Vale a pena fazer medicina? Descubra aqui!

É normal as pessoas terem dúvidas ao escolher um curso e uma profissão para seguir. São muitas as possibilidades e alguns cursos, como o de Medicina, podem pedir uma avaliação mais criteriosa dos prós e contras de cada decisão a ser tomada.
Ainda que ofereça um bom status e uma boa remuneração, a jornada profissional de um médico não é fácil e isso é algo que pode ser notado desde o momento de concorrer ao vestibular. Seguir carreira nessa área exige muita dedicação e responsabilidade. Com isso, vem a pergunta: vale a pena fazer Medicina?
Para ajudar você a se decidir, preparamos este conteúdo apresentando as características mais importantes do curso e as vantagens e desvantagens da carreira médica. Continue com a leitura para saber mais!
Quais são as vantagens do curso?
Os prós e contras de seguir carreira na Medicina podem ser bastante subjetivos. Mas, de qualquer maneira, é preciso conhecer alguns pontos que poderão afetar toda a sua carreira profissional. Conheça, a seguir, as vantagens do curso!
Satisfação em salvar vidas
Salvar a vida de outras pessoas costuma ser a principal motivação para quem escolhe o curso de Medicina. Poder ajudar pessoas a curar suas doenças e obter melhor qualidade de vida pode ser uma experiência gratificante.
Além do crescimento pessoal, o curso de Medicina pode alavancar o status social de uma pessoa, devido às grandes responsabilidades em torno da profissão.
Diversas especialidades
Existem 54 especialidades médicas reconhecidas pelo Conselho Federal de Medicina, além de várias outras subespecialidades e áreas de atuação no ramo.
O profissional de Medicina pode, também, escolher se vai atuar em um hospital, numa clínica ou em um consultório; pode cuidar da gestão de uma instituição; dividir seu conhecimento dando aulas ou realizando pesquisas, entre outras opções. O que não falta são escolhas de carreira para seguir de acordo com aquilo que mais deseja.
Flexibilidade na carga horária
Profissionais da área da saúde dificilmente caem na mesmice, pois podem escolher distintos locais para trabalhar e lidar com diversos pacientes. Eles têm a liberdade de fazer a própria carga horária e conciliar seus atendimentos com outras áreas de suas vidas.
Boa remuneração
A remuneração pode variar de acordo com a região e a especialidade com que o médico atua. Mas, no geral, a área de Medicina costuma recompensar o trabalho com bons rendimentos e oferecer muitas oportunidades de crescimento.
E quais as desvantagens de fazer Medicina?
Todas as vantagens podem ser realmente compensadoras, mas o curso realmente exige compromisso e responsabilidade, o que pode ser uma grande desvantagem para alguns.
Há muitas reclamações sobre o curso de Medicina ser difícil. E ele tem mesmo que ser, afinal, o profissional está lidando com vidas humanas. Mas será que você está preparado para lidar com os desafios da área? Será que vale a pena fazer medicina? Confira também algumas desvantagens do curso!
Concorrência
A concorrência para o curso de Medicina é gigantesca e a disputa já começa no momento do vestibular. O número de concorrentes por vaga costuma ser maior do que 100 nas universidades mais relevantes do país.
Duração do curso
A duração regular do curso de Medicina pode chegar a 6 anos, com aulas ocorrendo em período integral e com alunos precisando conciliar seus estudos com algum trabalho. Mas isso falando apenas da grade regular!
Fora dela, o estudante ainda precisa realizar dois anos de residência em alguma instituição credenciada pela Comissão Nacional de Residência Médica.
Pode ser que ele escolha pelo internato para trabalhar em hospitais da própria instituição de ensino, mas nem isso o dispensará da residência, que deverá ser realizada após o término dos estudos.
Carga horária
Da mesma forma que o curso exige dedicação em tempo integral ao trabalho e aos estudos, a carreira na Medicina vai exigir o mesmo.
A carga horária de trabalho é grande e pode ser diminuída, claro, mas só conforme o profissional for ganhando experiência e conquistando cargos mais elevados.
Como é a grade curricular de Medicina?
Existem dois modelos de formação dentro do curso de Medicina: o tradicional e a Aprendizagem Baseada em Problema (ABP).
O tradicional é o modelo mais conhecido, onde o aluno passa anos cursando disciplinas teóricas e, nos últimos anos, ele vai para a parte mais prática.
Já na ABP, o estudante aprende os conteúdos mais básicos já baseados em problemas. Ou seja, desde o início do curso, o aluno vai estudando e já colocando os conhecimentos obtidos em prática.
É bem importante que você pesquise sobre ambos para que entenda melhor de que maneira se dá a formação do curso para o qual você vai prestar o vestibular.
As disciplinas podem variar de acordo com a universidade. No geral, a grade curricular será composta das seguintes disciplinas:
- Bioquímica e Biofísica Médica;
- Citologia;
- Clínica Médica;
- Cirurgia;
- Direitos Humanos e Cidadania;
- Genética e Biologia Molecular;
- Ginecologia e Obstetrícia;
- Imunologia Médica;
- Introdução à Antropologia e à Filosofia;
- Parasitologia;
- Processos Patológicos Gerais;
- Psicologia Médica;
- Saúde da Criança e do Adolescente;
- Saúde da Família e Comunidade, e
- Urgência e Emergência.
Qual a carga horária do curso?
Em suas diretrizes curriculares, o Ministério da Educação exige um mínimo de 7.200 horas de curso, mas os cursos de universidades brasileiras costumam durar bem mais que isso.
Como está o mercado de trabalho e o retorno financeiro?
De acordo com pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), a Medicina é a área com melhor remuneração e com as maiores taxas de ocupação. Quase todos os médicos estão empregados, mas é preciso levar em conta as diferenças de uma região de trabalho para outra.
O maior número de profissionais da saúde estão concentrados em cidades grandes. Por essa razão, faltam médicos para prestar atendimento à população que se encontra mais distante dos grandes centros.
Para quem quer começar carreira, prestar concurso para trabalhar em postos de saúde de cidades pequenas pode ser uma boa jogada. O trabalho de um médico nessas cidades é tão necessário e escasso que os cargos em postos de saúde chegam a oferecer cerca de R$ 20.000,00 de remuneração.
Já em consultórios ou hospitais, o salário pode variar de acordo com o que é cobrado por cada profissional, que deve estar registrado no Conselho Regional de Medicina para poder trabalhar.
E então, vale a pena fazer Medicina ou não?
Se vale a pena fazer Medicina ou não, cabe a cada um falar por si mesmo. Como você deve ter entendido, o curso e a carreira de médico exigem muita dedicação e responsabilidade.
É necessário pensar em suas próprias ambições, no que deseja para a sua vida profissional, no amor que tem pela área e em como vai equilibrar os estudos e o trabalho com a vida pessoal.
Caso esteja pensando somente em status e dinheiro, talvez seja uma boa considerar outras carreiras. Mas se realmente ama a área da saúde e está disposto a sacrificar um tanto da sua vida pessoal para aprender a salvar outras vidas, então, vale a pena embarcar nessa, pois boa remuneração e satisfação pessoal não irão faltar.
E aí, acha que vale a pena fazer Medicina? Conheça o curso de Medicina da Estácio!