Provas de vestibular de Medicina: o que saber para se preparar?
Para garantir uma boa preparação, nada melhor que saber como funcionam as provas de vestibular de Medicina. Afinal, o processo seletivo para novos estudantes do curso costuma ser muito intenso e repleto de questões complexas. Desse modo, quanto melhor for a organização nos estudos, maiores as chances de obter a aprovação.
No entanto, apesar de todos os vestibulares de Medicina compartilharem alguns pontos em comum, como um grande número de inscritos e uma alta nota de corte, eles podem apresentar diferenças entre uns e outros. Sendo assim, o que saber para se preparar adequadamente?
Neste post, vamos trazer algumas informações valiosas para ajudar você a superar os desafios do vestibular e entrar na faculdade de Medicina. Acompanhe para saber mais!
Quais são as matérias com mais peso no vestibular de Medicina?
Independentemente do vestibular escolhido para entrar no curso de Medicina, será necessária muita dedicação aos estudos durante a preparação. Afinal, esse tipo de prova cobra boa parte dos conteúdos vistos no Ensino Médio, e quanto mais acertos você tiver, maior será o seu desempenho nos exames.
No entanto, para que o seu estudo renda, é importante ter em mente que o vestibular apresenta algumas estruturas que permitem criar estratégias interessantes para melhorar a nota. Dessa maneira, vale saber que, na maioria das provas para ingressar na faculdade de Medicina, algumas matérias têm um peso maior na nota final.
Geralmente, as disciplinas que valem mais nos vestibulares de Medicina são aquelas compostas por conteúdos que precisam ser dominados para você se dar bem no curso. Nesse contexto, destacam-se as seguintes matérias:
- Biologia;
- Química;
- Matemática;
- Língua Portuguesa.
Todas essas disciplinas são relevantes para a graduação. Ter uma boa base do Ensino Médio de Biologia e Química permite acompanhar mais facilmente as matérias do curso de Medicina, como Anatomia, Bioquímica, Biologia Celular e Molecular, Farmacologia, entre outras.
Já a Matemática ajuda na solução de equações presentes nas demais disciplinas do curso, ainda que a matéria não se relacione diretamente com algumas das áreas de Medicina. Além disso, conhecimentos avançados em Língua Portuguesa são essenciais para qualquer profissional com formação no Ensino Superior.
Vale a pena fazer vários vestibulares ou um unificado?
Outra dúvida que muitos alunos têm na hora de estudar para o vestibular de Medicina é sobre a inscrição para as provas. Será que vale a pena realizar mais de um exame, ou participar de apenas um processo seletivo é o suficiente?
A resposta para essa questão é: depende. Tudo vai de acordo com os seus objetivos. Se, além de passar em Medicina, você gostaria muito de ingressar em uma determinada instituição de ensino, o ideal é focar o modelo de prova que ela aplica no vestibular para ter mais chances de sucesso.
Afinal, como visto, cada vestibular pode apresentar um padrão de questões e complexidade. Além disso, quanto mais você conhece a estrutura das provas, mais fácil é para se preparar adequadamente.
Em contrapartida, participar de mais exames facilita também as chances de conseguir aprovação em pelo menos um deles. Pense que, por mais que você se prepare o ano inteiro, o vestibular acontece em uma ou duas datas, geralmente.
Desse modo, se em algum desses dias você não estiver no seu melhor desempenho, será necessário esperar ao menos um semestre para realizar novamente a prova. Ao participar de mais processos seletivos, ir mal em um deles não traz tantos prejuízos para o ano de estudos.
No entanto, ao escolher encarar diferentes vestibulares para aumentar as chances de passar, é preciso também conhecer a estrutura de diversas provas e, assim, criar estratégias para ter um bom desempenho em cada uma delas.
Quais são os desafios das provas de vestibular de Medicina?
Um dos primeiros desafios encontrados por um estudante de Medicina é o vestibular. Isso se deve ao fato de ser um curso muito concorrido, por conta dos diversos benefícios que ele pode trazer para a carreira de uma pessoa, como estabilidade profissional, bons salários, oportunidade de crescimento e vários outros.
Para selecionar os alunos, as instituições de ensino costumam aplicar questões que envolvem um raciocínio mais complexo para os vestibulares de Medicina. Nesse caso, é preciso se aprofundar nos conteúdos do Ensino Médio para se dar bem nas provas.
Já nos vestibulares como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), é importante ter uma boa quantidade de acertos e considerar também a TRI (Teoria de Resposta ao Item). Afinal, o Enem não pontua um aluno de acordo com as perguntas acertadas na prova, mas com um cálculo complexo, que leva em conta a probabilidade de um acerto ter sido por chute e a dificuldade das questões.
Nesse contexto, os principais desafios das provas de vestibular de Medicina são:
- ter um desempenho equilibrado, acertando um bom volume de questões fáceis, medianas e difíceis;
- acumular muito conhecimento sobre os mais diversos conteúdos estudados no Ensino Médio — o que implica uma boa preparação;
- acostumar-se com a dinâmica das provas, que envolvem um longo tempo de duração e a resolução de muitas questões;
- apresentar inteligência emocional para lidar com as pressões e inseguranças;
- atualizar-se para acertar também as questões sobre atualidades;
- manter a organização tanto na preparação quanto durante a prova;
- controlar a ansiedade, a fim de não perder o foco ou prejudicar o bem-estar.
Quais são as notas de corte para o vestibular de Medicina?
A nota de corte para o curso de Medicina costuma ser a maior em todos os vestibulares, devido à grande concorrência. No entanto, ela varia de acordo com a prova realizada, a instituição de ensino, a região e o ano de realização do exame.
Para ter uma base, é possível observar a nota de corte do SiSU, que utiliza a o Enem para classificar os candidatos. No ano de 2020, a pontuação média foi de 793,62. Sendo assim, se você deseja definir um objetivo de desempenho nos vestibulares, é interessante projetar o acerto de cerca de 80% das provas para obter a aprovação em Medicina.
Como visto, para mandar bem nas provas de vestibular de Medicina, é preciso, sobretudo, ter uma boa preparação. Portanto, comece agora mesmo a organizar os seus estudos e a traçar estratégias para ir em busca da aprovação dos seus sonhos!
Quer conferir mais dicas para se sair bem no vestibular de Medicina? Então, acompanhe as nossas postagens nas redes sociais. Estamos no Facebook, YouTube, Instagram e LinkedIn!