Podcast de Medicina: 9 opções para curtir nas férias

Podcast de Medicina: 9 opções para curtir nas férias
6 minutos para ler

Você tem costume de consumir conteúdos em formato de áudio? Essa é uma tendência que surgiu há algum tempo, mas que no Brasil começou a “bombar” mais recentemente. Para não deixar ninguém de fora, estamos aqui para falar dos podcasts de Medicina.

Essa é uma solução muito prática para quem tem uma rotina corrida e quer conciliar atividades que podem ser feitas ao mesmo tempo, como ficar no trânsito, preparar uma refeição ou até tomar banho, enquanto escuta um conteúdo de qualidade.

Já que os estudantes de Medicina e médicos formados normalmente têm uma agenda apertada, nada melhor do que adotar essa estratégia para ficar informado. Concorda? Conheça a seguir as nossas sugestões e vá até o final para conferir o podcast da Estácio!

1. 15 Minutos em Emergência

Para qualquer outra pessoa, 15 minutos podem não representar nada, mas um médico sabe o valor desse tempo em situações críticas. Esse podcast fala exatamente sobre isso e é apresentado pelo cardiologista Julio Marchini, que é professor do curso de Medicina do Hospital das Clínicas.

Sua intenção é abordar condições de emergência e explorar cada uma delas com seus convidados, além de falar de outros temas corriqueiros da área da saúde. Vale muito a pena acompanhar os novos e também conferir os episódios mais antigos do 15 Minutos em Emergência!

2. Saúde Digital

O Saúde Digital é uma excelente indicação para quem gosta de empreendedorismo e inovação. Esse é o maior foco do Dr. Lorenzo Tomé em seus bate-papos, que falam de novas tecnologias e de transformações no setor da saúde.

Essa é uma ferramenta para manter-se informado e inspirado no dia a dia da profissão. Diversos convidados enriquecem o podcast com suas experiências pessoais. Elas envolvem o atendimento a pacientes, as pesquisas científicas ou o mundo dos negócios.

3. Maratona da Saúde

O diferencial do Maratona da Saúde é convidar grandes nomes da Medicina no país. Médicos de referência participam a cada episódio e contribuem com discussões sobre temas específicos, como Medicina reprodutiva, Alzheimer ou esclerose múltipla.

Infelizmente, já faz algum tempo que novos programas não são gravados. Mesmo assim, vale a pena conferir as edições já publicadas pela riqueza dos arquivos.

4. Fronteiras da Ciência

Todo médico tem um pouco de cientista, não é verdade? Mesmo que você também não pretenda seguir a carreira de Medicina, nada impede que se interesse por esse universo. Então, o Fronteiras da Ciência é uma boa pedida!

Como a iniciativa vem da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), o próprio programa se descreve como uma conversa semelhante ao que acontece em uma roda de mate — aquela bebida típica do sul do país.

Já são mais de 10 temporadas e centenas de episódios, ou seja, conteúdo não falta. Cada podcast tem um tema central, e os participantes debatem para desvendar o assunto, sob esse olhar de cientista e fugindo dos sensacionalismos da mídia.

5. Literatura Viral

Nunca paramos para pensar tanto na importância de um vírus e nos desdobramentos de uma epidemia quanto em 2020. A Covid-19 impactou o mundo de diversas formas e nos fez rever muitos hábitos.

O Literatura Viral é o podcast certo para quem gosta dessa temática. Apresentado por Áureo Lustosa Guérios, um doutorando em Humanidades Médicas, a proposta é relacionar a história das doenças e a ciência com a literatura.

Como foram as epidemias que já passaram? O que grandes autores dizem sobre elas? Que tipos de ensinamentos podemos tirar dos livros para esses momentos? Os 27 episódios trazem de Shakespeare a Sócrates e de peste a tuberculose.

6. MedCast

O MedCast é um clássico dos podcasts e existe desde 2016. A apresentação fica por conta dos profissionais cearenses Dr. Daniel Coriolano e Dr. Roberto Maranhão. Já existem mais de 100 publicações, e os assuntos recorrentes são: carreira médica, ética e casos clínicos.

Para ter uma ideia de alguns títulos, temos “Como melhorar seu atendimento”, “Os 4 pilares do médico investidor”, “Avaliação da obesidade” e “Manual de sobrevivência para estudantes de Medicina”. Isto é, as dicas vão desde o dia a dia profissional até a parte de cronograma de estudo.

Uma das vantagens é que os episódios têm entre 10 a 20 minutos, o que não compromete muito a rotina e permite que os áudios sejam ouvidos com frequência.

7. Medicina em Debate

Quer debater sobre política e Medicina, mas não tem tempo ou com quem colocar essa ideia em prática? Escutar o podcast é uma forma de acompanhar as notícias, adquirir conhecimento e refletir a respeito de cada tema.

O Medicina em Debate oferece a chance de fazer isso, e os episódios trazem questões médicas, políticas e sociais relevantes. Como diz a própria equipe responsável pelo conteúdo, o público-alvo não é composto somente por estudantes ou profissionais da área. Ele também inclui a população em geral, que muitas vezes não sabe como encontrar informações de qualidade.

8. DrauzioCast

Tem um minuto disponível no seu dia? Ainda assim é possível adquirir conteúdo. O famoso Dr. Drauzio Varella produz áudios que nem chegam a ultrapassar a marca dos 60 segundos, embora vários outros extrapolam um pouco esse tempo.

O DrauzioCast fala de tudo: vitamina C, diabetes, autismo, hipertensão, câncer, entre outros tópicos. Recentemente, não dá para negar que o ponto central dos episódios tem sido a pandemia do coronavírus.

9. CBN Rádio

Sua vontade é ficar por dentro das notícias? Basta acompanhar o programa semanal da CBN voltado para Medicina e Saúde, que funciona como um podcast, e não há a necessidade de sintonizar no horário certo como precisamos fazer nas rádios.

O foco é falar sobre doenças e dar dicas de saúde. Você vai encontrar questões como coronavírus, saúde mental, cirurgia plástica, glaucoma, bronquiolite, entre muitas outras.

Ouvir os podcasts de Medicina é mesmo uma ótima ideia. Viu só como existem várias opções de programas para acompanhar? Nas férias ou mesmo durante a rotina normal, aproveite o seu tempo para estudar online e aprimorar seus conhecimentos!

Por último, não poderíamos deixar de dizer que aqui na Estácio produzimos vários podcasts interessantes. Inclusive, um deles é focado em Medicina e pode ser bem útil para você!

Conheça o nosso programa e a playlist que montamos especialmente para quem está se preparando para ser um bom médico.

CARREIRAS DA SAÚDE
Você também pode gostar

Deixe um comentário