Conheça 6 profissões da área da saúde em ascensão no mercado de trabalho

profissões da área da saúde
6 minutos para ler

Muito além da Medicina, as demais profissões da área da saúde também são muito valorizadas pelo mercado de trabalho e cada vez mais importantes para a população, especialmente no cenário atual. Essas carreiras costumam oferecer bons salários e ter alto índice de empregabilidade.

Com o aumento da expectativa de vida, que chegou a 76,3 anos, novas doenças e formas de diagnósticos estão surgindo, exigindo o trabalho de bons profissionais. Por isso, é fundamental se manter atualizado para conhecer as tendências e inovações da área, além de atender e prestar serviços de qualidade à população, sempre com responsabilidade, ética e respeito à vida.

Pensando nisso, preparamos este artigo para você conhecer as profissões da área da saúde que estão em ascensão no mercado. Faça uma boa leitura!

O mercado de trabalho e suas projeções de carreiras promissoras

O mercado de trabalho atual está passando por importantes transformações, em função da pandemia do Coronavírus. A situação fez com que muitas profissões da área da saúde fossem mais procuradas, abrindo diversas vagas de trabalho nesse segmento essencial para ajudar no controle da crise na qual o país está passando.

Uma pesquisa feita pelo Glassdoor, plataforma que oferece vagas e avaliações de empresas em diversos países, mostra maiores demandas por profissões ligadas à área da saúde, como enfermeiros, farmacêuticos e psicólogos. Esse cenário ainda mostra que, além da demanda ter aumentado na crise, alguns setores devem se manter em alta no longo prazo, como a Telemedicina, a Nutrição e a Saúde.

Além disso, a previsão é que o número de pessoas acima dos 65 anos deve aumentar em 300 milhões, em comparação a 2014. À medida que a população envelhece, seus padrões de gastos mudam, aumentando as despesas com saúde e serviços pessoais.

Isso vai criar uma significativa demanda por diversas profissões além dos médicos. A estimativa é que até 2030 surgirão entre 50 e 85 milhões de novos empregos em todo o mundo na área da saúde e afins, resultantes do envelhecimento da população.

Principais profissões da área da saúde

Conheça as melhores profissões da área da saúde que estão com mais destaque e bons retornos.

1. Enfermagem

O enfermeiro trabalha com a colaboração de outros profissionais da área da saúde e se dedica a promover, restabelecer e manter a saúde e o bem-estar dos seus pacientes. Esse ofício é fundamental em clínicas e hospitais.

De acordo com as necessidades dos pacientes, o profissional de Enfermagem também pode fazer atendimento domiciliar. Entre as suas responsabilidades, estão:

  • administrar remédios;
  • aplicar injeções;
  • supervisionar alimentação e higiene;
  • fazer curativos;
  • entre outras.

Outra opção é dar aulas teóricas e práticas em cursos na área da saúde técnicos e profissionalizantes, ajudando a formar auxiliares e técnicos em Enfermagem. Para isso, é essencial se formar em uma faculdade de qualidade.

2. Nutrição

A graduação em Nutrição prepara os alunos para atuarem em um mercado de trabalho promissor. Afinal, 80% dos brasileiros buscam ter uma alimentação mais saudável, e o nutricionista é o principal responsável por essa mudança de paradigma.

O curso forma profissionais éticos, capacitados e conscientes sobre o atual cenário nutricional da população. A boa alimentação deve ajudar a manter a saúde pública, e não focar apenas em fins estéticos.

Em geral, os nutricionistas têm boas oportunidades atuando tanto como autônomos quanto em hospitais, clínicas, indústrias, entre outros setores. Para se destacar, é importante se manter atualizado com as descobertas científicas, inovações e tendências da área.

3. Educação Física

O curso de Educação Física é oferecido nas modalidades Licenciatura e Bacharelado. O objetivo é formar profissionais competentes e capazes de repercutir sobre a importância socioeconômica da Educação Física.

Os dois tipos de graduação apresentam disciplinas relacionadas a lazer, esporte, saúde e recreação, com a diferença que a Licenciatura tem também conteúdos voltados ao ensino e à didática.

A busca por hábitos mais saudáveis estimula o setor. O aumento de 29% na parcela de brasileiros que praticam atividades físicas reflete na busca por profissionais da área. O educador físico pode trabalhar em academias, escola, clubes e ainda abrir o próprio negócio.

4. Farmácia

A graduação em Farmácia prepara os alunos para elaborarem, pesquisarem e fabricarem produtos como medicamentos, cosméticos e artigos de higiene. O curso mescla conhecimentos multidisciplinares das áreas da saúde e biológicas, além de conceitos e fundamentos das Ciências Humanas e Sociais.

O objetivo é formar farmacêuticos capacitados para atuar com consciência e ética, em conformidade às características locais e as condições de acesso à saúde. O profissional está entre as profissões da área da saúde mais amplas, pois não está restrito aos balcões das drogarias e pode atuar em setores como industrial, de comércio e serviços.

5. Psicologia

A saúde mental é um assunto cada vez mais em alta no momento atual. O psicólogo é responsável por estudar o comportamento humano e os fenômenos psíquicos pelos quais as pessoas passam, considerando suas emoções, valores e ideais.

O profissional de Psicologia diagnostica, previne e trata distúrbios emocionais, transtornos de personalidade e doenças mentais. Existem diversas áreas nas quais o psicólogo pode se especializar, como:

  • psicanalíticas e psicodinâmicas;
  • humanistas;
  • cognitivo-comportamentais;
  • entre outras.

Esse profissional pode trabalhar em hospitais, instituições de tratamento, empresas e nos seus próprios consultórios. Além disso, a terapia online já é reconhecida pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP) desde 2018.

6. Fisioterapia

O fisioterapeuta realiza o diagnóstico e o tratamento de problemas causados por acidentes, alterações genéticas, doenças adquiridas e vícios de postura. O profissional trata e previne lesões por meio de técnicas, exercícios e massoterapia.

As terapias são usadas com o objetivo de restabelecer, desenvolver e manter a capacidade física e funcional dos pacientes. Hospitais e clínicas médicas estão entre as instituições que mais contratam fisioterapeutas.

Também é possível abrir a sua própria clínica ou oferecer atendimento particular em domicílio. Pessoas acamadas, acidentadas ou com distúrbios neurológicos, respiratórios ou cardíacos são as que mais precisam do profissional de Fisioterapia.

As profissões da área da saúde mais promissoras proporcionam um bom retorno pessoal e profissional e contam com um mercado amplo e diversificado, com carreiras para todos os gostos. Para saber qual é a melhor opção, analise as principais características de cada uma e observe em qual você se encaixa.

Gostou de saber mais sobre as possibilidades da área da saúde? Então, entre em contato conosco e conheça os cursos que a Estácio oferece para você!

CARREIRAS DA SAÚDE
Você também pode gostar

Deixe um comentário