8 séries sobre Medicina que todo estudante deveria ver
Muitas gente acaba despertando interesse por uma determinada profissão e consegue escolher a área de atuação que quer seguir ao assistir alguma obra ficcional. Isso é muito comum também no nicho da saúde, no qual as séries sobre Medicina apresentam um pouco mais sobre o universo dentro do ambiente hospitalar.
Assistir a algumas produções relacionadas à Medicina vai ser interessante para conhecer a área da saúde de diferentes formas, tanto sobre o ponto de vista do profissional quanto das angústias dos pacientes.
Se você quer conhecer alguns títulos de séries sobre Medicina que abordam o ambiente hospitalar e a profissão, veio ao post certo. A seguir, confira algumas sugestões para você assistir, relaxar e conhecer um pouco mais sobre a área da saúde de forma lúdica!
1. Diagnóstico
Diagnóstico é uma série original da Netflix que se baseia em uma coluna do The New York Times, escrita pela Dra. Lisa Sanders. A produção estreou no ano de 2019 e até o momento tem apenas 7 episódios disponíveis, de cerca de 45 minutos, sendo possível maratonar rapidamente.
A série mostra a rotina profissional da Dra. Lisa, que tem como objetivo diagnosticar algumas doenças complexas, que são desafiadoras de encontrar as causas. Dessa maneira, se você é uma pessoa que ama assistir obras sobre mistérios e gosta de tentar resolver junto, vai se divertir muito assistindo a Diagnóstico.
2. Sob Pressão
Sob Pressão é uma série brasileira produzida nos estúdios da Rede Globo. Essa é uma ótima opção para quem aprecia uma boa atuação, principalmente de atores populares no país, e gosta de consumir obras produzidas no Brasil.
A série retrata a realidade de um hospital público que fica no Rio de Janeiro, mostrando as dificuldades dos profissionais que atuam nos sistemas de saúde pública, devido aos baixos investimentos nesse setor.
O enredo dessa série também é muito interessante, pois foi construído a partir de relatos de enfermeiros, médicos e pessoas que atuam no ambiente hospitalar. Desse modo, ilustra os acontecimentos de uma forma realista, retratando também os conflitos internos entre os profissionais com visões diferentes do mundo, mas que têm o mesmo objetivo de salvar vidas.
Com Marjorie Estiano e Julio Andrade no elenco principal, a série já está em sua 4° temporada e pode ser assistida na plataforma Globoplay. Cada episódio dura cerca de 40 minutos e apresenta diversas histórias emocionantes.
3. Lenox Hill
Lenox Hill é uma série que estreou em 2020, sendo outra produção original da Netflix. Com um formato de documentário, a obra apresenta o dia a dia de 4 médicos, de diferentes áreas de especialização, e os desafios que enfrentam no ambiente hospitalar.
Essa série é uma boa opção para quem tem interesse em conhecer a prática da profissão de um médico de forma realista, assim como a conciliação entre a vida pessoal e profissional. A primeira temporada conta com 9 episódios, de aproximadamente 50 minutos cada.
4. The Night Shift
The Night Shift, também conhecida como Plantão Noturno, é uma produção da rede americana NBC, que retrata o cotidiano de um hospital de pronto-socorro. Os médicos dessa série são formados para atender em ambientes militares, por isso, dedicam-se a salvar vidas como se estivessem em um campo de batalha.
O grande conflito da obra é a administração do hospital, que tem mais interesse em lucrar e cortar custos necessários do que de fato ajudar aos pacientes que procuram o local. A série teve fim no ano de 2017, com 4 temporadas, e pode ser assistida em diversas plataformas, como Globoplay e Amazon Prime Video.
5. Seleção Artificial
Seleção Artificial é outra minissérie da Netflix, produzida em 2019, que apresenta os desafios da ciência em descobrir novas terapias para doenças a partir da edição genética, assim como os riscos envolvidos nessa prática. Essa é uma indicação para quem quer ver de perto as questões éticas e o desenvolvimento de pesquisas na Medicina atual.
A obra tem um total de 4 episódios, com duração média de 65 minutos, e documenta como o estudo da genética vem sendo aplicado cuidadosamente na Medicina, a fim de tratar e prevenir diversas patologias.
6. The Good Doctor
The Good Doctor é uma das mais recentes séries sobre Medicina que retrata um contexto fictício. Lançada em 2017, já está em sua quarta temporada e pode ser acompanhada pelo Globoplay.
A obra tem como personagem principal o cirurgião residente Shaun Murphy trabalhando em um hospital de grande relevância. Além de apresentar um pouco mais sobre o dia a dia do início da carreira de diversos profissionais de saúde, aborda questões de inclusão social e temas como capacitismo.
Murphy é um jovem que está dentro do espectro autista. Desse modo, tem algumas dificuldades nas habilidades sociais e a sua competência é sempre colocada à prova pelos seus colegas de trabalho e superiores. No entanto, ele também apresenta a síndrome de Savant, que faz com que tenha uma memória espetacular e um grande desenvolvimento intelectual.
Essa série é uma oportunidade de aprender um pouco mais sobre o cotidiano de uma pessoa com autismo de grau leve, entender como é o preconceito social vivido por pessoas neuroatípicas e conhecer um pouco mais sobre os dilemas da profissão.
7. House
House é uma das séries sobre Medicina mais conhecidas do mundo, sendo assistida há mais de 16 anos. A obra retrata a vida de um médico muito influente, reconhecido na área por diagnosticar doenças difíceis de serem identificadas.
Com seu humor sarcástico, Gregory House comanda uma equipe de diversos especialistas por meio de dilemas para compreender cada caso complexo apresentado a ele. Apesar de ser bastante fictícia, a série apresenta algumas doenças interessantes.
House está disponível tanto no Globoplay quanto no Amazon Prime Video e conta com um elenco fantástico, com nomes como Hugh Laurie e Olivia Wilde. São 8 temporadas, com pouco mais de 20 episódios cada, de duração média de 45 minutos para você maratonar à vontade.
8. Grey’s Anatomy
Você já deve ter ouvido falar de Grey’s Anatomy, ou A Anatomia de Grey, pelo menos uma vez na vida. Essa é uma série lançada em 2005, que atualmente coleciona mais de 16 temporadas, disponíveis no Globoplay, no Amazon Prime Video e na Netflix.
A obra tem um clima dramático e apresenta diversos personagens fictícios, que trabalham em um mesmo hospital. A série retrata a convivência dessa equipe médica e diversos acontecimentos emocionantes que embalam a trama.
Conhecer essas séries sobre Medicina pode motivar você a prestar vestibular e conhecer melhor o dia a dia da faculdade. Por isso, é interessante equilibrar as obras que apresentam conteúdos mais reais com as ficcionais para intercalar entretenimento com estudo.
Gostou das nossas sugestões? Então compartilhe este post cheio de dicas de séries sobre Medicina nas suas redes sociais!