Como funciona o SUS e como é ser médico no setor público no Brasil

sus como funciona
7 minutos para ler

Você sabe como funciona o SUS? O Sistema Único de Saúde tem como o seu maior objetivo fazer com que toda a população brasileira tenha acesso à saúde de qualidade, de maneira integral, igualitária e gratuita.

O SUS atende aos mais variados modelos de assistência médica. Por meio dele, indivíduos conseguem fazer desde procedimentos simples, como a extração de um dente, até os mais complexos, como o tratamento de diversos tipos de câncer.

Até mesmo quem não utiliza os seus serviços diretamente ainda usufrui dos benefícios do SUS. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), por exemplo, que fiscaliza as condições da qualidade da água distribuída no país e a integridade dos estabelecimentos, é um órgão que integra o Sistema Único de Saúde.

Sabendo da importância desse sistema universal reconhecido como um dos maiores do mundo, criamos este post para oferecer um panorama de como é trabalhar como profissional de Medicina no SUS. Acompanhe e saiba mais sobre este assunto!

Como funciona o SUS?

O Sistema Único de Saúde foi regulamentado no Brasil a partir da criação da Constituição de 1988, pela Lei n. 8.080/90, que fala sobre a promoção de serviços que providenciam a promoção e proteção da saúde de toda a população brasileira, por meio de um sistema público.

Essa foi uma grande conquista da sociedade, que pedia por mais condições de assistência à saúde a todos, independentemente da classe social e do poder econômico. Não é à toa que o SUS se tornou uma referência mundial de sistema universal de saúde.

Além da vigilância sanitária, o SUS oferece serviços como:

  • Programa Nacional de Imunizações (PNI) — que promove campanhas de vacinação com a aplicação de diversos tipos de vacinas;
  • Unidade de Pronto Atendimento (UPA) — que atende pacientes em casos de urgência;
  • Sistema de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) — também atende casos de urgência por meio de ambulâncias;
  • UBS (Unidade Básica de Saúde) — que oferece atendimento básico à população, dando entrada em procedimentos clínicos gerais, pediátricos ou ginecológicos, ou encaminhando para setores específicos;
  • Instituto Nacional do Câncer (INCA) — oferece tratamento oncológico completo e gratuito; entre muitos outros.

Como é trabalhar no setor público como médico?

O SUS oferece diversas oportunidades no mercado de trabalho para a área da saúde, principalmente para profissionais da Medicina. Trabalhar no setor público implica encarar desafios e aproveitar alguns benefícios.

Algumas das principais vantagens de se trabalhar na rede pública é o direito de férias anuais de 30 dias e a possibilidade de exercer as atividades tanto no próprio consultório quanto nos órgãos do sistema. Além disso, a remuneração é oferecida com base nas horas trabalhadas durante a semana.

Ser médico no sistema público de saúde também envolve adquirir experiência e conhecimentos ao trabalhar com uma equipe multiprofissional. Durante o atendimento, cada paciente pode passar por diversos setores e especializações, de acordo com as suas necessidades. Dessa maneira, os profissionais da área exercem suas atividades em cooperação, a fim de oferecer o tratamento mais adequado.

Quais são os desafios da Medicina no SUS?

No entanto, apesar de ser um sistema que oferece tantos benefícios, existem vários desafios envolvidos na atuação do SUS. Confira o que mais afeta os profissionais e os pacientes.

Escassez de recursos

O principal deles é o corte de verbas constante, que gera a escassez de recursos fundamentais para oferecer um serviço de qualidade. Esse impacto é percebido em diversas partes essenciais do SUS, como:

banner do ebook carreiras da saúde: conheça as possibilidades de cursos e profissões para essa área
  • infraestrutura das instituições de saúde;
  • falta de manutenção e de reparos em equipamentos — às vezes, a ausência deles;
  • poucas vagas disponíveis para internação;
  • longas e demoradas filas de espera, dentre muitas outras limitações.

Atendimento limitado em regiões distantes dos centros urbanos

Em regiões afastadas dos centros das cidades, esses desafios são ainda mais intensos. Muitos locais são afetados com a falta de disponibilidade de profissionais, o que pode resultar no encaminhamento para municípios vizinhos e, consequentemente, em longas esperas.

Críticas da população

Essa falta de atenção que o SUS recebe em relação aos seus recursos essenciais, muitas vezes, desperta a impaciência e a desesperança da população em relação aos seus cuidados de assistência médica.

Na prática, esse é um dos motivos pelos quais há tanta negligência com a saúde por parte da sociedade, com o adiamento das visitas ao médico e dos exames de check-up até que uma doença se manifeste com sintomas mais graves. 

Dessa maneira, muitos profissionais da Medicina ficam à mercê dessas dificuldades e nem sempre conseguem prestar o atendimento que os pacientes merecem e necessitam. Nessa área, é importante ter paciência e criatividade para superar os obstáculos envolvidos na precarização contínua dos sistemas de saúde pública.

Quais são as principais motivações dentro desse contexto?

Contudo, ainda que haja diversas adversidades no SUS, ainda há muitos motivos pelos quais vale a pena trabalhar nesse setor. Veja!

Contribuição para a saúde da população

Uma delas é a oportunidade de contribuir para a saúde e o bem-estar da população, independentemente de classe social, credo ou raça, entrando em contato com diferentes realidades e favorecendo o desenvolvimento pessoal também do profissional.

Contato com ótimas tecnologias

Além disso, alguns procedimentos médicos, por exemplo, são realizados apenas dentro do SUS, por ser o único que tem o aparato tecnológico necessário. Isso faz com que o profissional da saúde esteja sempre em aprendizado, adquirindo experiências fundamentais para aprimorar o seu trabalho e a sua carreira.

É por esse motivo que o Sistema Único de Saúde é um dos melhores espaços para um estágio em Medicina ou para a própria residência médica. O dia a dia profissional é enriquecedor, no qual é possível aplicar os conhecimentos obtidos em sala de aula e adquirir outros nunca vistos ou praticados na graduação.

Diversas oportunidades de trabalho

O Sistema Único de Saúde também atende às mais variadas especializações, o que dá a chance de trabalhar na área em que resolveu se aprofundar, priorizando o atendimento humanitário e pró-sociedade.

Entretanto, para saber se deseja ou não atuar no sistema público, é importante considerar o seu perfil de estudante de Medicina, avaliando as principais competências e habilidades requisitadas profissionalmente nesse segmento.

Agora que você já sabe como funciona o SUS, é possível considerar as vantagens de trabalhar nesse setor, assim como ter ciência dos desafios enfrentados pelo sistema. Além disso, conhecer essa realidade é mais uma motivação para lutar pelo seu direito e de toda a população, que é o de ter acesso à saúde pública e gratuita.

O conteúdo deste post ajudou a abrir os horizontes para novas possibilidade e ideias? Então compartilhe o artigo nas suas redes sociais para que os seus amigos também possam conhecer a realidade do SUS!

Você também pode gostar

Deixe um comentário