Tudo o que você precisa saber sobre o vestibular de Medicina

Se você está pensando em prestar vestibular de Medicina, chegou ao lugar certo. Isso porque conhecer os detalhes sobre a prova é um dos passos mais importantes do caminho para a sua tão esperada aprovação.
Entender melhor o que o curso de Medicina pode oferecer a você, quais são os desafios enfrentados pelos estudantes para passar no vestibular e como adotar estratégias que vão ajudar a direcionar os seus estudos são etapas fundamentais para se planejar para conquistar o seu sonho.
Tem interesse em conferir informações relevantes sobre este assunto? Então acompanhe este post e veja tudo o que você precisa saber sobre o vestibular de Medicina!
Quais são as vantagens de cursar Medicina?
Um dos primeiros passos a se fazer antes de escolher uma faculdade para cursar e, consequentemente, uma carreira para seguir, é entender o que isso pode trazer para a sua vida. Para isso, também é importante saber o que você espera do futuro e analisar se as oportunidades profissionais da profissão são compatíveis com as suas expectativas.
Tendo isso em vista, confira quais são as principais vantagens de cursar Medicina.
Satisfação pessoal
Uma das coisas mais evidentes é que estudar Medicina não é para qualquer um. Tanto na fase do vestibular, quanto na etapa do curso, os alunos e as suas habilidades são colocados à prova o tempo todo.
No entanto, vencer cada um desses obstáculos que podem surgir é realmente satisfatório. Dessa maneira, é possível conseguir a realização pessoal e profissional, algo muito procurado pelas pessoas.
Reconhecimento
Por ser uma profissão tão importante para a sociedade, ser um profissional da Medicina é algo que traz muito reconhecimento para uma pessoa. Além disso, tornar-se um especialista em alguma das áreas da saúde é uma maneira de se destacar no mercado, o que traz ótimas oportunidades de carreira.
Retorno financeiro
Medicina está entre as 7 profissões com um melhor retorno financeiro do mercado. Isso significa que seguir nessa carreira é uma maneira de conseguir estabilidade profissional, construir um futuro mais seguro financeiramente e garantir mais qualidade de vida para você e sua família.
Oportunidade de ajudar pessoas
Essa é uma das mais importantes vantagens de seguir a área da saúde. Ter uma motivação maior para seguir carreira em Medicina é algo que vai fazer com que você resista nos momentos mais difíceis, em que dá vontade de desistir. Sendo assim, a oportunidade de ajudar outras pessoas com a promoção de bem-estar é um dos valores agregados a essa profissão e é um dos fatores que mais atraem as pessoas para o curso.
Como funciona o vestibular de Medicina?
Primeiramente, é preciso saber que um dos maiores desafios do vestibular de Medicina é a alta concorrência. Isso significa que existem muito mais pessoas inscritas que a quantidade de vagas disponíveis para o curso.
Como consequência, os processos de seleção são mais rigorosos e as notas de corte são bem altas. Isso porque as instituições de ensino precisam selecionar quais são os alunos que entrarão na próxima turma e isso é feito de acordo com o desempenho de cada candidato no vestibular.
Alguns vestibulares também têm diferentes etapas de seleção. Geralmente isso ocorre com uma prova de múltipla escolha e os candidatos que tiveram as melhores pontuações são classificados para a próxima fase, que costuma envolver questões dissertativas e redação.
Por essa razão, essa é a coisa mais importante que você precisa saber sobre o vestibular de Medicina: vai ser necessário se empenhar nos estudos para conseguir a aprovação. Mas não se preocupe, ao longo deste post você ainda vai ver ótimas dicas para aprender melhor os conteúdos.
O que estudar para se sair bem?
Chegou a hora de saber quais são as disciplinas que você precisa priorizar na hora de estudar para o vestibular de Medicina. Isso não significa que não é necessário ver as outras matérias, mas dar ênfase nos conteúdos de maior peso é uma maneira de aumentar a pontuação.
Ficou confuso? Então, vamos explicar melhor! Algumas disciplinas que são mais importantes para o curso de Medicina têm um peso maior no vestibular. Desse modo, ao acertar mais questões referentes a esses eixos do conhecimento, as suas chances de passar são maiores, pois a sua nota também será maior.
A seguir, conheça algumas das matérias que merecem mais atenção e os tópicos mais cobrados para dar prioridade e otimizar os estudos!
Química
Muitas das funções do nosso organismo ocorrem por conta das reações químicas. Por isso, ter uma noção avançada desse tema vai ser uma forma de acompanhar as matérias do curso de Medicina.
Além disso, essa é uma das disciplinas que tem maior peso no vestibular, pois faz parte das Ciências da Natureza, junto com Física e Biologia. Por essa razão, vale a pena priorizar temas como Estequiometria, Funções Orgânicas, Química Inorgânica, Termoquímica, Equilíbrio Químico, entre outros.
Biologia
Biologia é outra das matérias mais relevantes para Medicina que aprendemos no Ensino Médio. Sendo assim, vale a pena prestar muita atenção nas aulas de Citologia, Bioquímica, Histologia, Genética, Microbiologia e Evolução. Além disso, temas relacionados ao meio ambiente caem frequentemente, como Ecologia e Botânica.
Matemática
Matemática é uma das disciplinas mais complexas do Ensino Médio, pois envolve muita análise e raciocínio lógico. Por ser uma matéria que as pessoas costumam ter mais dificuldade, ter mais pontuações nessa área é uma maneira de se destacar no vestibular.
Para isso, é necessário estudar, primeiramente, a interpretação dos problemas. Raramente você vai se deparar com uma questão direta de Matemática. Na maioria das vezes, ela é contextualizada com situações do cotidiano, fazendo com que o candidato, além de mostrar habilidades teóricas do assunto, precise ser bem analítico para entender a pergunta.
Além disso, ao priorizar os temas que mais caem no vestibular, você garante uma melhor pontuação. Dentre eles, podemos citar:
- Geometria Plana e Espacial (especialmente, áreas e volumes das figuras);
- Equações de 1° e 2° Grau;
- Funções;
- Trigonometria;
- Análise Combinatória e Probabilidade;
- Estatística (média, moda, mediana e medidas de dispersão);
- Sequências;
- Matemática Financeira;
- Logaritmo.
Física
Física também é outra disciplina que os alunos enfrentam dificuldades, tanto por ter diversos conteúdos, quanto por usar muitos conceitos matemáticos. Por isso, vale a pena estudar mais essa matéria para tirar as suas dúvidas e acertar mais questões. Sendo assim, faça o possível para ver assuntos como Energia, Cinemática, Leis de Newton, Eletrodinâmica, Ondulatória, entre outros.
Língua Portuguesa
As questões de Língua Portuguesa não costumam ter o maior peso nas provas de vestibulares de Medicina, mas a Redação tem. Ter boas noções de Gramática, Interpretação de Texto e dominar a norma culta é uma maneira de se sair bem na hora de redigir e de responder questões de outras áreas do conhecimento.
Quais são os vestibulares mais comuns?
Você deve estar se perguntando em quais provas é interessante se inscrever para passar em Medicina. A resposta é que existem várias opções de vestibulares para fazer com que você ingresse em uma instituição de ensino.
Por esse motivo, é importante definir quais são as suas opções de universidade. A partir disso, você pode saber como é o processo de seleção nesses espaços. Para ajudar, vamos mostrar alguns dos vestibulares mais comuns!
Enem
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma prova aplicada anualmente e a nota obtida serve, principalmente, para ingressar em uma universidade pública, conseguir bolsas em uma Instituição de Ensino Superior (IES) privada ou procurar um financiamento estudantil.
A primeira opção se trata do SISU (Sistema de Seleção Unificada). Universidades de todo o país ofertam vagas por esse sistema, permitindo estudar em qualquer lugar, por meio da pontuação conquistada no Enem.
Já as bolsas em uma IES podem ser conquistadas tanto pelo ProUni quanto pelas ofertas das universidades. Para saber se o local que você deseja estudar tem um programa que utiliza a nota do Enem para oferecer descontos nas mensalidades, é necessário fazer uma pesquisa e ler os editais disponíveis no site da instituição.
Um dos financiamentos estudantis mais conhecidos é o Fies. Trata-se de um programa do MEC (Ministério da Educação) que oferece apoio aos estudantes de IES privadas com juros baixos ou até zerados. A pontuação obtida no Enem também é usada no processo de seleção.
Para Medicina, a nota de corte para as universidades costuma ser em torno de 800, isso significa que é importante acertar cerca de 70% das questões. O Enem ainda utiliza o TRI, que é um sistema que dá mais pontos às perguntas que foram menos acertadas e que não foram conquistadas por chute.
O Enem tem um total de 180 questões de múltipla escolha, que se dividem em dois dias, entre os cadernos de Matemática e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias. Além disso, há uma redação dissertativa-argumentativa no primeiro dia de aplicação da prova.
Fuvest
A Fuvest é um dos vestibulares mais concorridos do país, e também um dos mais complexos, principalmente em Medicina. É por meio desse processo de seleção que os candidatos podem ingressar na Universidade de São Paulo (USP).
Diferentemente do Enem, a Fuvest tem duas fases: a primeira, com 90 questões de múltipla escolha e a segunda de caráter dissertativo, com uma redação. A etapa 2 do vestibular tem o conteúdo com matérias voltadas para o curso em que se candidatou, como Biologia, Geografia, Química e Física.
Unicamp
A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), do estado de São Paulo, é outra que tem um vestibular bastante concorrido. Assim como a Fuvest, o seu vestibular tem duas fases: a primeira de múltipla escolha e a segunda dissertativa.
O diferencial do vestibular da Unicamp é que algumas questões têm conteúdo interdisciplinar, isto é, misturam conhecimentos de duas ou mais matérias. Essa é uma das maiores dificuldades que os alunos enfrentam, pois se acostumam a responder às perguntas de acordo com o eixo de conhecimento. Além disso, ela cobra duas redações, de gêneros textuais diferentes.
Vestibulares próprios
Instituições privadas podem optar pelo Enem ou utilizar vestibulares próprios como forma de ingresso de novos alunos. Nesse caso, as provas podem assumir diversos formatos. Por essa razão, é necessário procurar se informar sobre o método de avaliação utilizado no processo de seleção da faculdade que você deseja entrar.
Quais são os tipos de prova?
Como você pôde ver nos vestibulares da USP e Unicamp, existem diferentes tipos de provas em um vestibular. Algo que muitos alunos se esquecem de pesquisar é sobre o formato de questões que vão encarar nos exames de seleção, o que é um erro, pois estudá-los também é uma maneira de ter um melhor desempenho.
Para evitar surpresas na hora da prova, entenda como as questões podem ser cobradas!
Múltipla escolha
Questões de múltipla escolha oferecem 4 ou 5 alternativas, nas quais apenas uma está correta. Muitas pessoas consideram esse tipo de prova mais simples, pois pode ajudar a lembrar de palavras-chave que são comuns de esquecer com a tensão no vestibular. No entanto, é mais fácil cair em pegadinhas nesse formato de pergunta, assim como é possível se confundir entre duas opções e assinalar a errada.
Discursiva
As questões discursivas envolvem mais tempo e conhecimentos específicos que as de múltipla escolha. Aqui, o aluno precisa escrever com as suas próprias palavras as respostas para as perguntas realizadas na prova. Nesse caso, é fundamental treinar a escrita e a gramática, pois esses erros são considerados e descontam nota.
A parte positiva é que nem todos os vestibulares zeram a questão quando ela não está totalmente correta, podendo conseguir notas parciais. No entanto, lembre-se de que o avaliador precisa compreender o seu raciocínio, por isso monte um texto coerente e sucinto. Além disso, mostre todos os passos realizados para responder às perguntas do eixo das Exatas.
Redação
A redação é algo que você vai ter que fazer em praticamente todo vestibular e representa uma grande parte da nota. Ela serve para avaliar a capacidade de argumentação, organização dos pensamentos e expressão dos candidatos.
Por isso, na maioria dos casos, o gênero textual cobrado é uma dissertação, embora você também possa se deparar com cartas, textos narrativos, entre outros. Ainda assim, na maioria dos modelos, é necessário apresentar uma boa argumentação. Por isso, estude técnicas e faça muitas redações para pegar a prática.
Como conquistar o objetivo da aprovação?
Com tanta concorrência no vestibular de Medicina, além de uma grande quantidade de conteúdos para aprender e revisar, você vai precisar de uma boa organização para gerenciar seu tempo e ter uma rotina de estudos saudável. Para isso, conte com a nossa ajuda e veja algumas dicas imperdíveis!
Comece a estudar antecipadamente
Faça o máximo para evitar estudar em cima da hora. Como visto, são muitos conteúdos que precisam ser vistos e fazer isso em pouco tempo só vai sobrecarregar você e atrapalhar o seu aprendizado.
Por isso, veja quanto tempo você tem até a data do vestibular. Com isso, separe os dias e horários que você tem para estudar. Em seguida, faça uma lista com todos os temas que precisam ser aprendidos e revisados, dedicando mais tempo para o primeiro grupo. Por fim, faça um cronograma de estudos, definindo o que será estudado em cada dia, facilitando a sua organização.
Isso vai evitar a matéria atrasada ou o acúmulo de conteúdo. Com isso, é possível estudar com mais tranquilidade, sem se colocar em estado de pressão ou sobrecarga. Como resultado, o seu rendimento é bem maior, assim como o desempenho no vestibular.
Priorize qualidade e não quantidade de horas de estudo
Qualidade é melhor que quantidade na maioria das ocasiões — e essa regra também vale na hora de estudar. É comum ver relatos de estudantes pré-vestibular que querem Medicina e fazem jornadas diárias de estudos de aproximadamente 10 horas.
Apesar de isso ser uma realidade, não precisa ser a sua. Primeiramente, é preciso testar para saber quantas horas por dia você vai precisar aplicar aos estudos — por isso a importância do cronograma. No entanto, algo que podemos afirmar é que 10 minutos de plena atenção podem valer mais que duas horas cheias de distrações. Dessa maneira, a dica principal é trabalhar a sua concentração para focar no que realmente importa.
Mantenha uma rotina
Fazer as mesmas atividades em horários parecidos durante a semana é uma maneira de acostumar o seu cérebro a se concentrar nos momentos em que você precisa de foco. Assim, você consegue vencer a procrastinação e render mais nas horas reservadas para estudo.
Além disso, ter uma rotina disciplinada vai permitir que você não precise abrir mão de outras atividades do seu dia a dia, principalmente relacionadas a lazer — inclusive, isso precisa ser levado como regra para manter o seu bem-estar enquanto estuda para o vestibular. Nunca se esqueça que a sua vida vai bem além da parte acadêmica.
O que fazer para assimilar melhor os conteúdos?
Não poderíamos deixar de falar sobre como assimilar os conteúdos e potencializar os seus estudos. Abaixo, saiba o que fazer para aprender mais das disciplinas e gerenciar melhor o seu tempo!
Utilize aplicativos
A tecnologia tem facilitado muito o nosso dia a dia, e isso não é diferente para os estudos. Você pode aproveitar diversos aplicativos para organizar a sua agenda, revisar conteúdos, verificar resultados matemáticos, entre várias opções.
Entre os aplicativos que você pode utilizar para facilitar a sua rotina de estudos, podemos citar:
- Redação Nota 1000 — revisa a sua redação com os padrões do Enem e oferece feedbacks;
- Photomath — resolve equações matemáticas e mostra o passo a passo para solucionar os problemas, usando os teoremas adequados;
- Trello — ajuda a organizar a sua rotina e as matérias que serão estudadas em cada dia;
- Duolingo — ensina outros idiomas de maneira rápida, o que pode ser uma maneira de estudar e se divertir;
- RevisApp — faz resumos estratégicos de diversos temas para o vestibular, o que ajuda a fazer revisão dos conteúdos já vistos.
Teste diferentes métodos de estudo
Lembra que dissemos que você não precisa necessariamente estudar cerca de 10 horas por dia para se sair bem no vestibular de Medicina? Isso é possível ao encontrar o seu jeito de aprender.
Se em Matemática, por exemplo, você absorve mais o conteúdo fazendo exercícios, reserve menos tempo para a teoria. Desse modo, teste diferentes maneiras de aprender um conteúdo e veja qual favorece mais a sua produtividade. Além disso, use o máximo de ferramentas possíveis que realmente ajudem você a estudar.
Tenha um ambiente para estudar
Apesar de ser negligenciado por muitos alunos, isso é algo de extrema importância: um espaço para estudar. Ter um ambiente confortável, com iluminação adequada, poucas interferências externas e o material certo para os seus estudos é fundamental. Assim, você elimina distrações e incômodos que podem afetar a sua concentração.
Mantenha a organização
Por fim, não deixe a organização de lado. Isso vai desde a sua rotina até o seu material. Fazer anotações claras e precisas é um dos hábitos que vão ajudar você a melhorar o seu aprendizado, pois isso permite encontrar um determinado tema em seu caderno mais rápido e fazer revisões mais eficientes.
Além disso, é fundamental deixar o seu local de estudos limpo e organizado. Isso também ajuda muito na motivação e na concentração. Por isso, guarde tudo e organize a sua mesa quando terminar de usá-la.
Sem contar que é preciso seguir a sua rotina de estudos com disciplina. Enfatizamos que você tenha esse cuidado, pois esse é um dos fatores essenciais para manter o controle emocional e a saúde mental.
Com uma boa organização, é possível estudar com qualidade, sair com os amigos, passar tempo com a família, praticar algum hobby e ainda ter horários livres em sua rotina. No entanto, se você não gerenciar bem o seu tempo, alguma área de sua vida poderá ser prejudicada.
Como visto ao longo deste texto, o vestibular de Medicina envolve diversos desafios e bastante empenho para conseguir vencê-los. No entanto, aplicando boas práticas e sabendo como focar os seus estudos, é possível conseguir a sua aprovação, sem deixar de lado o seu bem-estar e saúde mental. Para isso, aproveite as informações deste post e procure manter a motivação e a disciplina. Além disso, não deixe de procurar ajuda sempre que precisar!
Gostou do post? Quer saber como estudar Medicina na Estácio? Então entre em contato com a nossa equipe agora mesmo e tire todas as suas dúvidas!