Quer passar em Medicina em 6 meses? Veja nossas dicas!

passar em medicina em 6 meses
7 minutos para ler

Tornar-se médico é o desejo de muitas pessoas que buscam alcançar uma carreira de sucesso. Por ser um dos cursos mais concorridos, é fundamental se preparar o mais cedo possível para aumentar as chances de passar no vestibular e conquistar uma oportunidade.

No entanto, não é fácil se dedicar a esse objetivo com a rotina corrida da maioria das pessoas, tantas vezes dividida entre trabalho, estudo, atividades domésticas etc. Mas a boa notícia é que, com um bom planejamento, é possível passar em Medicina em 6 meses.

Pensando nisso, elaboramos este conteúdo para apresentar algumas estratégicas que podem ser aplicadas para que seu desejo se torne realidade. Confira!

Por que Medicina é um curso tão difícil de passar?

O curso de Medicina é tão difícil de passar pelo fato de ser bastante concorrido, e isso se deve aos diversos benefícios proporcionados pela profissão de médico. Veja os principais!

Recompensa

O médico lida diretamente com a vida dos pacientes, o que gera a sensação de dever cumprido e o sentimento de recompensa ao executar o trabalho, principalmente quando os resultados dos tratamentos são positivos. Esse é um dos principais motivos que fazem com que as pessoas busquem por uma carreira de sucesso no ramo da Medicina.

Oportunidades de emprego

A área da Medicina é muito ampla, já que o profissional pode trabalhar em hospitais, clínicas, consultórios e demais unidades de saúde. Com essa variedade de oportunidades, as chances de um recém-formado se inserir no mercado rapidamente são bem altas, o que também é muito atraente, principalmente no cenário atual, em que as taxas de desemprego estão elevadas.

Salário

A remuneração recebida por um médico normalmente é maior do que em muitas outras profissões. Isso ocorre por diferentes motivos, como a grande importância dos serviços para a sociedade, o prestígio e os desafios enfrentados para concluir o curso com êxito. O salário também pode variar conforme as especializações, então, o ideal é investir em pós-graduação, mestrado, doutorado e outras formas de conquistar aprendizado e desenvolvimento profissional.

É possível passar em Medicina em pouco tempo?

Saiba que é possível passar em Medicina de primeira estudando por 6 meses, tempo que não pode ser considerado longo para todo o conhecimento que um vestibular de Medicina exige. Nesse caso, ao iniciar o preparo para a jornada de estudos, é importante criar um planejamento efetivo e ter muita organização e disciplina. Além disso, técnicas capazes de beneficiar o processo de aprendizagem devem ser aplicadas. Continue acompanhando!

Como passar em Medicina em 6 meses?

Boas técnicas podem ser empregadas para aumentar suas chances de conquistar uma vaga estudando por 6 meses. Veja algumas delas!

Estudar em um lugar silencioso

Para estudar com qualidade, é importante ter um lugar sossegado e confortável. Pode ser um quarto, uma biblioteca ou outro espaço, desde que seja silencioso, não tenha pessoas transitando a todo momento e permita se afastar de eletrônicos que possam causar distrações, como celulares e televisão.

Escolhendo um ambiente calmo, fica mais fácil assimilar o conteúdo das matérias estudadas, o que reflete de forma positiva na prova. E se você se pergunta como passar em medicina estudando sozinho, saiba que se isolar na hora da concentração é uma boa pedida.

banner do ebook carreiras da saúde: conheça as possibilidades de cursos e profissões para essa área

Focar nos conteúdos que realmente caem na prova

É importante usar o tempo a seu favor, já que não pode acontecer de não dar tempo de aprender todos os assuntos que o vestibular de Medicina cobra. Por este motivo, o ideal é priorizar as disciplinas com maior peso, que costumam ser Química, Biologia, Física e Redação. Essas matérias são de grande utilidade, tanto durante o curso, quanto no decorrer da jornada profissional.

Fazer um roteiro de estudos

O vestibular de Medicina é muito concorrido e você vai se deparar com muitas disciplinas para estudar. Dessa forma, é indispensável se organizar e planejar seus dias para ler o máximo de conteúdo possível e estar preparado para a prova.

Então, faça um cronograma, dividindo dias da semana, horários e estabelecendo o período em que deve estudar cada matéria. Lembre-se de separar alguns dias para treinar Redação e fazer uma boa revisão.

Treinar com provas de anos anteriores

Outro ponto relevante é fazer simulados das provas anteriores. Dessa forma, você se mantém mais familiarizado com o estilo da prova e identifica quais são os conteúdos mais difíceis. A dica é treinar como se estivesse realizando a prova na realidade. Por este motivo, cronometre o tempo gasto para resolver as questões e elaborar a Redação. Veja isso como uma espécie de treino para desenvolver a gestão do tempo do exame, que costuma ser extenso.

Apesar de ser possível ter como base as provas dos anos anteriores, tenha sempre em mente que o vestibular atual vai cobrar assuntos recentes, por isso, é preciso se atentar às principais notícias do Brasil e do mundo, já que podem ser cobradas na prova.

Qual é a importância da rotina de estudos?

Como você pode perceber, o tempo é um fator muito importante em um estudo de qualidade para o vestibular de Medicina. Sendo assim, é preciso analisar sua rotina. Por exemplo: quantas horas você dorme por dia, quais são as atividades realizadas na parte da manhã, quais são as tarefas obrigatórias do dia, qual é o tempo gasto para descanso, entre outros.

Tudo isso deve ser considerado com o objetivo de compreender quantas horas do dia você terá disponível para se dedicar exclusivamente aos estudos. Afinal, é com base nelas que você vai criar seu cronograma e planejamento de estudos, com o intuito de ter um melhor desempenho.

Você também pode verificar se é possível realizar ajustes na rotina e tentar evitar a procrastinação e o uso das redes sociais. Para isso, veja quais são os aspectos que fazem você perder tempo desnecessário e reverta esse período em preparação para o vestibular. Caso não tenha muitas horas para estudar, não desanime. Lembre-se de que não é o tempo de estudo que vai definir o seu conhecimento, e sim o quanto você se dedica para aprender com qualidade.

Como realizar exercícios regularmente pode ajudar a fixar o conteúdo?

Conforme você for avançando nos estudos, aproveitar para testar os conhecimentos por meio de exercícios pode ser bastante vantajoso, tendo em vista que esses treinos contribuem para acompanhar seu progresso e se preparar para o dia do vestibular. Contudo, é necessário escolher questões parecidas com as do vestibular que você vai fazer ou da mesma banca.

Viu como é possível passar em Medicina em 6 meses? Mas, para que isso ocorra, é importante ter foco, determinação, organização e ser estratégico. Ao desenvolver um plano de estudos efetivo e colocá-lo em prática, você vai conseguir estudar com a qualidade e eficácia necessárias para alcançar uma boa nota, se destacar e conquistar a tão almejada vaga.

Gostou deste artigo? Então, aproveite para seguir as nossas redes sociais e ficar por dentro de publicações relevantes sobre outros temas. Estamos no Facebook, Instagram e LinkedIn!

Você também pode gostar

Deixe um comentário