justificam por que cada pessoa rende melhor nos estudos ou no trabalho em determinados momentos do dia. Por isso, é importante conhecer como o seu corpo funciona para determinar qual é o horário mais adequado para que você realize as suas atividades, de forma a aproveitar o seu melhor ritmo.

Quais são as vantagens e as desvantagens de estudar em cada período?

Antes de descobrir quais são essas vantagens e desvantagens, é preciso saber como determinar o período de estudos ideal para você. Para isso, procure considerar tanto a sua rotina como os seus momentos de máxima concentração. Além disso, lembre-se de deixar o seu corpo descansar, ou o seu cansaço acabará atrapalhando o seu foco.

Crie um planejamento de estudos, considerando o seu estilo de vida e os momentos de maior disposição. Para ajudar você com isso, a seguir, veja os benefícios de estudar em cada um dos períodos do dia.

Durante a manhã

A maior parte da sociedade está ativa durante o dia. Portanto, a principal vantagem de estudar pela manhã é que, se você precisar de alguma ajuda, poderá entrar em contato com alguém que possa ajudá-lo, além de ser muito mais fácil se reunir com seu grupo de estudos

Finalmente, ao estudar pela manhã, você poderá aproveitar a luz natural. Por outro lado, talvez a maior desvantagem é que haverá mais barulhos externos, que podem atrapalhar a sua concentração — especialmente se a sua vizinhança for movimentada.

Porém, para ter um bom rendimento nesse horário, é fundamental ter boas noites de sono. Procure dormir, pelo menos, 8 horas durante a noite para acordar motivado e atento. Além disso, é preciso tomar um café da manhã reforçado para que você tenha a energia necessária para a maratona de estudos — isso também ajudará o seu organismo a despertar por completo.

Durante a tarde

O maior problema de optar por estudar durante a tarde é vencer aquele sono após o almoço. Porém, saiba que fazer um descanso breve não é proibido. Para ajudar, procure evitar alimentos pesados, mantenha-se hidratado para afastar o sono e pratique exercícios físicos, pois eles darão mais energia para a jornada de estudos.

Em contrapartida, essa pode ser a melhor opção para quem assiste às aulas da faculdade durante a manhã. Nesse caso, o estudante precisa ter a noite livre para dormir o número de horas necessário e manter o corpo descansado e alerta.

Durante a noite

Muita gente prefere estudar durante a noite, pois é possível aproveitar o silêncio, a tranquilidade — uma vez que há menos distrações tanto de outras pessoas como de redes sociais — e o clima mais fresco. Além disso, para quem trabalha durante o dia, talvez esse seja o único horário disponível.

O problema é que, dependendo da sua rotina, você poderá ficar cansado demais e optar por deixar de estudar. Portanto, é preciso tomar algumas atitudes para garantir que esse período de estudos será proveitoso. Para isso, defina quais tópicos você estudará, deixe os conteúdos mais complicados para o fim de semana — já que você terá mais tempo para se dedicar ao aprendizado — e saiba interpretar os sinais de cansaço do seu corpo.

Como conseguir estudar bem em cada momento?

Agora que você já sabe o que é o ciclo circadiano e como ele afeta a sua disposição, e já descobriu qual é o seu horário mais produtivo, confira algumas dicas para aproveitar cada momento de estudo ao máximo:

  • alimente-se bem — não deixe que a correria da sua rotina e dos seus estudos interfira na sua alimentação, pois isso poderá afetar as suas capacidades cognitivas;
  • pratique atividades físicas — manter-se fisicamente ativo é fundamental para aumentar a sua disposição e concentração;
  • durma bem — crie um cronograma e faça uso de técnicas de estudo para que você não ultrapasse o seu horário certo de dormir, e lembre-se sempre de que o ideal é descansar 8 horas por noite;
  • deixe as distrações de lado — quando for estudar, utilize a internet apenas como uma ferramenta para estudar e para as suas pesquisas, e evite olhar as redes sociais;
  • utilize a iluminação correta — para evitar danos aos olhos, certifique-se de que o seu local de estudos está bem iluminado.

Como vimos, identificar o melhor horário para estudar é fundamental para criar uma rotina consistente. Para isso, é importante considerar todas as suas atividades diárias e o momento em que você é mais produtivo.

Se você gostou deste post, compartilhe-o com os seus amigos nas redes sociais, para que eles também aproveitem ainda mais os seus momentos de estudos!

Você também pode gostar