Quanto custa uma faculdade de Medicina? Saiba os principais gastos!

quanto custa uma faculdade de medicina
6 minutos para ler

Quem está pensando em se tornar médico com certeza já se perguntou quanto custa uma faculdade de Medicina, seja em uma universidade particular, seja em uma universidade pública. Até porque mesmo nas instituições públicas o aluno terá que arcar com algumas despesas, como livros indisponíveis nas bibliotecas e materiais para as aulas práticas do curso.

Fazer esse planejamento é importante porque permite começar a graduação com tranquilidade. Afinal, estando consciente sobre a média de gastos, fica mais fácil se organizar para ir em busca do seu sonho. Pensando nisso, fizemos este post com os fatores que influenciam nos custos e os principais gastos da formação em Medicina. Continue a leitura e planeje-se!

Os fatores que influenciam nos custos do curso de Medicina

Três fatores básicos têm relação direta com o valor desta graduação. Veja quais são eles a seguir.

Instituição

No caso das universidades particulares, o histórico e a reputação das instituições são critérios que dimensionam o preço das mensalidades. Nada mais justo, principalmente se a gente considerar que uma instituição renomada e reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) com certeza fornecerá um diploma valorizado no mercado. Portanto, vale a pena o investimento.

No entanto, é preciso tomar muito cuidado para acertar nessa escolha. Além da avaliação do MEC, o aluno deve considerar outros aspectos fundamentais para uma formação de excelência. Na graduação em Medicina, por exemplo, a infraestrutura da universidade faz toda a diferença no aprendizado, já que as aulas práticas representam boa parte do curso. Então, fique atento à qualidade dos laboratórios.

Localização

Os valores de um curso de Medicina também podem se alterar bastante dependendo de onde a universidade se localiza. É natural que as instituições mais renomadas tenham mensalidades um pouco mais caras. Como dissemos, isso se justifica pela reputação do curso em si.

Porém, conforme a região do país, o custo pode ser menor sem que haja perda na qualidade do ensino. Já nas localidades mais centrais, como nos estados do Sudeste, o valor tende a ser mais elevado, pois a região concentra diversas instituições de renome e uma ampla concorrência de candidatos.

Concorrência

A concorrência, por sua vez, é o terceiro fator de impacto no valor de um curso de Medicina. Quanto mais concorrido for o vestibular, maior tende a ser o preço da mensalidade. Isso porque o extenso número de candidatos disputando uma vaga já demonstra o quanto aquela instituição é reconhecida. E quem não quer começar uma graduação com a certeza de um diploma valorizado, não é mesmo?

Os principais gastos na graduação em Medicina

No dilema de quanto custa uma faculdade de Medicina, é normal o aluno avaliar apenas as diferenças de custos entre as universidades públicas e particulares, se esquecendo de algumas despesas que são comuns aos dois cenários. Mesmo que se tratem de gastos um pouco menores em relação às mensalidades e materiais do curso de Medicina, essas despesas também devem entrar no seu planejamento financeiro para a faculdade.

banner do ebook carreiras da saúde: conheça as possibilidades de cursos e profissões para essa área

Até porque, ao iniciar uma jornada acadêmica, quanto mais detalhado for o orçamento do estudante, melhor ele desenvolverá sua educação financeira ao longo do curso. Isso é muito importante porque permite começar a carreira com o pé direito, bem estruturado e livre de dívidas. Então, já sabe: coloque na sua planilha todos os custos envolvidos na graduação, até mesmo os lanches do intervalo das aulas.

Além do gasto com alimentação, considere ainda o valor do transporte. Se você mora perto da universidade e pode ir a pé ou de bicicleta, melhor ainda, pois isso significa uma boa economia no final do mês. O material didático é outra questão prioritária, visto que alguns itens do curso de Medicina não são oferecidos pelas instituições de ensino, como o jaleco ou mesmo os instrumentos para os atendimentos no ambulatório.

Universidade pública

Agora que você já sabe quais são os gastos que terá independentemente da instituição de ensino escolhida, vamos às diferenças orçamentárias considerando um curso feito em uma universidade pública ou em uma universidade privada. Como nas instituições públicas o aluno não arca com mensalidades, o custo principal ao cursar Medicina será com os materiais.

Mesmo que a biblioteca universitária disponibilize a maioria dos livros necessários à formação do estudante, nem sempre o número de volumes disponíveis atenderá a quantidade de alunos do curso. Por isso, poderá ser necessário adquirir algum material por conta própria, além daqueles que citamos referentes às aulas práticas, como jalecos, estetoscópio e oxímero.

Esses itens, na verdade, não são obrigatórios. No entanto, ter os próprios equipamentos permite acompanhar melhor as aulas práticas do curso e garantir mais agilidade nos atendimentos à comunidade. Os livros, por sua vez, fazem parte da jornada universitária de qualquer estudante. Por isso, não conte apenas com a biblioteca. O ideal é separar uma parte do seu orçamento para cobrir esses gastos.

Universidade privada

Nas universidades privadas a principal despesa do aluno é com a mensalidade do curso, que pode variar conforme a reputação da instituição de ensino e a localidade em questão. Na região Sudeste, por exemplo, a média de valores mensais varia de 5 mil a 12 mil reais. Os cursos mais concorridos, naturalmente, costumam ser os mais caros.

É importante ressaltar que a concorrência na região Sudeste por si só já é a maior do país, o que também justifica uma média de preço mais elevada em comparação às demais regiões. Para você ter uma ideia desse comparativo, na região Sul o valor das mensalidades varia de 4 mil a 8 mil reais. O Nordeste tem média semelhante, variando entre 4,5 mil a 8 mil reais.

No entanto, mesmo em universidades particulares, o aluno pode contar com programas de diluição da mensalidade ou conseguir bolsas de estudo, o que representa uma economia considerável em sua formação. Qualquer que seja o seu caso, uma coisa é certa: o investimento compensa.

Então, se você está se perguntando quanto custa uma faculdade de Medicina, tenha em mente que o retorno é garantido. Muito antes do que você imagina, já terá recompensado o valor investido na sua formação. Sem falar na realização profissional de trabalhar com aquilo que sempre sonhou, e isso não tem preço!

Gostou do post? Então compartilhe o conteúdo nas redes sociais e inspire seus amigos com esta carreira de sucesso!

Você também pode gostar

Deixe um comentário