Tipos de residência médica: veja quais são e como escolher!

tipos de residência médica
6 minutos para ler

Já pensou no que você quer se especializar em Medicina? Existem vários tipos de residência médica. Eles abordam os mais diversos conceitos relacionados à saúde humana dentre os quais você pode escolher.

Decidir qual especialidade você pretende seguir na carreira médica é quase tão importante quanto a escolha do curso de graduação. Por isso, é preciso levar em consideração uma série de fatores antes de dar esse grande passo.

Para ajudar a fazer uma boa escolha, reunimos os principais tipos de residência médica para você identificar as opções que mais chamam a sua atenção. Acompanhe o post e fique por dentro desse assunto!

O que é uma residência médica?

Depois de terminar a graduação e conseguir o registro no Conselho Regional de Medicina (CRM), o médico pode atuar como clínico geral. Contudo, para quem deseja seguir carreira em um segmento específico, existe a residência médica.

A residência médica se trata de um tipo de pós-graduação voltado exclusivamente aos médicos. É por meio dela que um profissional formado pode se especializar em uma determinada área da Medicina.

Na prática, a residência médica dá a oportunidade para que o profissional da Medicina tenha contato com a profissão, trabalhando em setores relacionados à área de especialização escolhida. Ele sempre terá a supervisão de um médico qualificado também nesse segmento.

O processo é regulamentado pelo Decreto nº 80.281 de 5 de setembro de 1977 e conduzido pela Comissão Nacional da Residência Médica (CNRM), que estabelece a carga horária máxima de 60 horas semanais, constituída por 24 horas de plantão, folga semanal e recesso de 30 dias a cada ano.

Qual é a sua importância para a formação do médico?

Ao contrário do internato, que é realizado durante a graduação, após o ciclo básico de Medicina, a residência médica não é obrigatória para quem quer ser médico. No entanto, ela oferece oportunidades para que o profissional atue em nichos específicos da área da saúde.

Sem ela, o médico pode apenas exercer as suas funções na Clínica Geral. Já após a residência, é possível trabalhar na área escolhida, tendo a oportunidade de receber salários mais altos, ter melhores propostas de emprego e atuar no segmento preferido.

A duração da residência médica vai depender da especialidade que o profissional escolheu, podendo levar entre 2 e 4 anos para a conclusão. Desse modo, é possível enxergá-la como um ótimo investimento na carreira.

Quais são os tipos de residência médica? 

Mas, afinal, no que se especializar? A seguir, confira os principais tipos de residência médica e veja qual deles chama mais a sua atenção!

Cardiologia

Cardiologia é a área responsável por cuidar do coração e do sistema circulatório do paciente. O profissional dessa especialidade lida com doenças cardiovasculares, como hipertensão, infarto, insuficiência cardíaca, entre outras, atuando no diagnóstico, no tratamento e na prevenção.

banner do ebook carreiras da saúde: conheça as possibilidades de cursos e profissões para essa área

Dermatologia

Já os cuidados da Dermatologia estão relacionados com a saúde das células que ficam principalmente no lado externo do corpo, como pele, cabelos, unhas e mucosas. O médico dessa especialidade faz o diagnóstico e a prevenção de doenças como psoríase, acne, câncer de pele, vitiligo e muitas outras.

Ginecologia

A Ginecologia trata da saúde dos órgãos reprodutivos femininos. Cabe ao profissional dessa área cuidar do ciclo menstrual, das doenças ginecológicas e da prevenção de cânceres, como o de mama e o de ovário.

Homeopatia

Homeopatia também é uma área da Medicina tradicional. Trata-se de uma abordagem terapêutica baseada no equilíbrio da saúde, recorrendo a doses mínimas de medicamentos, a fim de estimular a recuperação autônoma do corpo. 

Oftalmologia

A saúde dos olhos é garantida pela área da Oftalmologia. O profissional estuda e trata de doenças que afetam a região ocular e a visão, garantindo a preservação desse sentido e da qualidade de vida do paciente.

Pediatria

A Pediatria é voltada para os cuidados com a saúde de crianças e de adolescentes, desde o período neonatal até a faixa etária de aproximadamente 15 anos. O profissional dessa área orienta sobre alimentação, amamentação, vacinação e diversos outros procedimentos necessários para garantir o bem-estar desse público, além do diagnóstico e da prevenção de doenças.

Como escolher a melhor residência?

Existem diversas opções interessantes, não é mesmo? Então, como escolher a especialidade que mais tem a ver com você? Veja, a seguir, algumas ótimas dicas!

Considere o público que você gostaria de atender

Como você pôde notar, algumas especialidades têm um público-alvo específico, caso da Pediatria, voltada para o infantojuvenil, ou a Ginecologia, direcionada às mulheres. Desse modo, identificar a faixa etária e o perfil das pessoas com as quais você deseja lidar no dia a dia é uma forma de encontrar a melhor residência.

Confira o mercado de trabalho

Algumas especialidades têm mais destaque no mercado de trabalho, devido à alta procura de profissionais ou à necessidade dos serviços. Isso influencia desde a hora de criar um currículo até nas oportunidades de emprego que você pode conseguir ao longo da carreira. Portanto, é preciso observar as tendências e estudar como está o desenvolvimento da área de interesse no país.

Analise o retorno financeiro

Algumas áreas apresentam maiores salários, enquanto outras têm a faixa salarial menor. Por mais que questões financeiras não sejam prioridade para você, é preciso considerá-las também na escolha da profissão e da especialidade, pois é por meio da remuneração pelos seus serviços que você vai se sustentar e construir o seu futuro. 

Saiba como é a rotina da especialidade

Além disso, alguns tipos de residência médica têm uma rotina mais flexível, enquanto outros apresentam uma carga horária mais densa e com diversos plantões. Por isso, é importante também refletir como você se imagina no futuro e observar se o dia a dia da profissão permite que os seus desejos se concretizem nos próximos anos.

Conhecer esses diferentes tipos de residência médica ajudou você a se inspirar para decidir os rumos da sua carreira? Lembre-se de que fazer uma escolha adequada só traz benefícios, como satisfação pessoal, realização profissional, estabilidade e qualidade de vida. Portanto, reflita o quanto for necessário para saber que está tomando a decisão certa.

Gostou do post? Então, aproveite a visita e curta a nossa página do Facebook. Assim, você vai poder acompanhar de perto os nossos conteúdos!

Você também pode gostar

Deixe um comentário